quinta-feira, 15 de abril de 2021

Doc 'Os arrependidos' narra a história desconhecida dos torturados de 1964, no 'É tudo verdade'

 



O documentário "Os arrependidos", de Ricardo Calil e Armando Antenore, apresenta a história dos guerrilheiros, presos e torturados pelo regime militar de 1964, que foram usados como armas de propaganda "anti-subversiva". O longa, que concorre a competição nacional do Festival Internacional de Documentários "É tudo Verdade" será exibido nesta quinta-feira, dia 15/04, às 21h, online e gratuitamente para todo o país, pela plataforma É tudo Verdade/ Looke. 

Jovens, torturados e amedrontados, esses ex-militantes foram obrigados a vir a público para renegar a luta armada. De 1970 a 1975, essa era uma prática do Estado para construir uma imagem negativa dos opositores da ditadura civil-militar. Os chamados "arrependidos" vinham à público, através dos órgãos de imprensa, referendando o discurso de "mea-culpa" na prática de atos terroristas, repercutindo na opinião pública.

O filme mostra, além do destino destes jovens, como a máquina de propáganda governamental construia a imagem de uma sociedade nacionalista, escondendo a realidade das práticas de violência nos porões do regime. Visto como traidores da luta armada, o filme traz à tona a história real dos "arrependidos", com imagens de arquivo e depoimentos de familiares e sobreviventes.

Elisabete Estumano Freire




SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)