terça-feira, 16 de novembro de 2021

Filmes da TV Brasil - 16 a 21 de novembro de 2021

 

O filme "Uma amizade verdadeira", de Jay Kanzler, é uma das atrações da Sessão Família, exibido pela TV BRASIL. 



Terça-feira, 16 de novembro

 

Cine Retrô – O Corintiano

22h30, na TV Brasil

03h45, na TV Brasil (madrugada de terça, dia 16/11, para quarta-feira, dia 17/11)

 

País: Brasil. Ano: 1967. Gênero: comédia. Direção: Milton Amaral. Elenco: Amácio Mazzaropi, Elizabeth Marinho, Lúcia Lambertini, Carlos Garcia, Roberto Pirillo, Leonor Lambertini, Nicolau Guzzardi, Roberto Orosco.

 


Em "O Corintiano", Amacio Mazzaropi é 'Seu' Manuel, um barbeiro fanático pelo Corinthians Paulista. Ele é capaz das maiores loucuras para torcer pelo seu time do coração como andar com um burro preto e branco, bater boca com torcedores de times rivais, fazer promessas malucas e orações, passar por sofrimentos, xingar na arquibancada e comprar todos os jornais das bancas quando seu time perde.

 

Reprise. 98 min.

Classificação Indicativa: Livre

Horário: 22h30

Horário: 03h45 (madrugada de terça, dia 16/11, para quarta-feira, dia 17/11)

 

---

 

Quarta-feira, 17 de novembro

 

Sessão Família – Uma Amizade Verdadeira

13h00, na TV Brasil

 

Título original: Marshall, The Miracle Dog. País: Estados Unidos. Ano: 2015. Gênero: drama. Direção: Jay Kanzler. Elenco: Shannon Elizabeth, Matthew Settle, Lauren Holly, Lucas Carrol, Bill Chott.

 


Um menino de 13 anos, Finn (Lucas McHugh Carroll), torna-se alvo de valentões em sua nova escola. Intimidado no colégio, ele está se sentindo sem esperança até que encontra o cachorro labrador Marshall, com quem cria um imediato laço de afeto.

 

O animal está enjaulado em condições deploráveis, após ser capturado por um colecionador de cães que maltrata os bichos. Consciente, o garoto sabe que deve resgatar Marshall. Finn que cuidar de seu novo amigo que está ferido e precisa de um veterinário com urgência.

 

A trama de companheirismo entre Finn e Marshall obteve reconhecimento no circuito da sétima arte. O drama "Uma Amizade Verdadeira" recebeu o Prêmio de Escolha do Público de Melhor Filme no Festival Internacional de Cinema de St. Louis. O longa também foi premiado como Melhor Filme de Família no Wild Rose Film Festival e no Belleville News Democrat.

 

Reprise. 90 min.

Classificação Indicativa: Livre

Horário: 13h00

 

---

 

Quinta-feira, 18 de novembro

 

Sessão Família – No Paraíso das Solteironas

13h00, na TV Brasil

 

País: Brasil. Ano de estreia: 1969. Gênero: comédia. Direção: Pio Zamuner. Elenco: Amácio Mazzaropi, Geny Prado, Átila Iório, Carlos Garcia, Elizabeth Hartman.

 


Amácio Mazzaropi interpreta o matuto Joaquim Kabrito, caboclo acostumado com a vida do interior. O protagonista não poderia imaginar que ao tentar a sorte na cidade grande seria alvo dos olhares de desejo de uma turma de solteironas loucas por um "tipão" assim como ele.

 

Na bagunça, Joaquim Kabrito ainda tem tempo para se envolver em confusões com a dona do hotel e é colocado às voltas com uma quadrilha e um grupo de ciganos.

 

Reprise. 95 min.

Classificação Indicativa: 12 anos

Horário: 13h00

 

---

 

Quinta-feira, 18 de novembro

 

Cine Retrô – Dona Xepa

22h30, na TV Brasil

03h45, na TV Brasil (madrugada de quinta, dia 11/18, para sexta-feira, dia 19/11)

 

País: Brasil. Ano: 1959. Gênero: comédia musical. Direção: Darcy Evangelista. Elenco: Alda Garrido, Nino Mello, Odete Lara, Colé Santana, Zezé Macedo, Herval Rossano, Cilo Costa, Glória Cometh, Fernando Pereira, Nair Amorim.

