segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Unicamp e Núcleo de Cinema de Animação de Campinas lançam curta de animação sobre COVID-19

 

“Quando tudo isso passou”: Curta metragem de animação integra a “Força Tarefa - Unicamp contra Covid-19”

O Instituto de Artes da Unicamp e o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas (NCAC) se juntaram à “Força Tarefa - Unicamp contra Covid-19” e produziram o curta-metragem “Quando tudo isso passou”, um desenho animado com reflexões sobre a pandemia do coronavírus.

O curta-metragem traz a história de uma cientista que busca o remédio para doença, mas que, além da pesquisa e das questões ligadas à saúde física e hábitos de higiene, reflete sobre como a solidariedade, compreensão e o amor são essenciais em tempos de pandemia. O filme está disponível no canal da TV Unicamp no Youtube, neste link: https://youtu.be/9a4QI7aTq4Y.

O texto é do próprio diretor, Wilson Lazaretti, professor do Instituto de Artes da Unicamp, com contribuições de oito ex-alunos do animador, estudantes principalmente do curso de Artes Plásticas da Unicamp, com cada um trabalhando remotamente de sua casa. A produção é de Maurício Squarisi, do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas. Uma das envolvidas é a jovem Isabella Brum, 20 anos, estudante do segundo ano de Artes Visuais da Unicamp. “A gente trata deste tema do coronavírus de uma forma um pouco mais lúdica. É um vídeo com um caráter mais esperançoso, para levar uma luz para as pessoas”, comenta ela, que vê no projeto também uma oportunidade de evoluir e aprender mais a técnica da animação.

Força Tarefa – Unicamp contra Covid-19

A Força Tarefa Unicamp contra a Covid-19 é uma iniciativa da Universidade Estadual de Campinas que coloca a serviço da sociedade sua infraestrutura e todo o recurso humano e financeiro na luta contra um dos maiores males da história da humanidade. Hoje, a Força Tarefa Unicamp contra a Covid-19 trabalha arduamente junto aos governos municipal, estadual e federal para conseguir os recursos necessários para ampliar cada vez mais sua capacidade de atuação. Para saber mais: http://www.ftcovid19.unicamp.br/index.html

Núcleo de Cinema de Animação de Campinas: atuação virtual reforçada durante a quarentena

Com mais de 45 anos de atuação, o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, dirigido por Wilson Lazaretti e Maurício Squarisi, mantém as atividades a todo vapor, respeitando o isolamento social e recorrendo ao ambiente virtual. Além do envolvimento com o curta-metragem “Quando tudo isso passou”, as atividades do Núcleo neste período envolvem um curso de animação online e também um livro.

O co-diretor do Núcleo, Maurício Squarisi, lançou um curso online de desenho animado autoral, que permite que os alunos criem sua própria produção de animação. Disponível na plataforma da Diálogo Produções Culturais, as aulas totalizam 1h30, incluindo uma aula de apresentação inicial gratuita. O curso é recomendado para pessoas acima de 12 anos, e não é necessário ter nenhuma experiência nem com desenho, nem com animação, porque é esse traço pessoal que será aplicado na criação de seu filme.

Esta metodologia própria desenvolvida pelo Núcleo, aliás, é a base do livro "Manual do Pequeno Animador", de Wilson Lazaretti. Após uma campanha de financiamento coletivo no início do ano, o livro "Manual do Pequeno Animador", escrito pelo fundador e co-diretor do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, Wilson Lazaretti, está disponível para venda pelo site https://ncaonline.lojaintegrada.com.br/manual-do-pequeno-animador.

O "Manual Do Pequeno Animador" traz questões da arte da animação, mais filosóficas do que propriamente técnicas, que refletem uma metodologia própria construída por Lazaretti, em seu trabalho ao lado de Maurício Squarisi nos 45 anos do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, presente tanto nas dinâmicas de suas oficinas, quanto nos trabalhos autorais de seus dois diretores.

"É um manual sobre parte do que se aprende e sobre parte do que se ensina sobre animação e desenho animado", comenta Wilson Lazaretti, que intercala na obra comentários sobre o nascimento da animação e sua evolução, a linguagem do cinema e algumas questões técnicas sobre o desenho, entre outros tópicos, com narrativas baseadas nas mais de 2500 oficinas de animação que o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas realizou mundo afora, transformadas em fábulas. O livro ganhou a importante contribuição da animadora búlgara Radostina Neykova, que fez as ilustrações.

Saiba mais sobre o Núcleo Cinema de Animação de Campinas

Maurício Squarisi e Wilson Lazaretti têm uma longa trajetória na animação. Juntos, fundaram em 1975, o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, entidade que dirigem até hoje e conquistou um importante lugar no cenário da animação brasileira, produzindo um gênero de animação voltado exclusivamente para a produção independente. As oficinas de animação do Núcleo já foram ministradas para crianças, jovens a adultos em quase todo o território brasileiro, além de Argentina, Portugal, Dinamarca, Suécia, Estados Unidos, entre outros países. Para saber mais, basta acessar o blog do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, pelo http://nucleodeanimacaodecampinas.blogspot.com/

 Confira!

Quando tudo isso passou: Animação de alunos da Unicamp sobre coronavírus: http://www.ftcovid19.unicamp.br/index.html

Livro Manual do Pequeno Animador: https://ncaonline.lojaintegrada.com.br/manual-do-pequeno-animador

Curso on-line de desenho autoral: https://dialogosproducoes.com/courses/curso-de-desenho-animado-autoral-com-mauricio-squarisi/

Blog do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas: http://nucleodeanimacaodecampinas.blogspot.com/

 


FONTE: ANDRÉA ALVES

Assessoria de comunicação do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas:

 

A2N Comunicação


SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)