sexta-feira, 18 de maio de 2018

Festival Varilux de Cinema Francês traz 'Z', de Costa Gavras,

O EVENTO ACONTECE ENTRE 7 E 20 DE JUNHO, COMEMORANDO 50 ANOS DE FILMAGEM DE 'Z'. O CLÁSSICO EM CÓPIA RESTAURADA PODERÁ SER VISTO NOS CINEMAS DO FESTIVAL


O clássico do Festival Varilux de Cinema Francês 2018 é um marco do cinema político mundial: “Z”, de Costa-Gavras. Completando 50 anos de sua filmagem, o filme-denúncia foi inspirado no livro de Vassili Vassilikos sobre o caso Lambrakis, deputado pacifista grego assassinado em 1963, vítima de um suposto atropelamento, cuja investigação foi escandalosamente encoberta por uma rede de corrupção e ilegalidade.

Selecionado no Festival de Cannes em 1969, “Z” recebeu o Prêmio do Júri e o de melhor ator para Jean-Louis Trintignant, além de ter sido indicado à Palma de Ouro. Em 1970, recebeu o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, além de indicações de melhor filme, melhor diretor e melhor roteiro adaptado. Além de Trintignant, também estão no elenco outro grande astro francês Yves Montand e a bela atriz grega Irene Papas.

Com roteiro de Costa Gavras e Jorge Semprun, a obra que se inicia com a advertência nos créditos iniciais de que “qualquer semelhança com eventos e pessoas da vida real não é coincidência - é intencional”, retrata o período de incubação do fascismo e das ditaduras militares e revela a fragilidade da democracia diante da mentira como método de governo e da passividade cômoda do povo. O cineasta reúne, no filme, testemunhas de acusação e provas desse ardente caso político, um gênero do qual se torna especialista, de A Confissão até Amém. Cinquenta anos após a sua filmagem, “Z” segue atual e sua repercussão vai bem além do caso único da Grécia dos anos 60.

O Festival Varilux de Cinema Francês, que além de “Z” traz mais 20 produções da recente cinematografia francesa aos cinemas, acontece entre 7 e 20 de junho.

O evento tem patrocínio principal da Essilor/Varilux, Ministério da Cultura por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

SERVIÇO
Festival Varilux de Cinema Francês 2018
Data: 7 a 20 de junho em mais de 61 cidades brasileiras (informações sujeitas a alteração):Ananindeua (PA), Aparecida de Goiânia (GO), Aracaju (SE), Araçatuba (SP), Araraquara (SP), Barueri (SP), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Blumenau (SC), Botucatu (SP), Brasília (DF), Búzios (RJ), Campinas (SP), Campo Grande (MS), Caxias do Sul (RS), Caxambu (MG), Cotia (SP), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Foz do Iguaçu (PR), Goiânia (GO), Guarulhos (SP), Jaboatão dos Guararapes (PE), João Pessoa (PB), Joinville (SC), Juiz de Fora (MG), Jundiaí (SP), Londrina (PR), Macaé (RJ), Maceió (AL), Manaus (AM), Maringá (PR), Natal (RN), Niterói (RJ), Nova Friburgo (RJ), Ouro Preto (MG), Palmas (TO), Paraty (RJ), Pelotas (RS), Petrópolis (RJ), Ponta Grossa (PR), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande (RS), Rondonópolis (MT), Salvador (BA), Santa Maria (RS), Santos (SP), São Carlos (SP), São José dos Campos (SP), São José do Rio Preto (SP), São Luís (MA), São Paulo (SP), Teresina (PI), Vila Velha (ES), Vitória (ES) e Volta Redonda (RJ).

Mais informações em: www.variluxcinefrances.com
Facebook: Festival Varilux de Cinema Francês (/variluxcinefrancês)
Instagram: @variluxcinefrances
Youtube: Festival Varilux de Cinema Francês.

Fonte: Caroline Borges/ Agência Febre.

SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)