 


Dona Xepa (Alda Garrido) é uma feirante que possui uma barraca de frutas e legumes no mercado local onde trabalha com a amiga Camila (Zezé Macedo). Viúva, Dona Xepa é mãe de Edson (Herval Rossano) e Rosália (Odete Lara).

 

O rapaz estudou nos EUA e agora dá duro em sua revolucionária invenção. Edson desenvolveu a "Válvula Isocrônica", capaz de permitir o uso doméstico da energia nuclear. Já Rosália tem vergonha da vida pobre e do trabalho da mãe. A moça rejeita as investidas de Zé (Fernando Pereira), jogador de futebol iniciante, mas corresponde ao interesse de Manfredo (Cilo Costa), um diplomata rico.

 

Dona Xepa decide hipotecar seu sítio a fim de financiar a iniciativa do filho. Ela acredita no projeto, mas os vizinhos da vila caçoam do invento que vira objeto de um samba com o refrão: "tenho o aparelho, falta funcionar".

 

Enquanto isso, Manfredo, integrante de um grupo de negociantes inescrupulosos, finge ajudar Edson e a família. O diplomata leva todos para morar em uma bela casa na qual a protagonista Dona Xepa torna-se uma "madame".

 

Baseada na peça homônima do dramaturgo Pedro Bloch, a comédia musical "Dona Xepa" (1959)

preparado originalmente para o teatro também inspirou produções para as telinhas. O clássico texto de humor do espetáculo é referência para a novela de mesmo título veiculada em duas versões diferentes nos anos de 1977 e de 2013.

 

Na trama para a sétima arte, a atriz Alda Garrido repete o papel-título com o qual obteve muito sucesso nos palcos. Exagerada, a personagem é conhecida pela grosseria e falta de cerimônia. A artista divide a cena com personalidades como Odete Lara, Zezé Macedo e Herval Rossano.

 

Com direção de Darcy Evangelista, o longa-metragem tem diversos números musicais. Durante o filme são apresentadas obras como "Balada triste", "Brasileirinho", "Coren’grato" e "Tenho o aparelho". A trilha sonora instrumental é assinada e regida pelo maestro Radamés Gnatalli e seu irmão, o maestro Alexandre Gnatalli.

 

Reprise. 87 min.

Classificação Indicativa: 12 anos

Horário: 22h30

Horário: 03h45 (madrugada de quinta, dia 18/11, para sexta-feira, dia 19/11)

 

---

 

Sexta-feira, 19 de novembro

 

Sessão Família – Big Pai, Big Filho

13h00, na TV Brasil

 

Título original: The Son of Bigfoot. País: Bélgica, França. Ano: 2017.  Gênero: animação, infatil. Direção: Jeremy Degruson, Ben Stassen.

 


Adam, um garoto de treze anos que não tem muitos amigos, parte em uma jornada ousada para desvendar o mistério por trás de seu pai, há muito desaparecido. Ele rapidamente descobre que seu pai não é outro senão o lendário Pé Grande, que se escondeu na floresta por anos para proteger a si mesmo e sua família da HairCo., uma empresa de grande porte ansiosa para realizar experimentos científicos com seu DNA especial.

 

Enquanto pai e filho começam a recuperar o tempo perdido, Adam logo descobre que ele também é dotado de super poderes inimagináveis. Porém, mal sabem eles que a HairCo. está prestes a encontrá-los, pois descobriu os rastros deixados por Adam ao longo do caminho.

 

Reprise. 92 min.

Classificação Indicativa: Livre

Horário: 13h00

 

---

 

Sexta-feira, 19 de novembro

 

Festival de Cinema – Florence - Quem é Essa Mulher?

22h30, na TV Brasil

03h45, na TV Brasil (madrugada de sexta-feira, dia 19/11, para sábado, dia 20/11)

 

Título original: Florence Foster Jenkins. País: Estados Unidos, Reino Unido, França. Ano: 2016. Gênero: drama biográfico, comédia. Direção: Stephen Frears. Roteiro: Nicholas Martin. Elenco: Meryl Streep, Hugh Grant, Simon Helberg, Rebecca Ferguson, Nina Arianda.

