sábado, 9 de abril de 2016

Ciclo de Cinema Iraniano estreia a partir desta segunda (11) na TV BRASIL


TV Brasil apresenta sessão com longas iranianos premiados a partir de segunda (11)
Ciclo de Cinema reúne produções consideradas clássicas no país do Oriente Médio

Com uma seleção que contempla alguns dos principais filmes de consagrados diretores do Oriente Médio, a TV Brasil exibe o Ciclo de Cinema Iraniano nas madrugadas da próxima semana. Ao todo, a emissora apresenta cinco filmes do país asiático, sempre à 1h da manhã, de segunda a sexta-feira, a partir do dia 11 de abril. A sessão inclui dois longas do aclamado cineasta Mohsen Makhmalbaf.

Cena do filme "Gabbeh"
Abre a sessão o longa "Gosto de Cereja", considerado a obra prima da filmografia do diretor Abbas Kiarostami. O filme conquistou a Palma de Ouro no Festival da Cannes e vai ao ar à 1h de segunda (11) para terça (12).

Já na madrugada de terça (12) para quarta (13), no mesmo horário, a atração da faixa é o lírico filme "Gabbeh", de Mohsen MakhmalbafO destaque de quarta (13) para quinta (14), à 1h, é o drama "Tempo de Cavalos Bêbados", do cineasta Bahman Ghobadi. O diretor conquistou a Câmera de Ouro no Festival de Cannes, reconhecimento concedido a diretores estreantes.

Cena do filme "Tempo de Cavalos Bêbados"
Com direção da cineasta Samira Makhmalbaf, filha de Mohsen Makhmalbafo longa "A Maçã" vai ao ar na madrugada de quinta (14) para sexta (15), à 1h. Inspirado em fatos reais, o filme marcou a estreia da jovem diretora na sétima arte.

Para terminar o Ciclo de Cinema Iraniano, a TV Brasil apresenta o sensível e poético drama "O Silêncio" de sexta (15) para sábado (16), à 1h. A produção é dirigida pelo iraniano Mohsen Makhmalbaf, reconhecido com a Medalha de Ouro do Senado Italiano no Festival de Veneza.
_______________________________________________________________________________

Sinopse de "Gosto de Cereja", primeiro longa da sessão

Cena do filme "Gosto de Cereja"
Sr. Badii é um homem de meia idade amargurado que deseja morrer, mas vive em uma sociedade onde o suicídio é considerado uma abominação. Ele busca conhecer alguém que possa enterrá-lo em buraco e confirmar se ele está mesmo morto.

Dirigindo pelas colinas acima de Teerã, ele conhece diversos personagens: afegãos, curdos, turcos, prisioneiros do deserto, um soldado, um estudante seminarista e o empregado de um museu.

Essas pessoas também vivem mais ou menos à margem da sociedade e recebem a proposta de Badii com reações variadas. Cada um apresenta suas razões para rejeitar a proposta de ajudá-lo nessa atitude: medo, escrúpulos religiosos e repulsa humanista por uma vida deliberadamente desperdiçada.

Vencedor da Palma de Ouro no Festival da Cannes, o drama “Gosto de Cereja” é considerado a obra prima do cineasta iraniano Abbas Kiarostami e um dos filmes mais importantes da década de 1990. A narrativa do road movie estimula a reflexão enquanto o protagonista circula pelas paisagens áridas de Teerã.

Ficha técnica
Título original: Ta'm e guilass. País de origem: Irã. Ano: 1997. Gênero: drama. Direção: Abbas Kiarostami, com Homayoun Ershadi, Abdolrahman Bagheri, Afshin Khorshid Bakhtiari. Classificação indicativa: 12 anos. Duração: 98 min.

Serviço:
Ciclo de Cinema Iraniano - "Gosto de Cereja" – de segunda (11) para terça-feira (12) à 1h, na TV Brasil.




Confira a programação completa de filmes do Ciclo de Cinema Iraniano na TV Brasil




"Gosto de Cereja"
Cena do filme "A maçã"
Data: 11/4 (segunda) para 12/4 (terça-feira), à 1h


"Gabbeh"

Data: 12/4 (terça) para 13/4 (quarta-feira), à 1h

"Tempo de Cavalos Bêbados"
Data: 13/4 (quarta) para 14/4 (quinta-feira), à 1h

"A Maçã"
Data: 14/4 (quinta) para 15/4 (sexta-feira), à
Cena do filme "Silêncio"



1h

"Silêncio"
Data: 15/4 (sexta) para 16/4 (sábado), à 1h















Fonte: Fernando Chaves
Coordenador
Gerência de Comunicação
Empresa Brasil de Comunicação|TV Brasil





SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)