O documentário "MLK/FBI", dirigido por Sam Pollard, revela arquivos descobertos recentemente que comprovam a extensão da vigilância e intimidação do FBI ao reverendo Martin Luther King. O filme será exibido nesta quinta-feira, dia 15/04, às 19h, na programação do Festival Internacional de Documentários É tudo verdade, com acesso online e gratuito para todo o país via plataforma É tudo verdade/ Looke.
O filme, que participa da competição internacional do Festival, é baseado no livro de "The FBI and Martin Luther King Jr. : from solo to Memphis", de David J. Garrow, e mostra como o FBI estava preocupado com o carisma e o poder de mobilização de King, principalmente após a Marcha a Washington, em agosto de 1963.
Tendo acesso a novos documentos, obtidos por meio do Ato de Liberdade de Informação, o cineasta apresenta a extensão da vigilância do governo norte-americano ao reverendo e ativista dos Direitos Humanos. Faz um paralelo com a figura de j. Edgar Hoover, o poderoso diretor do FBI, racista e anticomunista, figura icônica que se considerava o guardião do sonho e do modo de vida norte-americano.
O longa também explora a história de perseguição aos ativistas negros nos EUA e é um dos quinze semifinalistas ao Oscar 2021 na categoria melhor documentário.
Elisabete Estumano Freire
0 comments:
Postar um comentário