sábado, 20 de novembro de 2021

Festival Internacional Cinema e Transcendência - Online e gratuito - 1 a 12 de dezembro



Depois da realização da primeira edição digital em 2020, o modelo concebido como alternativa para tempos de pandemia se fortalece para a realização da oitava edição do FESTIVAL INTERNACIONAL CINEMA E TRANSCENDÊNCIA, na qual traz para o Brasil, filmes inéditos, sendo seis lançamentos nacionais que refletem sobre diversas questões acerca da vida, da espiritualidade, da relação humana consigo, com o outro e o meio ambiente. Única mostra no País a investigar a subjetividade dos caminhos do autodesenvolvimento através da arte cinematográfica, o festival será realizado mais uma vez totalmente online, em plataforma própria, que abrigará não só as exibições, como também um show de abertura, bate-papos, debates e conversa com realizadores.

A idealização e curadoria são do músico e cineasta André Luiz Oliveira, com co-curadoria da produtora e diretora Carina Bini. Com patrocínio do Banco do Brasil, por meio da Lei de incentivo à Cultura, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, e realização do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), o festival faz parte do #CCBBemCasa e pode ser acessado de qualquer lugar do mundo.

O 8º FESTIVAL INTERNACIONAL CINEMA E TRANSCENDÊNCIA acontece entre 1 e 12 de dezembro, no site do festival (www.festivalcinemaetranscendencia.com), totalmente gratuito. Será uma sessão diária, com apresentação dos filmes feita pelos curadores do festival, Carina Bini e André Luiz Oliveira. Os títulos deverão ser vistos nos horários fixados na grade de programação que ficarão disponíveis para visualização até a meia-noite do mesmo dia, à exceção dos filmes que compõem as sessões de homenagem à cineasta mineira radicada em Brasília Tânia Quaresma, que fez sua passagem em julho, aos 71 anos. Além das exibições, haverá show de abertura e lives com realizadores e convidados do festival.

O FESTIVAL

Pela sua singularidade, o FESTIVAL INTERNACIONAL CINEMA E TRANSCENDÊNCIA se tornou, em quase uma década de existência, a principal janela de exibição do Brasil para lançamento, circulação, discussão e reflexão da experiência da transformação pessoal a partir da imagem audiovisual. São filmes que investigam a subjetividade, propõem um mergulho na interioridade de cada um e oferecem novas camadas de conhecimento sobre temas relevantes da contemporaneidade.

Desta forma, os títulos selecionados para o festival têm em comum uma característica mais específica que a da linguagem ou do gênero narrativo: devem transcender os padrões da produção cinematográfica ao tempo em que instiga o espectador a adotar uma nova relação com o cinema, que passa pela espiritualidade, as práticas de autoconhecimento, a meditação, a ancestralidade, o cuidado, terapias, xamanismo e outras questões que perpassam o caminho de busca pela consciência. "Esta linha tênue que costura a arte em busca de um caminho espiritual tem um significado ainda maior no momento em que estamos vivendo, um tempo complexo, de exacerbações generalizadas, privações sociais e polarizações violentas", reconhece o idealizador, André Luiz Oliveira.

Para esta oitava edição, o festival contribui de modo generoso para a circulação cinematográfica, trazendo uma seleção de 11 filmes, dos quais seis lançamentos nacionais, além de outros inéditos em circuito nacional. “É muito bacana ver que a trajetória sólida de oito anos tornou o Festival uma referência nacional e internacional para este gênero de cinema e de curadoria. Conseguimos fazer a aquisição de importantes títulos para lançá-los no Brasil, o que demonstra o reconhecimento desses realizadores para com o nosso festival. Isso para nós é uma grande vitória", comemora a curadora Carina Bini.

A primeira estreia é a que abre o festival, no dia 1º de dezembro: “Samadhi Road”, produção nacional dos irmãos Daniel e Julio Hey. O documentário nasce após a criação do selo Irmãos Ahimsa, com o objetivo de realizar projetos documentais fundados em uma cultura de não-violência (ahimsa) e de autoconhecimento. Este longa-metragem é o primeiro nascido no contexto da produtora. “Samadhi Road” é, de certa forma, autobiográfico, pois coloca os diretores no caminho da busca por sabedoria diante de entrevistados como os músicos Gilberto Gil e Sonny Rollins, a filósofa Agnes Heller e o líder espiritual Mooji.

