segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Inscrições abertas para o 5º ARCHcine 2020

 


O Festival Internacional de Cinema de Arquitetura -  ARCHcine 2020 recebe até o dia 06 de setembro, domingo, as inscrições para sua 5ª edição. Serão aceitas obras produzidas em qualquer suporte, gênero ou formato, sem restrição quanto ao ano de realização. O ARCHcine 2020 contará com uma Mostra Competitiva Internacional além de mostras fora de competição. O festival será realizado em novembro e as inscrições podem ser efetuadas através do site www.archcine.com.

Histórico

Partindo para sua quinta edição consecutiva, o ARCHcine já apresentou mais de 100 filmes do Brasil e do exterior, consolidando-se como uma importante plataforma de difusão audiovisual sobre arquitetura e urbanismo no país. Além de sua realização permanente no Rio de Janeiro, o festival já teve edições realizadas em São Paulo e em Brasília, nos anos de 2019 e 2018, respectivamente.

Pioneiro no Brasil na abordagem da arquitetura e do urbanismo através do cinema, o ARCHcine apresenta anualmente a mais recente safra de filmes sobre o tema. São destacadas produções com temáticas sobre arquitetura, urbanismo e seus mais diversos atravessamentos, como a formação das cidades, mobilidade, ocupação de territórios, patrimônio material e imaterial, movimentos paisagísticos, dentre outros.

Parcerias e Intercâmbio

O ARCHcine mantém parcerias internacionais, com o Arquiteturas Film Festival Lisboa e com o movimento Filmessay (Itália), além da parceria nacional do Move Cine Arte. Tais parceiros garantem anualmente a presença de grandes filmes no ARCHcine, além de fomentar o diálogo entre produtores e realizadores. Em 2020, haverá ainda a segunda edição do Prêmio Arquiteturas, que garante a seleção do Melhor Curta Brasileiro na avaliação do festival português para sua próxima edição, em 2021.

O 5º ARCHcine é chancelado como parte integrante da programação oficial que celebra o título de primeira Capital Mundial da Arquitetura, concedido à cidade do Rio de Janeiro pela UNESCO em parceria com a União Internacional de Arquitetos (UIA). O festival é associado ao Fórum Nacional dos Organizadores de Eventos Audiovisuais Brasileiros – Fórum dos Festivais e conta com o apoio institucional do Instituto de Arquitetos do Brasil-IAB/RJ e da FACHA – Faculdades Integradas Hélio Alonso. 

O ARCHcine é uma realização do IBEFEST – Instituto Brasileiro de Estudos de Festivais Audiovisuais. Acesse o regulamento e a ficha de inscrição em http://archcine.com 


Serviço: 5º Festival Internacional de Cinema de Arquitetura - ARCHCINE 2020

Inscrições: até 6 de setembro, domingo, no site do festival. 

Informações: http://archcine.com

Facebook: https://www.facebook.com/archcinefestival

Instagram: @archcinefestival


Fonte:

 

  RoMa in Press - Roberta Mattoso Comunicação & Imprensa

SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)