Destaques na programação de julho, como a estreia da produção original, o longa-metragem Antena da Raça, de Paloma Rocha e Luís Abramo
Um canal genuinamente brasileiro que completa 17 anos em julho, onde soma quase duas décadas de muitas histórias para contar, em suas diversas produções originais de séries e filmes, de ficção e documental. E foi em 2004 que chegava ao mercado não só um canal de distribuição de conteúdo audiovisual, mas o CINEBRASiLTV, que tem como lema a programação exclusiva e original, que comunica a atualidade do Brasil para quem tem sede de conhecimento, de empoderamento e de identidade.
E foi assim que a ideia da cineasta Tereza Trautman de abrir um canal de audiovisual se tornou uma realidade para autores jovens e consagrados, que produzem documentários autorais investigativos, séries ficcionais inéditas que refletem comportamentos, conflitos e relações humanas. Séries documentais que resgatam tradições das curvas do Brasil profundo. E foi dentro deste conceito que o CINEBRASiLTV produziu ao lado de cineastas de todos os cantos do país, como Tata Amaral, Betse de Paula, Cao Hamburger, Jorge Durán, Renato Tapajós, Toni Venturini, Orlando Senna, Silvio Tendler. Alguns títulos que são referência para o cinema nacional, como Pobres Diabos, A Nossa Bandeira Jamais Será Vermelha, Antena da Raça, Na Boca do Povo, Fabiana, Sementes da Educação.
O CINEBRASiLTV possui na sua grade de títulos em produção um número que cobre a programação do canal até o ano de 2025, com títulos exclusivos e originais, claro. Como em julho, para comemorar o aniverseario, uma programação que passa pelo Brasil de Glauber Rocha, com a estreia nacional da produção original do canal, o documentário em longa-metragem, Antena da Raça – O Filme (Brasil, 2020), de Paloma Rocha e Luís Abramo. Chega na faixa Filme do Mês, dia 10 de julho (sábado), às 21h30 (além da Série que tem seus 13 episódios em reprise na programação do mês). Selecionado para o Festival de Cannes 2020, o filme resgata o ideário (e memória) de Glauber Rocha questionador e provocador, ao recriar a estética do Programa Abertura, comandado pelo cineasta na TV Tupi entre 1979 e 1980, período da Lei da Anistia.
O Abertura foi uma experiência vanguardista marcante da história da TV no Brasil, quando o país ensaiava, após 21 anos de ditadura militar, os primeiros movimentos de uma gradativa redemocratização. Os diretores se debruçaram nas fitas originais do Programa Abertura de mais de 40 anos, material restaurado e utilizado como fato de uma época conturbada para o país. em contraponto como o então conturbado Brasil em 2018, quando Paloma e Luís vão para as ruas ouvir o povo, como Glauber fez no Programa de 1979. O filme conta ainda com imagens de outros trabalhos de Glauber, cineasta que imprimiu na sua filmografia um olhar crítico, sobre o povo, a política e o poder do seu país.
Programação inédita que passa também por Minas Gerais, com a estreia da segunda temporada de “Simplesmente Minas” (Brasil, 2021), de Celso Machado, no dia 4 de julho (domingo), às 21h30, na faixa Conhecendo o Brasil, o primeiro episódio “Entre Causos e Anzóis”. A série é uma imersão na cultura regionalista mineira por meio de personagens, relatos e traços marcantes da vida simples.
Além da reprise dos 13 episódios da série original “As Protagonistas” (Brasil, 2021), de Tata Amaral, a partir de 1º de julho. A série, que teve a estreia nacional entre maio e junho de 2021, conta a história do audiovisual brasileiro a partir da produção das cineastas mulheres. Com narração e comentários da cineasta Tata Amaral, se inicia em 1931Ao longo dos episódios a narrativa utiliza trechos dos filmes e obras audiovisuais, documentos, fotos, recortes de jornais, depoimentos das autoras e de pesquisadores para contar a trajetória de mais de 70 cineastas
Aproveitando o mês das férias, produções infanto-juvenil e infantil para divertir e propor conhecimento, como Lendas Animadas (Renato Barbieri), Brichos (Paulo Munhoz e Tadao Miaqui), Família Imperial (Gabriel Barros, Teo Poppovic, Rafael Gomes e Cao Hamburger), Os Carabão (Henrique De Mello Neumann), Kalanga (Rogério Rodrigues).
O CINEBRASIL JÁ é um canal por assinatura, por apenas R$9,90 (nove reais e noventa centavos) por mês, sendo o primeiro mês gratuito para o novo assinante. Acesso: https://www.cinebrasilja.com/
Sugiro incluir aqui um texto introdutório explicando sobre o canal linear!
No link a seguir, é possível consultar as operadoras que carregam o canal, apenas informando o Estado. Acesso: http://www.cinebrasil.tv/
A programação do canal pode ser assistida através da assinatura no Divertenet. Acesso: https://divertenet.com.br/
O canal também está disponível no ao vivo da Oi Play, é gratuito por 30 dias. Acesso: https://oiplay.tv/oiplay/
***
CINEBRASiLTV | Destaques do Mês
Antena da Raça – O Filme
Faixa: Filme do Mês | Livre | 2020
Documentário em longa-metragem
Direção: Paloma Rocha e Luís Abramo
Sinopse: Antena da Raça – O Filme, investe no material de mais de 40 anos do Programa Abertura, quando o questionador e provocador Glauber Rocha apresentou, entre 1979 e 1980, o programa na TV Tupi. Uma experiência vanguardista marcante da história da TV no Brasil, quando o país ensaiava, após 21 anos de ditadura militar, os primeiros movimentos de uma gradativa redemocratização. O documentário se apropria e rediscute a realidade brasileira daquela época, a partir dos diálogos, trechos e cenas dos filmes viscerais de Glauber e do seu desejo de "retirar as máscaras", da nossa saga terceiro mundista. O filme também recria a estética do Programa Abertura, quando volta para as ruas, para falar com o povo brasileiro no ano de 2018.
