sábado, 10 de abril de 2021

Doc 'Sob total controle' aborda os bastidores da política diante do avanço da Covid-19 no Festival' É tudo Verdade'

 



O documentário "Sob total controle", dirigido por Alex Gibney, Ophelia Harutyunyan e Suzanne Hillinger, registra como o governo Trump reagiu aos primeiros meses da pandemia do Covid-19 focando apenas na sua reeleição, e desafiando a comunidade científica. O filme será exibido hoje, dia 10/04, às 19h, na plataforma É tudo Verdade/ Looke, na programação do Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade.


O longa mostra como a política e o discurso negacionista de Trump promoveu a disseminação do coronavírus em território norte-americano. 
A crise instaurada na Casa Branca, refletida nos discursos contraditórios entre os próprios membros da equipe governamental, principalmente nas áreas da saúde e da economia, dividiram as opiniões, enquanto a doença se alastrava rápida e silenciosamente. 


Com imagens de arquivo e depoimentos de agentes de saúde pública, especialistas em virologia e pandemias,  o filme constroi uma narrativa que mostra como a política se meteu no caminho da ciência. Na era do mundo conectado pelas redes sociais, a política da desinformação é a grande arma da atualidade. Fazendo um paralelo com a atuação da Coréia do Sul no combate ao coronavírus, o filme revela como o governo dos EUA negligenciou a doença,  trazendo o caos social e o crescimento do número de infectados e vítimas fatais. 

Além de fazer uma retrospectiva da origem da Covid-19 em comparação com outras pandemias já registradas, o filme também nos faz refletir sobre a lógica perversa da política do capital no mundo das megacorporações. Diante dos desafios de uma guerra viral e bacteriológica, os governos nacionais deveriam criar condições para que a ciência orientasse as  ações necessárias para a manutenção da vida humana. Entretanto, o que acontece é justamente o contrário disso: tentam criar fórmulas mágicas, negar as orientações da comunidade científica e invalidar os testes e a emergência das vacinas.

O documentário "Sobre total controle", ao retratar a desastrosa política de Trump referente ao combate do coronavírus, apresenta a influência dos EUA sobre outras nações no enfrentamento da pandemia, nos fazendo lembrar o atual cenário da política brasileira.

Elisabete Estumano Freire. 




SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)