terça-feira, 6 de julho de 2021

LANÇAMENTO DO FILME-POEMA 'REUNIÃO', DE ANDRÉ SANDINO, NO FESTIVAL DA UFRJ

 


A REUNIÃO, curta-metragem de André Sandino será exibido na próxima segunda-feira, dia 12/07 às 14h30 na programação do #festivaldoconhecimentoufrj. Trata-se de um filme-poema, síntese potente do momento em que vivemos. Explorando os significados da palavra "sarau", o curta-metragem destaca vozes femininas que expurgam e reconfiguram dores e opressões, transmutando-as em força artística e de luta, num movimento renovador e inspirador. Após a exibição do filme acontece um debate com a participação do diretor, André Sandino, e com os artistas: Wescla Vasconcelos Dall Farra e Márcio Januário. 

O Festival do Conhecimento da UFRJ faz parte da atividade extensionista Oficina de Poesia e Crítica Social e do Laboratório de Estudos Marxistas (Instituto de Economia-UFRJ), onde foram abordados trabalhos acadêmicos e artísticos. De acordo com os organizadores do evento, o filme A REUNIÃO foi escolhido para analisar o momento brasileiro: “São tempos pandêmicos, tempos de mar grande, de mar agitado dentro peito”, traduz a poetisa Carol Dall Farra, uma das artistas retratadas no curta-metragem.

O filme é “fruta” do confinamento do realizador André Sandino e ponto de partida poético para explorarmos, através do debate com ele e suas/seus parceirxs retratados, a realidade brasileira atual, suas desigualdades, opressões, mas também suas (re)invenções e expressões artísticas que lutam para sobreviver e nos ajudam a viver. A seguir, teaser do filme A REUNIÃO.




Link do canal do FESTIVAL DO CONHECIMENTO da UFRJ https://www.youtube.com/c/Extens%C3%A3oUFRJ/featured


Sinopse: Segundo o dicionário Sarau é uma reunião noturna de finalidade literária . Aqui, Sarau é reunião de potências para construir e expandir em um encontro cultural plural.  

Argumento, Roteiro e Direção: André Sandino Costa 

Fotografia e Câmera: Paulo César 

Câmera: André Sandino Costa

Câmera de Smartphone: 

Carol Dall Farra

Márcio Januário 

Isabela Reis 

Wescla Vasconcelos 


Elenco:

Bianca Fernandes 

Carol Dall Farra 

Márcio Januário 

Wescla Vasconcelos 


Imagens adicionais cedidas por:

Duque de Caxias - Heraldo HB e Cineclube Mate com Angu 

Filme Zona do Agrião - Frederico Cardoso 

Feito Por Ratos - Frederico Cardoso 

Pequeno Extrato - Paulo F. Camacho e Frederico Cardoso 


Só vem!! FORUM TT - RJ Lema Ie-ufrj #casanem #raceandequality #CasadoSandino


Fonte: Julia Levy


SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)