quinta-feira, 8 de abril de 2021

Documentário de animação 'Fuga" abre o Festival É Tudo Verdade



O documentário de animação FUGA (Flee), de Jonas Poher Rasmusssen, vencedor do prêmio de melhor documentário no Festival de Sundance 2021 será exibido nesta quinta-feira, dia 08/04, às 21hs, na sessão de abertura da 26ª edição do Festival Internacional de Documentários É tudo Verdade. 

Utilizando o dispositivo da entrevista, misturando imagens jornalísticas e a técnica da animação, o diretor 
Jonas Poher Rasmusssen reconstitui o drama real vivido por seu amigo Amin Nawabi (pseudônimo), um refugiado afegão em território europeu. A narrativa, que acontece no fluxo das memórias do personagem central, quase como uma sessão de psicanálise, tem origem na década de 1980, no contexto da Guerra Fria, e da invasão russa, também conhecida como Guerra do Afeganistão (1979-1989).  



O longa também aborda como os acontecimentos políticos e a guerra civil afegã afetaram a vida de Amin. A passagem da infância para a juventude, a separação da família, os desafios em terra estrangeira e a vida adulta são marcados por uma trajetória de dor, medo, segredos e abandono. Rassmussen (foto) busca o verdadeiro significado de se ter um lar, a partir da narrativa do personagem e sua tentativa de desenvolver relacionamentos baseados na verdade.  Através de uma pesquisa de imagens de arquivo e da animação, o cineasta utiliza elementos do ficcional e do documental para dar concretude às memórias do protagonista, pontuando a narrativa com uma trilha sonora marcante, que dá ritmo ao filme.  

Este ano, devido à pandemia do coronavírus, o Festival Internacional de Documentários É tudo Verdade 2021 ocorre de forma totalmente online e gratuita para todo o país. A programação do evento, que acontece de 08 a 18/04, pode ser acompanhada através das plataformas É Tudo Verdade/ Looke, Sesc Digital e Spcine Play.
  

Elisabete Estumano Freire.






Fuga (Flee)
Direção: Jonas Poher Rasmussen. Dinamarca/ França/ Suécia/ Noruega. 90 min.
Idiomas: inglês, dinamarquês, russo, dari, sueco. Classificação indicativa: 13 anos.


__________


SERVIÇO: 

Mais informações sobre acesso e a programação completa do Festival Internacional de documentários É TUDO VERDADE você encontra em: 


https://www.programacinesom.com/2021/04/programacao-completa-e-tudo-verdade.html



 

 

 


 

 

 



SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)