sábado, 24 de outubro de 2020

ONU lança campanha para conter desinformação online sobre a COVID-19

 



AÇÃO INCENTIVA O COMPARTILHAMENTO RESPONSÁVEL DE INFORMAÇÕES E CONVOCA POPULAÇÃO PARA PARTICIPAR

Em 21 de outubro, as Nações Unidas lançam uma ação online global: pessoas de todo o mundo serão convocadas a refletir antes de compartilhar e se engajar no propósito de divulgar apenas informações seguras e confiáveis. Para participar do movimento, os usuários de redes sociais podem gravar um vídeo-selfie se comprometendo a pausar e pensar antes de compartilhar informações online, usando as hashtags #PROMETOPAUSAR e #PENSEANTESDECOMPARTILHAR. A iniciativa faz parte da campanha Pause, que propõe uma mudança de comportamento e um novo uso das redes sociais no combate ao crescente impacto da desinformação viral. 

Parte da iniciativa Verificado, lançada em maio pela ONU para combater informações falsas sobre a COVID-19, essa é uma campanha global de mudança de comportamento sobre desinformação que visa mobilizar especialistas e pesquisadores, governos, influenciadores, sociedade civil, empresas, reguladores e mídia sob uma única mensagem.

Baseada em pesquisas que indicam que uma breve pausa antes de compartilhar diminui significativamente a tendência de passar à frente material chocante ou emotivo, o que pode retardar a disseminação de informações incorretas, a campanha Pause pretende atingir 1 bilhão de pessoas em todo o mundo até o fim do ano, seja pelas redes sociais ou por meio de parcerias. Além da pandemia de COVID-19, a desinformação também impacta outras questões globais, como mudanças climáticas e segurança.

Em meio à pandemia por COVID-19, a informação errada pode custar vidas. Está cada vez mais claro que não podemos enfrentar a pandemia sem combater a desinformação online”, declara Melissa Fleming, subsecretária-geral das Nações Unidas para Comunicação Global. Sobre a ação, ela diz ainda que com a campanha Pause, estamos tentando recriar uma nova norma social sobre como compartilhamos informações. Cada um de nós pode ajudar a quebrar a cadeia de desinformação fazendo uma pausa antes de compartilhar. Prometa fazer uma pausa hoje.”

As Nações Unidas também alertam que a divulgação de ideias e informações imprecisas ou prejudiciais nas mídias sociais exacerba algumas das questões mais urgentes de nosso tempo. Ela fomenta o ódio e permite regimes opressores; distorce eleições; prejudica a compreensão de desafios como mudanças climáticas; mina a confiança nas instituições; e expõe crianças e pessoas vulneráveis a ideias ou pessoas perigosas.

Colaboradores da sociedade civil estão apoiando a campanha Pause, incluindo organizações de desinformação de todo o mundo, como Chequeado, Newschecker.in e First Draft, enquanto veículos de mídia como MultiChoice, Yuvaa e rádio Wazobia estão ajudando a distribuir mensagens da Pause. Além disso, influenciadores, artistas e formadores de opinião ao redor do mundo divulgarão mensagens da Pause e a #PENSEANTESDECOMPARTILHAR ao longo do dia 21 de outubro e até o final do mês de dezembro. No Brasil, a campanha será lançada em uma ação no jogo entre Vasco da Gama e Corinthians pelo Campeonato Brasileiro (saiba mais aqui: http://bit.ly/PauseFutebol)

 

Sobre o Verificado

O projeto Verificado é uma iniciativa global da ONU para comunicar informação sobre saúde acessível e baseada na ciência, em formatos atraentes, e compartilhar histórias de solidariedade global em torno da COVID-19. Pause é a primeira campanha global de mudança de comportamento em desinformação para mobilizar especialistas,  pesquisadores, governos, influenciadores, sociedade civil, empresários, reguladores e mídia sob uma única mensagem: #PrometoPausar.

O site Verificado traz uma galeria de informações verificadas e transmitidas pelas Nações Unidas. Acesse: www.compartilheverificado.com.br.

 

FONTE: Claudia Rodrigues/ Atômica Lab



SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)