 


Na década de 1940, a rica herdeira Florence Foster (Maryl Streep) persegue seu sonho de se tornar uma grande cantora. Ela quer uma carreira como cantora de ópera. Infelizmente, sua ambição excede em muito seu talento. Para a socialite nova-iorquina sua voz é perfeita, mas para todos os outros soa absurdamente horrível.

 

O seu companheiro, Bayfield (Hugh Grant), um aristocrata inglês, tenta proteger a amada a todo custo. Ele busca manter Florence longe da verdade de todas as formas, mas um concerto público coloca toda a farsa em risco. Ele enfrenta seu maior desafio quando Florence decide fazer uma apresentação no Carnegie Hall.

 

Inspirada em uma história real, a trama foi reconhecida em diversos festivais. Os protagonistas Maryl Streep e Hugh Grant tiveram diversas indicações e conquistaram prêmios pela atuação nesse divertido drama biográfico.

 

Reprise. 111 min.

Classificação Indicativa: 10 anos

Horário: 22h30

Horário: 03h45 (madrugada de sexta-feira, dia 19/11, para sábado, dia 20/11)

 

---

 

Sábado, 20 de novembro

 

Cine Retrô – Jeca e seu Filho Preto

18h30, na TV Brasil

 

País: Brasil. Ano de estreia: 1978. Gênero: comédia. Direção: Pio Zamuner. Codireção: Berilo Faccio. Elenco: Amácio Mazzaropi, Geny Prado, Yara Lins, Elizabeth Hartman, Denise Assunção.

 


Em "Jeca e seu filho preto", o saudoso humorista Amácio Mazzaropi interpreta Zé, o pai de um rapaz (misteriosamente) negro. O fato nunca pareceu o atormentar, mas os vizinhos se incomodam quando o rapaz se enamora de uma moça branca, filha de um rico fazendeiro.

 

Em plenos anos 1970, Amácio Mazzaropi, com seu jeito simples, abordou no cinema a questão do preconceito racial.

 

Reprise. 104 min.

Classificação Indicativa: 12 anos

Horário: 18h30

 

---

 

Domingo, 21 de novembro

 

Cine DOC – Para Gostar de Ler

09h00, na TV Brasil

 

País: Brasil. Ano: 2017. Gênero: documentário. Direção: Eduardo Rajabally.

 


O documentário aborda a importância da leitura na primeira infância e sua influência na construção do mundo interior e na imaginação de crianças. O filme busca acessar essa dimensão mágica que é ativada e enriquecida através da leitura. Ao mesmo tempo, procura respostas lógicas e reflexões sobre o papel da leitura e dos livros atualmente.

 

A produção traz o depoimento de diversos especialistas, pensadores, especialistas em desenvolvimento infantil, neuropediatras, pedagogos e autores. O documentário ainda registra a forma intimista que crianças especialmente selecionadas em algumas cidades brasileiras interagem com a leitura, estimulando a imaginação e a fantasia infantil.

 

Reprise. 60 min.

Classificação Indicativa: Livre

Horário: 09h00

 

---

 

Domingo, 21 de novembro

 

Sessão Família – A Gangue Zip Zap

14h00, na TV Brasil

 

Título original: Zipi y Zape y el club de la canica. País: Espanha. Ano: 2013. Gênero: infantil, família, aventura. Direção: Oskar Santos. Roteiro: Oskar Santos e Jorge Lara. Elenco: Javier Gutiérrez, Raúl Rivas, Daniel Cerezo, Claudia Veja, Marcos Ruiz, Fran García.

 


Após serem punidos na escola, os irmãos gêmeos Zip (Raúl Rivas) e Zap (Daniel Cerezo) são enviados para um centro de educação conhecido pela rigidez de seus métodos corretivos. Muito severo, Falconetti (Javier Gutiérrez) é o diretor do centro que repudia qualquer forma de lazer e entretenimento.

 

Zip e Zap, cansados dessa situação, formam um grupo cujos princípios incluem a coragem, a amizade e a inteligência. Desse modo, conseguem desafiar os desmandos do diretor e se divertir.

