O documentário "Mil Cortes", de Ramona S. Diaz, que registra a luta da jornalista Maria Ressa na luta pela informação e contra o regime autoritário do presidente filipino Rodrigo Duterte, será exibido no sábado, 10/04, às 17hs, na plataforma É tudo verdade/ Looke, dentro da programação do Festival Internacional de documentários È tudo Verdade.
Maria Ressa, fundadora da Rappier, uma agência de notícias, e que atuou por quase duas décadas como repórter investigativa da CNN no sudeste asiático, foi uma das principais figuras do jornalismo filipino combatendo e denunciando as empresas de fake news. Em defesa da liberdade de imprensa e de informação, Ressa foi incluída na lista de personalidades do ano pela Revista Time em 2018. Vítima de ameaças de morte, a jornalista foi presa pelo governo Duterte, acusada de difamação cibernética e notícias falsas de sonegação de impostos.
O documentário apresenta a trajetória de luta de Maria Ressa e sua equipe de jornalistas. Mostra como o violento governo filipino de Duterte manipula a opinião pública, tentando eliminar seus opositores, levantando a bandeira de guerra contra as drogas.
Elisabete Estumano Freire.
0 comments:
Postar um comentário