A segunda produção que estreia no festival é o muito aguardado “Meeting the Beatles in India”, documentário do canadense Paul Saltzman, que resgata o excepcional e não-planejado encontro do realizador com os Beatles em 1968, durante o período em que o quarteto de Liverpool se recolheu no ashram do guru Maharishi Mahesh Yogi, na Índia, para aprender sobre a meditação transcendental. Cerca de 50 anos depois, ele revisita para este documentário aquele momento, com colaboração de David Lynch e a narração de Morgan Freeman.

Na sequência das estreias do Festival Internacional Cinema e Transcendência, há ainda o documentário de James e Camilla Beckett sobre a ativista e intelectual indiana Vandana Shiva que, com seu trabalho ambientalista de conservação de sementes ancestrais, desafiou a grande indústria alimentícia, representada em grande parte pela Monsanto. O quarto filme inédito da mostra, “Mission: Joy”, de Louie Psihoyos e Peggy Callahan, é não só um documentário espiritual, como espirituoso, conduzido pelo encontro de grandes lideranças da espiritualidade moderna: o líder tibetano, Dalai Lama, e o arcebispo anglicano sul-africano Desmond Tutu.

Completam a seleção de estreias os títulos norte-americanos "Beijing Spring", de Andy Cohen, sobre o levante de artistas e escritores em protesto à repressão do novo governo chinês; e "The Way of The Psychonaut", de Susan Hess, em uma autocinebiografia sobre como ela encontrou os caminhos místicos da consciência, a partir de experiências psicodélicas proposta pelo trabalho e pesquisa do psiquiatra tcheco Stanislav Grof.

Inéditos em circuito nacional, compõem ainda a programação do Festival "In the Fire of Dancing Stillness", de Renata Keller, acerca do encontro da diretora com a mística, filósofa e ativista indiana Vimala Thakar; "Agniyogana", da diretora e instrutora de yoga australiana Emma Balnaves, que investiga a arte perdida do Hatha Yoga clássico; "Tenzo", documentário japonês de Katsuya Tomita, que acompanha o caminho de dois monges após o desastre de Fukushima; "Death Makes Life Possible", de Mark Krigbaum, no qual acompanha as investigações da antropóloga e cientista Marilyn Schlitz sobre os mistérios da vida e da morte; e Andrei's Maria, média-metragem sueco sobre o retorno da atriz Guðrún Gísladóttir à locação onde ela atuou para o filme "O Sacrificio", de Andrei Tarkovsky.

LIVES - Para além do cinema, as duas semanas de programação levam ao público, pelo canal do YouTube do Banco do Brasil e do Festival e pelo Instagram do Festival, ao vivo e online, rodadas de conversa com os diretores Paul Saltzman e os irmãos Hey, além de personalidades que trazem provocações importantes para o pensar a transcendência na contemporaneidade. O primeiro convidado é o músico e ativista baiano LAZZO MATUMBI. Ele apresenta no bate-papo a filosofia do “Aquilombamento”, um pensamento decolonial traduzido também em ação transformadora de resistência contra-hegemônica para o povo negro. Além dele, estão entre os convidados para o ciclo de palestras e debates o professor de Vedanta Patrick Van Lammeren, que atualmente vive em Portugal, e Leandro Castello Branco, professor de yoga do Rio de Janeiro, que refletirão acerca “Yoga, a escolha de um caminho” sob o ponto de vista filosófico.

SHOW DE ABERTURA – Às 20h de quarta-feira (1/12), o grupo musical Gharana Eletroacústica lança na plataforma do Festival o show “Dharmachakra”, uma experiência multissensorial que convida à reflexão e ao mergulho interior, unindo todos os participantes, músicos e plateia, em uma egrégora conectada. O conjunto é formado por Wilton Rossi e Zepedro Gollo, do duo Tartamudo, com o cineasta e curador do festival André Luiz Oliveira, que asfaltou longa carreira também como músico, escolado em instrumentos indianos clássicos, tais como o sitar, o bansuri e o dilruba.

