Quem Somos



O "PROGRAMA CINESOM" é um blog site criado em 2009 como canal de divulgação do programa de rádio CINESOM, projeto independente musical e informativo sobre a sétima arte. Atualmente,  tornou-se um veículo de notícias, com a parceria de assessorias de imprensa de produtoras, distribuidoras, centros culturais, cineclubes e das principais redes de cinema do país. 

Contato para imprensa: cinesom@gmail.com


_____________________________

HISTÓRIA: 

Concebido em 2005, o projeto do Programa de Rádio CINESOM recebeu o apoio da RÁDIO UERJ ONLINE, então recém inaugurada, sob a coordenação da jornalista Gisele Sobral (Coordenadoria de Produção Educativa em Som e Imagem - COPSOM), que cedeu os estúdios da rádio para sua gravação e veiculação. O primeiro programa foi ao ar em agosto de 2006.

A Rádio Uerj Online surgiu como um projeto da Coordenadoria de Produção Educativa em Som e Imagem (COPSOM) do Centro de Tecnologia Educacional (CTE) vinculado à Sub-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (SR3/UERJ). 

O Cinesom era exibido às quarta-feiras, com reprise às sextas. O programa tinha 30 minutos de duração, dividido em três blocos. Além das trilhas sonoras, divulgava notícias sobre o mundo do cinema, as estréias, os festivais e a agenda da semana. Realizava reportagens e participava de coletivas de imprensa trazendo novidades do cinema nacional e internacional. Várias personalidades do cinema  passaram pelos microfones da Rádio Uerj através do Programa Cinesom, que entrevistou produtores, diretores e atores. 

Em parceria com as assessorias de imprensa das distribuidoras, a produção do programa Cinesom também promovia sorteio de ingressos de cinema para os ouvintes da Rádio Uerj. 
O programa Cinesom logo se tornou um espaço de formação em radiojornalismo cultural. Vários alunos de graduação da Faculdade de Comunicação da UERJ e estagiários do Centro de Tecnologia Educacional puderam participar do projeto, atuando na produção, redação e locução do programa. 

Em 2007, através de uma parceria com o Laboratório de Editoração Eletrônica da Faculdade de Comunicação Social (LED-FCS), o CINESOM também se tornou um espaço de divulgação do projeto UERJ VIU, voltado para a formação de jornalistas culturais. Os alunos de graduação em jornalismo da UERJ, supervisionados por um jornalista e crítico de cinema, adaptavam suas críticas para a linguagem de rádio e semanalmente participavam do programa lendo e comentando sobre filmes. 

Durante dez anos, o programa Cinesom fez parte da grade de programação da Rádio Uerj, sendo produzido e apresentado pelas jornalistas Elisabete Estumano Freire e Marta Estumano Freire. O programa CINESOM permaneceu no ar de 2006 a 2016. 

Assista a reportagem que o PROGRAMA CAMPUS da TV UERJ fez sobre a programação da RÁDIO UERJ ONLINE.



Elisabete Estumano Freire é bacharel em direito, jornalista, radialista, professora e crítica de cinema, com Mestrado em Mídia e Cotidiano pela Universidade Federal Fluminense. Atuou como repórter e redatora na Rádio Marajoara AM-FM (Belém-Pa), assessora de imprensa, produtora de vídeos institucionais (programa Academia Amazônia - UFPA), no telejornalismo (TV LIBERAL) e como assistente de produção e montagem do filme média metragem "Olympia"(1993). No Rio de Janeiro, trabalhou na produção de vídeos institucionais da COPSOM/CTE/UERJ. Criou, dirigiu, produziu e apresentou o programa de rádio "Cinesom" veiculado na web com o apoio da Rádio Uerj Online (atual RÁDIO UERJ). Também desenvolveu o projeto independente Cabine de Cinema, exibido pela UNITEVÊ (UFF) e exerceu atividades na área técnica no curso de Cinema da Universidade Federal Fluminense e na Empresa Brasil de Comunicação, TV BRASIL/RJ.

Marta Estumano Freire é jornalista, radialista, publicitária, bacharel em Estudos de Mídia pela Universidade Federal Fluminense, e especialista em Pesquisa de Mercado e Opinião Pública pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Trabalhou como redatora e locutora noticiarista na Rádio Marajoara AM-FM e na Fundação Rádio Nazaré FM (Belém-Pa), além de atuar na produção de vídeos institucionais (programa Academia Amazônia - UFPA) e como assistente de produção e montagem do filme média metragem "Olympia"(1993). No Rio de Janeiro, trabalhou na produção e coordenação de produção de vídeos institucionais da COPSOM/CTE/UERJ. Produziu e apresentou o programa de rádio "Cinesom" veiculado na web com o apoio da Rádio Uerj Online (atual Rádio Uerj). Roteirizou e dirigiu o curta Todos os Tempos de Noel (2011). Também foi diretora e apresentadora do programa de entrevistas Repórter Ciência da TV UERJ. 

Contato: 
cinesom@gmail.com
cabinedecinema@gmail.com


SITES:

0 comentários:

Inscreva-se no Cabine de Cinema

Cabine de Cinema