 

O filme "A Gangue Zip Zap" é uma adaptação para o cinema dos quadrinhos "Zipi y Zape", do espanhol José Escobar Saliente.

 

O longa-metragem conquistou o Troféu Especial da Juventude no Festival de Seattle 2014. A produção foi indicada, ainda, ao Prêmio Goya nas categorias Melhor Roteiro Adaptado, Direção de Produção, Efeitos Visuais e Direção Artística.

 

Reprise. 97 min.

Classificação Indicativa: Livre

Horário: 14h00

 

---

 

Domingo, 21 de novembro

 

Cine Nacional – Boleiros - Era uma vez o futebol

16h00, na TV Brasil

 

País: Brasil. Ano: 1998. Gênero: comédia. Direção: Ugo Giorgetti. Elenco: Rogério Cardoso, Adriano Stuart, Flávio Migliaccio, Lima Duarte, Otávio Augusto, Cassio Gabus Mendes, Marisa Orth, Denise Fraga, João Acaiabe, Oswaldo Campozana, Antônio Grassi, André Abujamra, Elias Andreato, Cláudio Curi, Paulo Coronato, Bruno Giordano.

 


A comédia reúne veteranos do esporte em um típico bar paulistano onde fotos de jogadores estão espalhadas pelas paredes. Como acontece em quase todas as tardes, eles se encontram para relembrar antigas glórias e histórias curiosas do tempo em que ainda eram atletas profissionais.

 

O grupo tem algo em comum: todos são boleiros, profissionais e ex-profissionais do futebol. Eles costumam bater papo e recordar as memórias do passado, além de tecer comentários sobre jogos, atletas, times e juízes.

 

A partir dessas conversas surgem lembranças de fatos e personagens insólitos do futebol, em um clima de nostalgia debochada. Nessa lógica, o roteiro do diretor Ugo Giorgetti apresenta seis breves histórias. A produção nacional combina tramas engraçadas, divertidas e comoventes.

 

O premiado filme reúne astros da dramaturgia nacional. O elenco reúne personalidades exerrientes como Rogério Cardoso, Adriano Stuart, Flávio Migliaccio, Lima Duarte, Otávio Augusto, Cassio Gabus Mendes, Marisa Orth, Denise Fraga, João Acaiabe, Antônio Grassi e André Abujamra, entre outros.

 

Reprise. 98 min.

Classificação Indicativa: Livre

Horário: 16h00

 

---

 

Domingo, 21 de novembro

 

Cine Retrô – O Lamparina

03h30, na TV Brasil (madrugada de domingo, dia 21/11, para segunda-feira, dia 22/11)

 

País: Brasil. Ano: 1964. Gênero: comédia. Direção: Glauco Mirko Laurelli. Elenco: Amácio Mazzaropi, Geny Prado, Manoel Vieira, Astrogildo Filho, Zilda Cardoso, Ana Maria Guimarães, Emiliano Queiroz, Carlos Garcia, Francisco de Souza, Rosemary Wong, Carla Diniz, Rafael Gallardo Tina, Agostinho Toledo, João Batista de Souza, David Cardoso, Francisco di Franco.

 


Em "O Lamparina", Amácio Mazzaropi interpreta Bernardino Jabá, um pacato homem do campo que para não se defrontar com o bando de cangaceiros de Zé Candiero acaba se disfarçando e é confundido com um deles.

 

Incrementando a farsa em que se encontrou, ele faz com que sua família inteira se passe por integrantes do seu bando e todos acabam indo parar no acampamento dos verdadeiros cangaceiros onde o "destemido" Lamparina vai ter que mostrar que é um cabra valente de verdade.

 

Depois de ficar preso um ano na cadeia, ele assusta os habitantes da cidade de Sororóca que pensavam que estava morto e que agora é uma "assombração". Com figurinos marcantes e direção de Glauco Mirko Laurelli, o longa tem no elenco, além de Mazzaropi, Geny Prado e Emiliano Queiroz.

 

Reprise. 91 min.

Classificação Indicativa: 10 anos

Horário: 03h30 (madrugada de domingo, dia 21/11, para segunda-feira, dia 22/11)



Fonte: TV BRASIL/FERNANDO CHAVES


SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)