O ponto de partida da sonoridade é constituído pelas longas paisagens sonoras do dhrupad, uma expressão da música clássica indiana em que voz, instrumentos musicais e drones repetitivos são usados para alinhar o corpo e a mente através da música. Esses elementos são unidos às estruturas musicais eletrônicas do Tartamudo, que se apresentam como elementos percussivos e pulsantes aliados a guitarras em camadas de loops manipulados ao vivo.

Este espetáculo representa a roda da vida, o dharmachakra, a jornada entre o alvorecer e o crepúsculo da existência, que se repete de maneira cíclica na busca de crescimento do espírito humano. O trabalho consiste em três peças musicais longas que dão espaço para diversos experimentos de improviso dos três músicos. Para esse evento, os músicos se apresentarão sentados, conectados uns aos outros e abertos para esta experiência musical de elevação, enquanto cenas da natureza em seus diversos momentos e estágios são projetados sobre os músicos.

HOMENAGEM – A personalidade homenageada nesta edição do FESTIVAL INTERNACIONAL CINEMA E TRANSCENDÊNCIA será a cineasta e produtora cultural tão querida pelo segmento artístico brasiliense e nacional, Tânia Quaresma, que partiu recentemente, em julho de 2021, aos 71 anos, mas deixou uma obra generosa e profunda, como sua personalidade. O Festival selecionou títulos da diretora que mostram sua relação para além do cinema documental, que revelam a cineasta praticante do zen budismo, caminho espiritual escolhido por Tânia desde a década de 1980, quando conheceu o Mestre Ryotan Tokuda.

 

Desta forma, o festival presta tributo a ela, trazendo para o público uma mostra paralela, com exibição ao longo de todo o festival, de quatro dos seus filmes, além de um debate online e ao vivo no canal do YouTube sobre seus trabalhos e vida, conduzido por André Luiz Oliveira e um mestre Zen Budista. Dos filmes de Quaresma em exibição, constam o longa-metragem “Nordeste: Cordel, Repente, Canção” (1975) e os curtas “Mosteiro Zen Pico de Raios” (2005), “Nísia – Mulher à Frente de Seu Tempo” (2010) e “Tokuda” (2018).

 

A curadoria considera e elege Tânia Quaresma como a "madrinha" desta oitava edição do Festival Internacional Cinema e Transcendência. "Temos razões profundas para esta homenagem, na medida em que Tânia não foi somente uma inspiração para a criação do Festival", diz Carina Bini. André Luiz completa: "A trajetória de Tânia é a configuração viva do que buscamos transmitir com o Festival Cinema e Transcendência: A ARTE É O CAMINHO, A ESPIRITUALIDADE O RESULTADO. A cineasta e a monja Tânia conseguiram triunfar nessa tarefa tão difícil de unir a arte e a prática espiritual. Por isso o nosso reconhecimento e reverência”.

CURADORIA – A dupla de curadores do festival é composta por André Luiz Oliveira e Carina Bini.

Graduada em Comunicação Social Jornalismo pela UEL – Universidade Estadual de Londrina (PR), CARINA BINI tem uma trajetória diversificada no audiovisual, desde produção executiva, roteiro e direção, atuando em projetos autorais e de terceiros ao longo dos últimos 15 anos. Viveu por 5 anos na Índia em períodos diferentes, nos quais estudou cinema, realizou produções e atuou no mercado. Retornou ao Brasil em 2016, e dedica-se a projetos audiovisuais da Atman Filmes. Com atuação na área de exibição, é realizadora e curadora de mostras de cinema e realiza o Festival Internacional Cinema e Transcendência ao lado do cineasta André Luiz Oliveira. Cursou o “Laboratório de Roteiro”, no Centro Sperimentale di Cinematografia (CSC), Roma. Em 2016 dirigiu o curta “India, my love story”, e realizou o making of do filme indiano “Munroe Island”, de Manu P.S. Em 2021 prepara-se para dirigir seu primeiro longa-metragem “La Mamma”, co-produção Brasíl e Itália, com roteiro de sua autoria premiado no Edital de Cooperação Ancine e CSC – Roma, e as séries para TV “Casa Viva” e "As Pajés".

