segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

Vera Holtz, Arlete Salles e Louise Cardoso são irmãs no filme “Tia Virgínia”, de Fabio Meira

Longa, produzido por Janaina Diniz, acaba de ser rodado em Nova Friburgo (RJ)




Terminaram as filmagens do longa “Tia Virgínia”, protagonizado por Vera Holtz, Arlete Salles e Louise Cardoso.  Holtz dá vida à personagem título, uma mulher de 70 anos, que nunca se casou e nem teve filhos. Convencida pelas irmãs Vanda e Valquíria (vividas por Arlete Salles e Louise Cardoso), Virgínia mudou-se de cidade para cuidar da mãe idosa.

“Esse tema de família e de pertencimento me agrada bastante. O filme traz um acúmulo de histórias, de vivências dentro do núcleo familiar. A Virgínia, minha personagem, está bem estressada, chateada e arrependida de ter deixado de lado a vida que ela acha que poderia ter vivido. Com a chegada das irmãs, ela dá uma descompensada”, releva Vera Holtz.

O filme se passa em um único dia, quando a família se encontra para celebrar o Natal após a morte do patriarca. A direção e o roteiro são do premiado Fabio Meira (“As Duas Irenes”) e a produção, da Roseira Filmes (de Fabio Meira) e da Kinossaurus (produtora de Ruy Guerra e de Janaina Diniz).

“Costumo dizer que ‘As duas Irenes’ nasceu de histórias que escutei da minha família, já ‘Tia Virgínia’ surge de histórias que vi de muito perto, sobre a relação da minha tia solteira, que cuidou dos meus avós no fim da vida, com minha mãe e as outras irmãs. É um filme sobre irmãs na maturidade, sobre afetos e rancores que não se transformam com o tempo. Precisamos falar sobre família e sobre essa geração de mulheres que atravessou diferentes faces da sociedade e tem se reinventado constantemente. As personagens foram construídas a partir das minhas próprias tias, mas também de inspirações de personagens clássicas do teatro e do cinema.”, conta Fabio Meira.

No elenco estão também Antonio Pitanga, Amanda Lyra, Daniela Fontan, Iuri Saraiva e Vera Valdez.

A previsão de lançamento é para 2021, pela distribuidora Pagu Pictures. 

 “As filmagens foram muito instigantes com o Fabio Meira, que procurou nos estimular e nos desafiar a cada plano. É uma busca minuciosa da essência dessas três mulheres tão diferentes entre si, apesar de terem crescido na mesma casa. É um mergulho profundo no mundo feminino e no interior desses personagens tão ricos e tão familiares de todos nós”, conta Louise Cardoso.

“Cinema é um trabalho árduo, artesanal. Deixei Fabio me levar. Ele dirige com uma incansável busca pela perfeição e um inegável talento e sensibilidade. Com sua equipe maravilhosa, com certeza ele está realizando um belo filme”, acrescenta Arlete Salles.

Janaina Diniz assina a produção ao lado de Fabio.  Os dois se conheceram nas filmagens de “O Veneno da Madrugada”, de Ruy Guerra, em 2004. 
 “Fabio foi um assistente maravilhoso no Veneno da Madrugada em 2004. Era sua primeira experiência profissional mas parecia já familiarizado com tudo que na realidade era muito novo pra ele naquela época. Dali pra frente, para além dos trabalhos em que estivemos juntos, ele se tornou parte da minha família e, desde que me aventurei a produzir e Fabio, a dirigir, naturalmente surgiu nosso desejo de sermos parceiros de projeto. Tenho orgulho enorme a cada uma das conquistas de Fabio, do talento que ele tem, e também da dedicação e profissionalismo. Agora, me orgulho de termos realizado as filmagens “Tia Virginia” com a delicadeza que o filme pedia, e que nós queríamos que estivesse impressa nas telas – sei que estará”, diz Janaina.

“Ruy Guerra é muito especial para mim. Foi meu professor na Escola Internacional de Cinema de Cuba, me tirou da sala de aula e me levou para fazer meu primeiro filme. Janaina Diniz era minha chefe, a primeira assistente de direção e me ensinou muito. Eles me ensinaram que cinema é uma família. E cá estamos, eu e Janaina, fazendo um filme sobre família”, comemora o diretor.

