Nesta quinta, 27 de agosto, às 19h, o projeto Cine Debate UFF, do Centro de Artes UFF, apresenta o documentário As Cores do Divino, de Victor Costa. A sessão gratuita, seguida de debate, será exibida pelo YouTube e Facebook do Centro de Artes UFF, com a participação de Victor Costa, diretor do documentário e do pesquisador Jocimar Dias Jr. (Programa de Pós-Graduação em Cinema da UFF, membro da Revista Moventes e Ritornelo Audiovisual).
Primeiro documentário em longa-metragem do cearense Victor Costa Lopes, “As Cores do Divino” traz um instigante panorama sobre a relação entre religião e sexualidade. Realizado a partir de conversas com pessoas LGBTI+, apresenta nove entrevistados unidos por um traço em comum: todos já fizeram parte, ou ainda fazem, de alguma instituição religiosa. Há católicos, umbandistas, espíritas e evangélicos, de diferentes orientações sexuais e identidades de gênero. Nas conversas, compartilham livremente suas histórias sobre religiosidade, sobre a descoberta da própria sexualidade e sua relação com a fé ou doutrina que escolheram. “As Cores do Divino” foi lançado no último dia 27 de junho, véspera do Dia do Orgulho LGBTI+, na plataforma da sua distribuidora, Embaúba Filmes, e agora o filme entra em circuito, aqui no Centro de Artes UFF e em plataformas pagas de streaming.
Cine Debate UFF com o filme As Cores do Divino
Dia 27 de agosto, às 19h
Sessão seguida de debate com Victor Costa Lopes, diretor do documentário. Mediação do pesquisador Jocimar Dias Jr. (PPGCine/UFF, Revista Moventes e Ritornelo Audiovisual).
Transmissão pelas redes sociais do Centro de Artes UFF:
- Facebook: www.facebook.com/
- YouTube: https://www.youtube.com/
As cores do divino, de Victor Costa Lopes
Documentário, COR, Brasil, 2020, 78´
Classificação Indicativa: 16 anos
Sinopse: Documentário realizado a partir de conversas com pessoas LGBTI+, unidas por um traço em comum: todas já fizeram parte, ou ainda fazem, de alguma instituição religiosa. O filme traça um instigante panorama sobre a relação entre religião e sexualidade.
Sobre o diretor:
Victor Costa Lopes é formado em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Ceará. Sócio da Orla Filmes, atua como diretor, montador, roteirista e produtor. Dirigiu os curtas-metragens Revoada (2019), premiado como Melhor Curta Novos Rumos do Festival do Rio 2019, e De terça pra quarta (2015), vencedor do prêmio da crítica do Janela Internacional de Cinema 2015. Victor também é co-diretor do longa-metragem O Animal Sonhado; (2015) e da série documental Identidade #Transvive (inédita). É montador do longa-metragem Inferninho (2018). As Cores do Divino é seu primeiro longa-metragem documental.
0 comments:
Postar um comentário