Cineasta premiado e músico, ANDRÉ LUIZ OLIVEIRA é baiano, portanto transita com intimidade e afeto natural pela religiosidade afro-brasileira. Estudioso de astrologia e de caminhos de intersecção entre a religiosidade oriental e ocidental, pesquisa e pratica a música indiana. Um realizador brasileiro diferenciado na sua trajetória intermitente e que tem em sua carreira filmes emblemáticos como “Meteorango Kid, O Herói Intergalático”, uma referência do cinema marginal brasileiro, o poético indigenista “A Lenda de Ubirajara”, a comédia psicológica “Louco por Cinema”, e o ambicioso “Sagrado Segredo”, que retrata um artista em busca do sagrado na figura arquetípica de Jesus Cristo. Como documentarista biográfico quatro filmes se destacam: “O Cozinheiro do Tempo – Bené Fonteles”, “Zirig Dum Brasília – A arte e o sonho de Renato Matos”, “Exu Iluminado – Mario Cravo” e o mais recente, premiado no 51O Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (2018), “Outro Lado da Memória”, que conta a saga de seu projeto para a filmagem da obra ‘Viva o Povo Brasileiro’, de João Ubaldo (que acabou não acontecendo), construindo uma narrativa que traz uma reflexão profunda sobre a ancestralidade brasileira, a sua própria e o tragicômico processo de fazer cinema no Brasil.

PROGRAMAÇÃO

01/12 – QUARTA-FEIRA

20h - Show de Abertura "Dharmachakra", do grupo Garana Eletroacústica (plataforma da mostra e YouTube do Banco do Brasil)

21h - Filme: Samadhi Road (plataforma da mostra)

02/12 – QUINTA-FEIRA

19h - Filme: In the Fire of Dancing Stillness (plataforma da mostra)

03/12 – SEXTA-FEIRA

19h - Filme: Meeting the Beatles in India (plataforma da mostra)

04/12 – SÁBADO

17h - Bate papo: Aquilombamento, com Lazzo Matumbi e convidados (YouTube do Banco do Brasil e do Festival)

19h - Filme: Mission Joy: Finding Happiness in Troubled Times (plataforma da mostra)

05/12 – DOMINGO

15h - Filme: Agniyogana (plataforma da mostra)

17h - Debate: Yoga, a escolha de um caminho, com Leandro Castello Branco e Patrick Van Lammeren (Instagram do Festival)

19h - Filme: The Seeds of Vandana Shiva (plataforma da mostra)

06/12 – SEGUNDA-FEIRA

19h - Filme: Tenzo (plataforma da mostra)

07/12 – TERÇA-FEIRA

19h - Filme: Beijing Spring (plataforma da mostra)

08/12 – QUARTA-FEIRA

19h - Filme: The Way of the Psychonaut (plataforma da mostra)

09/12 – QUINTA-FEIRA

18h - Filme: Samadhi Road (plataforma da mostra)

20h - Vivência: Processo criativo com Daniel Hey e Julio Hey, diretores de Samadhi Road (Instagram do Festival)

10/12 – SEXTA-FEIRA

19h - Filme: Mission: Joy - Finding Happiness in Trroubled Times (plataforma da mostra)

11/12 – SÁBADO

15h - Filme: Andrei's Maria (plataforma da mostra)

17h - Debate: Tânia Quaresma, muito além de uma cineasta, com André Luiz Oliveira e Mestre Zen Budista (YouTube do Banco do Brasil e do Festival)

19h - Filme: Death Makes Life Possible (plataforma da mostra)

12/12 – DOMINGO

17h - Vivência: Processo criativo com o diretor de Meeting the Beatles in India, Paul Saltzman (YouTube do Banco do Brasil e do Festival)

19h - Filme: Meeting the Beatles in India (plataforma da mostra)

DIARIAMENTE - Homenagem a Tânia Quaresma

Filmes disponíveis a qualquer momento, durante o curso do Festival na plataforma da mostra e no site do CCBB em bb.com.br/cultura