Fabio Meira – Direção e Roteiro
Diretor, roteirista e produtor, Fabio Meira estudou na Escola Internacional de Cinema de Cuba. Foi assistente de Ruy Guerra em 2004, em “Veneno da Madrugada”. Seu filme de estreia "As Duas Irenes" teve a première mundial no Festival de Berlim, circulou e foi premiado em diversos festivais importantes do mundo. O longa passou por cerca de 40 festivais e 30 países. O projeto “Tia Virgínia” recebeu o apoio para Desenvolvimento do prestigiado Programa Ibermedia.

Roseira Filmes - Produção
Fundada pelo cineasta Fabio Meira, a Roseira Filmes é um núcleo de produção de conteúdo para cinema e televisão. Produziu dois longas, três médias e um curta-metragem, em parceria com produtoras como Acere FC e Lacuna Filmes. “As Duas Irenes” (2017), estreou no Festival de Berlim e foi ganhador de quatro Kikitos no Festival de Gramado, entre eles o de Melhor Filme pela Crítica e Melhor Roteiro. O filme foi distribuído pela Vitrine Filmes no Brasil e vendido para países como Suécia, Polônia, México, Uruguai e China. Os médias-metragens foram exibidos em canais como ESPN, TV5, TV Brasil e Rede Record e premiados em festivais de documentário como “É Tudo Verdade”.

Kinossaurus – Produção
A Kinossaurus é uma sociedade entre o cineasta Ruy Guerra e a produtora e diretora Janaina Diniz, que se lança ao desafio de explorar a linguagem audiovisual com objetivo de trazer produtos criativos ao grande público. Fundador da Kinossaurus, Ruy Guerra é um dos maiores embaixadores do cinema brasileiro: levou seis filmes às telas de Cannes, conquistou o Urso de Prata de Berlim com dois longas distintos, movimentou milhões de espectadores com suas obras em todo mundo. Além da preservação da importante filmografia do cineasta e da realização de suas novas obras, a Kinossaurus tem como objetivo revelar talentos ao mercado audiovisual.

Pagu Pictures - Distribuição
Fundada em 2017 por amantes do cinema, a Pagu Pictures é uma distribuidora inovadora que acredita que cada filme é feito para as pessoas que, sem saber, esperavam por ele. Em seu primeiro ano de vida, lançou grandes filmes brasileiros, destacando-se “Gabriel e a Montanha”, de Fellipe Barbosa, único filme brasileiro no Festival de Cannes de 2017, e “On Yoga: Arquitetura da Paz”, de Heitor Dhalia. Em 2018, estreou “Um Banho de Vida”, de Gilles Lellouche, que recebeu dez indicações no César, o Oscar francês, sendo sucesso de bilheteria na França e no Brasil. Recentemente, trouxe aos cinemas “O Anjo”, dirigido por Luis Ortega e estrelado por Chino Darín, o fenômeno do novo cinema Argentino, filho do ator Ricardo Darín. A Pagu existe para levar cada um de seus filmes às pessoas que desejam esse encontro, seja onde for, seja no formato que for, mas que fundamentalmente acredita que é na sala de projeção que o filme explode inesquecível. O Cinema brasileiro vive!

Elenco: Vera Holtz, Arlete Salles, Louise Cardoso, Vera Valdez, Antonio Pitanga, Daniela Fontan, Iuri Saraiva, Amanda Lyra


Ficha Técnica:
Roteiro/Direção: Fabio Meira
Produção: Roseira Filmes/ Kinossaurus Filmes
Produzido por:  Janaina Diniz Guerra e Fabio Meira
Produtor Executivo: Camilo Cavalcanti
Direção de Fotografia:  Leonardo Feliciano
Direção de Arte: Ana Mara Abreu
Figurino:  Rô Nascimento
Técnico de Som: Marcos Manna


ASSESSORIA DE IMPRENSA:

PRIMEIRO PLANO_fundo branco_V2
Primeiro Plano
Anna Luiza Muller
Mariana Dratovsky

SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)