Dia 10/07/2021, sábado | 21h30
*Demais exibições consultar grade de programação*
Antena da Raça – O Filme
Simplesmente Minas – 2ª Temporada
Faixa: Conhecendo o Brasil | Livre | 2021
Série Documental
Direção: Celso Machado
Estreia da 2ª temporada da série documental que faz uma imersão na cultura regionalista mineira por meio de personagens, relatos e traços marcantes da vida simples.
Sinopse da série: A 2ª temporada da série “Simplesmente Minas” é uma imersão na cultura regionalista mineira por meio de personagens, relatos e traços marcantes da vida simples. Tão plena e rica em ensinamentos e sabedorias. Nessa Minas bem do interior, é onde o tempo passa mais devagar, calmo e manso. Tanto que há espaço para vários dedos de prosa, trocas de receitas tradicionais em que o principal ingrediente são as pessoas e suas histórias. Não há pressa para compartilhar e pra ouvir causos de assombração, caçar tesouros enterrados por bandeirantes, ouvir “fofoca” histórica da época de Dom Pedro I, se emocionar com o Cerrado, serestas e violeiros, personagens do Sertão de Guimarães Rosa, pintores, artesãos, pescadores enfim amigos conquistados ao longo da viagem. Das Igrejas históricas `as cozinhas de fogão a lenha cada episódio é aquecido pela afetividade generosamente compartilhada por bons causos, memórias, saberes e sorrisos. Permita-se viajar por mim nas Gerais.
Estreia Episódio 1: 04/07/2021, domingo | 22h
Estreia Episódio 2: 11/07/2021, domingo | 22h
Estreia Episódio 3: 18/07/2021, domingo | 22h
Estreia Episódio 4: 25/07/2021, domingo | 22h
*Sinopses dos episódios e reapresentações: consultar a grade de programação*
Simplesmente Minas – 2ª Temporada
***
As Protagonistas
Faixa: Conhecendo o Brasil | Livre | 2021
Série Documental
Direção: Tata Amaral
Narração e comentários: Tata Amaral
Reprises dos 13 episódios da série documental de Tata Amaral que conta a história do audiovisual brasileiro a partir da produção das cineastas mulheres.
Sinopse da série: Com narração e comentários da cineasta Tata Amaral, se inicia em 1931, com o filme de Cleo de Verberena, O caso do dominó preto, e percorre a produção das cineastas, até os dias de hoje. Ao longo dos episódios a narrativa utiliza trechos dos filmes e obras audiovisuais, documentos, fotos, recortes de jornais, depoimentos das autoras e de pesquisadores para contar a trajetória de mais de 70 cineastas: Adélia Sampaio, Helena Ignez, Helena Solberg, Sandra Kogut, Letícia Parente, Sonia Andrade, Ana Maria Magalhães, Tizuka Yamasaki, Suzana Amaral, Lucia Murat, Carla Camurati, Anna Muylaert, Laís Bodanzky, Viviane Ferreira, Eliane Caffé, Yasmin Thainá, Graci Guarani, Julia Rezende são alguns dos nomes destacados de mulheres de cinema e do audiovisual brasileiros.
*Sinopses dos episódios e exibições: consultar a grade de programação*
Trailer/Chamada: https://
***
Antena da Raça – A Série
Faixa: Produção Brasileira | 14 anos | 2019
Série Documental
Direção: Paloma Rocha
Reexibição dos episódios da série na Programação do Mês
Sinopse da série: A série documental em 13 episódios, da cineasta Paloma Rocha, Antena da Raça – a Série (Brasil, 2019) tem a televisão e os meios de comunicação como tema central, valendo-se de releituras políticas e culturais das questões levantadas em 1979 por Glauber Rocha no Programa Abertura. Com uma abordagem ampla dos problemas brasileiros, a série visa investigar e refletir de maneira inventiva, o papel da comunicação na mediação da sociedade, no ano eleitoral de 2018, quando mais uma vez a democracia brasileira é questionada
Episódio 1: 01/07/2021, quinta | 2h15
Episódio 2: 01/07/2021, quinta | 2h45
Episódio 3: 01/07/2021, quinta | 3h15
Episódio 4: 01/07/2021, quinta | 3h45
Episódio 5: 01/07/2021, quinta | 4h15
Episódio 6: 05/07/2021, segunda | 18h
Episódio 7: 12/07/2021, segunda | 2h30
Episódio 8: 12/07/2021, segunda | 3h
Episódio 9: 12/07/2021, segunda | 3h30
Episódio 10: 12/07/2021, segunda | 4h
Episódio 11: 12/07/2021, segunda | 4h30
*Sinopses dos episódios e reexibições: consultar a grade de programação*
Antena da Raça – A Série
FONTE:
Silvana Cardoso | Passarim Comunicação
0 comments:
Postar um comentário