Nordeste: Cordel, Repente, Canção

Mosteiro Zen Pico de Raios (sessão acessível)

Nísia Floresta - A Mulher à Frente de Seu Tempo

Tokuda

SINOPSES

1. SAMADHI ROAD (estreia)

Direção: Daniel Hey & Julio Hey, documentário, 90 min, 2021, Brasil, Livre

Samadhi Road narra a jornada de dois jovens irmãos que, em busca de sabedoria, autoconhecimento e espiritualidade, decidem levar perguntas atemporais a personalidades como Gilberto Gil, o saxofonista Sonny Rollins, a filósofa Agnes Heller e o líder espiritual Mooji. Desenhando um paralelo entre as primeiras experiências dos irmãos na Índia, ainda na infância, e a jornada interior dos entrevistados, o filme promove uma experiência imersiva em questões universais da vida humana.

2. IN THE FIRE OF DANCING STILLNESS

Direção: Renata Keller, documentário, 110 min, 2020, Alemanha/Suíça, Livre

É possível viver uma vida mais pacífica e criativa em nosso planeta? Numa época em que o estado do planeta coloca questões importantes: Quanto vale a vida para nós? E o que ainda consideramos sagrado? Essas perguntas inspiraram a Diretora a encontrar a mística, filósofa e ativista popular indiana Vimala Thakar (1921 - 2009). Foi um encontro que a inspirou profundamente e mudou sua vida e, vinte anos depois, ela traduz seu pensamento em uma obra cinematográfica.

 

3. MEETING THE BEATLES IN INDIA (estreia)

 

Direção: Paul Saltzman, documentário, 82 min, 2020, EUA, Livre

 

O cineasta Paul Saltzman refaz sua jornada de 50 anos atrás, quando passou um período transformador de vida com os Beatles no ashram do Maharishi Mahesh Yogi, nas margens do rio Ganges. Em 1968, ele descobriu sua própria alma, aprendeu meditação, o que mudou sua vida, e conviveu com John, Paul, George e Ringo. Cinquenta anos depois, ele conecta-se com David Lynch sobre sua própria jornada interior, entre outros, que contribuíram para a realização deste filme, narrado por Morgan Freeman.

 

4. THE WAY OF THE PSYCHONAUT – O CAMINHO DO PSICONAUTA (estreia)

 

Direção: Susan Hess, documentário, 86 min, 2020, EUA, 12 anos

 

Você já explorou a verdade e descobriu algo muito mais profundo sobre você e o universo? Foi exatamente o que aconteceu com a cineasta Susan Hess Logeais. Durante grande parte de sua vida enfrentou crises pessoais, até que aprendeu como se conectar com os aspectos místicos da consciência. Encontrou como guia o psiquiatra Stanislav Grof, pioneiro da psicoterapia psicodélica, que descobriu o poder de cura de estados incomuns de consciência por meio de 60 anos de pesquisa e experiência pessoal.

 

5. AGNIYOGANA

 

Direção: Emma Balnaves, documentário, 64 min, 2019, Austrália, Livre

 

AGNIYOGANA é uma investigação meditativa sobre a arte perdida do Hatha Yoga clássico. Oferecendo uma colagem experiencial de ação e quietude, luz e escuridão, som e silêncio, AGNIYOGANA explora a riqueza dos ensinamentos tradicionais do Hatha Yoga. AGNIYOGANA leva o espectador em uma jornada através do tempo e espaço para redescobrir as dimensões internas do Hatha Yoga e o verdadeiro significado de “yuj,” (ioga).

 

6. MISSION: JOY – FINDING HAPPINESS IN TROUBLED TIMES – ENCONTRANDO FELICIDADE EM TEMPOS CONTURBADOS (estreia)

 

Direção: Louie Psihoyos e Peggy Callahan, documentário, 90 min, 2021, EUA, Livre

 

Profundamente comovente e divertido, Mission: Joy é um documentário sobre a amizade de dois ícones internacionais que transcendem a religião: Sua Santidade o Dalai Lama e o Arcebispo Tutu, que se autodenominam irmãos travessos e ensinam sobre como criam alegria em um mundo que nunca foi fácil para eles. Inspirado no best-seller "O Livro da Alegria: Felicidade Duradoura em um Mundo em Transformação", o filme mostra o intercâmbio entre esses dois ganhadores do Prêmio Nobel da Paz.

