São cinco filmes de ficção e dois documentários. Dos sete, quatro têm diretoras mulheres. “Canção sem nome”, do Peru. Direção de Melina León
Sete filmes inéditos no Brasil, entre os quais dois brasileiros em première mundial, vão compor a Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem do 29º Cine Ceará, que acontece de 30 de agosto a 6 de setembro em Fortaleza. Cinco dos filmes chegam com passagens bem-sucedidos por alguns dos mais importantes festivais do mundo, como Cannes, Berlim, Toronto e Roterdã.
“Ressaca”, com direção de Patrizia Landi e Vincent Rimbaux |
“A viagem extraordinária de Celeste García”, de Arturo Infante |
O crítico de cinema e cineasta Eduardo Valente integrou a curadoria da Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem desta edição, com Margarita Hernández e a colaboração de Wolney Oliveira. Eduardo Valente já trabalhou para vários festivais de cinema no Brasil e no exterior, tendo sido diretor artístico do Festival de Brasília entre 2016 e 2018. Desde 2017 é o delegado no Brasil para o Festival de Berlim. Como realizador ganhou, entre outros prêmios, o de Melhor Curta e Melhor Diretor de Curtas no Cine Ceará e o primeiro prêmio no Festival de Cannes na Mostra Cinefondation, em 2002 com o filme “Um Sol Alaranjado”.
“Luciérnagas”, direção de Bani Khoshnoudi |
O 29º Cine Ceará é uma promoção da Universidade Federal do Ceará, através da Casa Amarela Eusélio Oliveira, com apoio do Governo do Estado do Ceará por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (SIEC), Secretaria Estadual da Cultura, e da Prefeitura de Fortaleza através da Secultfor. Conta com patrocínio de empresas públicas e privadas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, através da SP Combustíveis, M. Dias Branco, Café Santa Clara e Cegás. Agradecimentos: Enel. A realização é da Associação Cultural Cine Ceará, Bucanero Filmes e da Secretaria Especial da Cultura – Governo Federal.
OS LONGAS DA COMPETITIVA IBERO-AMERICANA
El viaje extraordinario de Celeste García / A viagem extraordinária de Celeste García. Dir. Arturo Infante. Ficção. 2018. 92min. CUBA.
Canción Sin Nombre / Canção sem nome. Dir. Melina León. Ficção. 2019. 97min. PERU.
Greta. Dir. Armando Praça. Ficção. 2019. 96min. BRASIL.
Luciérnagas. Dir. Bani Khoshnoudi. Ficção. 2018. 85min. MÉXICO.
Notícias do fim do mundo. Dir. Rosemberg Cariry. Ficção. 2019. 70min. BRASIL.
Ressaca. Dir. Patrizia Landi e Vincent Rimbaux. Documentário. 2018. 86min. BRASIL.
Vozes da Floresta. Dir. Betse de Paula. Documentário. 2019. 95min. BRASIL.
SERVIÇO
29° Cine Ceará - Festival Ibero-americano de Cinema - De 30 de agosto a 06 de setembro de 2019 em Fortaleza. Informações: www.cineceara.com. E-mail: contatos@cineceara.com. Tel: (85)3055-3465 e 99134-1101. Toda a programação tem acesso gratuito.
ASSESSORIAS DE IMPRENSA:
CEARÁ: DÉGAGÉ
Sônia Lage e Luana Rodrigues
NACIONAL: PRIMEIRO PLANO
Anna Luiza Muller
Julia Moura
Marcela Salgueiro
0 comments:
Postar um comentário