 

7. THE SEEDS OF VANDANA SHIVA – AS SEMENTES DE VANDANA SHIVA (estreia)

 

Direção: James Becket, Camila Becket, documentário, 81 min, 2021, EUA/Austrália, Livre

 

Como a filha obstinada de um conservador florestal do Himalaia se tornou o pior pesadelo da Monsanto? As sementes de Vandana Shiva conta a história de vida notável da eco-ativista gandhiana Dra. Vandana Shiva, como ela enfrentou os Golias corporativos da agricultura industrial, ganhou destaque nos movimentos de economia de sementes e alimentos orgânicos e está inspirando uma cruzada internacional transformadora.

 

8. TENZO

 

Direção: Katsuya Tomita, documentário, 60 min, 2019, Japão, Livre

 

Dois jovens monges, Chiken e Ryugyo, retornam aos seus templos após completar seu aprendizado de treinamento no dojo da escola budista Soto. Dez anos depois, enfrentando a crise socioeconômica pós-Fukushima, os dois monges assumiram um papel mais comunitário. Chiken é voluntário em uma linha direta de prevenção ao suicídio ensinando que a sincronicidade da comida e da natureza têm impacto positivo na saúde das famílias. Ryugyo conforta as vítimas que vivem em abrigos temporários em regiões devastadas pelo tsunami e ajuda a limpar os escombros como trabalhador da construção civil.

 

9. DEATH MAKES LIFE POSSIBLE - A MORTE TORNA A VIDA POSSÍVEL

 

Direção: Mark Krigbaum, documentário, 60 min, 2013, EUA, 12 anos

 

A morte é algo que a maioria das pessoas teme e não quer pensar. Mas é possível que enfrentar nossa mortalidade possa nos inspirar a viver nossa vida de maneira mais plena? Este filme segue a antropóloga cultural e cientista Marilyn Schlitz, Ph.D., enquanto ela explora os mistérios da vida e da morte a partir de uma variedade de perspectivas e tradições mundiais. O filme examina como a cultura popular lida com o medo sempre presente que muitos têm sobre nossa própria mortalidade e explora o significado da morte e como podemos aprender a viver sem medo.

 

10. BEIJING SPRING – PRIMAVERA DE PEQUIM (estreia)

 Direção: Andy Cohen, documentário, 100 min, 2021, EUA, 12 anos

 Após a morte de Mao terminar com a brutal Revolução Cultural, fazendeiros e trabalhadores de fábrica vêm ao Muro da Democracia para exigir prestação de contas pelas dezenas de milhões que ele assassinou e encarcerou. Artistas e escritores rebeldes se reuniram para lutar pela liberdade de expressão até o novo governo reprimir com duras sentenças de prisão e forçar o exílio.

 

11. ANDREI’S MARIA – MARIA DE ANDREI

 Direção: Ingela Johansson, documentário, 40 min, 2017, Suécia, Livre

 A atriz Guðrún Gísladóttir, de "O Sacrificio", de Andrei Tarkovsky, retorna à ilha sueca de Gotland, locação do filme, trinta anos após a gravação, acompanhada de sua filha. É uma interpretação e uma homenagem à personagem Maria, uma feiticeira destinada a salvar o mundo de um desastre nuclear.

 

HOMENAGEM TÂNIA QUARESMA

 O Festival realizará uma homenagem à cineasta brasiliense, que faleceu em julho de 2021. Filmes exibidos que estão alinhados a curadoria do Festival:

 

NORDESTE: CORDEL, REPENTE, CANÇÃO

Documentário, 68 min, 1975, Brasil, Livre

 Gente simples, praças, feiras, viola, pandeiro, rabeca. O filme registra por meio de personagens, cenários e música, cenas que colocam lado a lado a riqueza e a miséria que envolvem algumas das mais tradicionais manifestações populares, como a “poesia matuta”, mais tarde chamada também de literatura de cordel.

 

MOSTEIRO ZEN PICO DE RAIOS

Documentário, 23 min, 1991, Brasil, Livre

 O filme é registro poético do cotidiano do Mosteiro Zen Budista Pico de Raios, em Ouro Preto, fundado pelo Mestre Ryotan Tokuda.

 

NÍSIA – MULHER À FRENTE DE SEU TEMPO

Documentário, 30 min, 2010, Brasil, Livre

 Filme sobre Nísia da Floresta, nascida no Rio Grande do Norte, em 1810, é considerada a precursora dos ideais feministas no país, tendo, durante toda sua vida, defendido as mulheres na luta pelos direitos igualitários.

 

TOKUDA

Documentário, 12 min, 2018, Brasil, Livre

 Um relato sobre a vida do mestre zen-budista Ryotan Tokuda, que chegou ao Brasil em 1968 e aqui fundou grupos de meditação e prática zen budista no Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Brasília e Belo Horizonte.

 

SOBRE OS CONVIDADOS

 

Gharana Eletroacústica - O grupo une Wilton Rossi e Zepedro Gollo, do duo Tartamudo, com André Luiz Oliveira, cineasta e músico com larga experiência em instrumentos indianos clássicos, tais como o sitar, o bansuri e o dilruba. O ponto de partida da sonoridade é constituído pelas longas paisagens sonoras do dhrupad, uma expressão da música clássica indiana em que voz, instrumentos musicais e drones repetitivos são usados para alinhar o corpo e a mente através da música. Esses elementos são unidos às estruturas musicais eletrônicas do Tartamudo, que se apresentam como elementos percussivos e pulsantes aliados a guitarras em camadas de loops manipulados ao vivo. Este espetáculo representa a roda da vida, o dharmachakra, a jornada entre o alvorecer e o crepúsculo da existência, que se repete de maneira cíclica na busca de crescimento do espírito humano.

 

Lazzo Matumbi - cantor, compositor e ativista brasileiro, um dos expoentes da música negra baiana oriundos do bloco afro Ilê Aiyê, e considerado uma das vozes mais marcantes da música baiana. Lazzo é considerado um dos criadores do samba-reggae . Em suas letras musicais o cantor questiona o preconceito, em temas que permaneceram atuais com expressões como “acabar com a tristeza, com a pobreza e o apartheid" da canção "Abolição". Em 2016 Lazzo foi agraciado com a Comenda Senador Abdias Nascimento pelo Senado Federal do Brasil, premiação que reconhece anualmente as personalidades brasileiras que se destacam na defesa da cultura negra no país. Em novembro de 2018 Lazzo foi homenageado pela "4ª Balada Literária da Bahia".

 

Leandro Castello Branco - coordenador do Saraswati Studio de Yoga no Rio de Janeiro, vive o Yoga há quase duas décadas. Morou seis meses na Índia em 2006 e desde então teve a oportunidade de viajar estudando vedanta, yoga e meditação com diversos mestres como Swami Dayananda Saraswati, S.S. o Dalai Lama e o mestre zen Thich Nhat Hanh. É autor do "Guia Prático para o Coração do Yoga", que chegou a ser um dos mais vendidos da Amazon/Kindle na categoria "Saúde e Família" e hoje já formou mais de 450 professores de Yoga.

 

Patrick van Lammeren - ministra aulas de Vedānta, Mitologia Védica, Sânscrito e Pūjā. É discípulo da profª Gloria Arieira desde 2004 e faz parte da equipe do Centro de Estudos Vidya Mandir no Rio de Janeiro. Realizou viagens à Índia em peregrinação a templos e lugares sagrados e esteve nos ashrams do Swami Dayananda na Índia e EUA, aprimorando seus conhecimentos sobre a cultura e a tradição védica através da convivência com mestres como Swami Dayananda Saraswati, Swami Tattvavidananda Saraswati e Swami Paramarthananda Saraswati. Atua em palestras e cursos em diversos espaços no Brasil e em Portugal, onde vive atualmente.

 

Daniel Hey & Julio Hey - Em 2017, Julio Hey co-dirigiu o documentário Pagliacci. Fundou, dois anos depois, em parceria com Luiz Villaça e Georgia Guerra-Peixe a produtora Café Royal. Em 2020, junto ao seu irmão, criou o selo “Irmãos Ahimsa” para ser usado em projetos documentais fundados em uma cultura de não-violência (ahimsa) e de autoconhecimento. As duas primeiras produções da dupla são os documentários de longa-metragem “Samadhi Road” e “Do Amor Ninguém Foge” (LevelK/Sales, em pós-produção). Este último retrata um sistema carcerário brasileiro que ganhou reconhecimento internacional ao criar prisões com uma proposta de recuperação mais humana.

 

Mestre Ryotan Tokuda Igarashi - nasceu em Hokkaido, norte do Japão, em 1938. Diplomou-se em filosofia Budista pela Universidade de Komazawa e tornou-se monge budista, ordenado na Escola Sōtō. Em 1968, veio para o Brasil como monge missionário, para trabalhar com o Mestre Shingu Roshi, que na época era o Superior para a América Latina da Sōtō Shu. O jovem Monge Tokuda passou a residir no Busshinji, em São Paulo, quando trabalhou como professor de língua japonesa e esportes para crianças. Nessa época, entrou em contato com brasileiros que expressavam forte interesse pelo zazen. Foi quando começou a peregrinar por nosso enorme país e em 1984 fundou o Mosteiro Zen Pico dos Raios, em Pirenópolis/GO.

 

Paul Saltzman - Diretor-produtor que viveu em Toronto e ganhou dois prêmios Emmy, conhecido por mais de 300 produções de cinema e televisão. Sua carreira no cinema e na televisão começou em 1965 na Canadian Broadcasting Corporation como pesquisador, entrevistador e apresentador, antes de trabalhar no National Film Board of Canada. Em 1968, ele aprendeu meditação no ashram de Maharishi Mahesh Yogi na Índia, uma experiência que mudou sua vida. Lá, ele fotografou os Beatles, Mia Farrow, Donovan e Mike Love. Mais de 50 anos depois do encontro, Saltzman transformou a história em um documentário de 79 minutos: Meeting The Beatles in India ("Encontrando os Beatles na Índia", em tradução livre). Narrado pelo ator Morgan Freeman e produzido por David Lynch, o filme traz imagens raras da banda feitas por Saltzman.

 

8º FESTIVAL INTERNACIONAL CINEMA & TRANSCENDÊNCIA

Data: 1 a 12 de dezembro de 2021
Acesso gratuito à Mostra: www.festivalcinemaetranscendencia.com

Patrocínio: Banco do Brasil

Realização: Centro Cultural Banco do Brasil

Curadoria: André Luiz Oliveira e Carina Bini

Produção: Atman Filmes

 

*Este projeto é realizado com Recursos da Lei de Incentivo à Cultura do Distrito  Federal

 

Acesso às ações e links de outras atividades digitais:

www.bb.com.br/cultura e redes sociais dos CCBBs

 

Relacionamento com a imprensa sobre o 8º FESTIVAL INTERNACIONAL CINEMA e TRANSCENDÊNCIA

 

Assessoria de imprensa: Objeto Sim Projetos Culturais

Gioconda Caputo, Carmem Moretzsohn, Amanda Guedes

www.objetosim.com.br

 

Assessoria de imprensa do CCBB:

Assessoria de imprensa CCBB Brasília: Pedro Emídio

Assessoria de imprensa CCBB BH: Bárbara Campos Guimarães

Assessoria de imprensa CCBB RJ: Bianca Mello

Assessoria de imprensa CCBB SP: Matheus Leite

 

CCBB nas redes sociais

 

Belo Horizonte - Facebook: ccbb.bh | Twitter: @ccbb_bh | Instagram: @ccbbbh

Brasília - Facebook: ccbb.brasilia | Twitter: @ccbb_df | Instagram: @ccbbbrasilia

Rio de Janeiro - Facebook: ccbb.rj | Twitter: @ccbb_rj | Instagram: ccbbrj

São Paulo - Facebook: ccbbsp | Twitter: @ccbb_sp | Instagram: ccbbsp


SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)