sexta-feira, 8 de abril de 2016

Academia Internacional de Cinema inaugura curso de Interpretação para Cinema


A Academia Internacional de Cinema inaugura dia 13 de abril em sua sede no Rio de Janeiro, em Botafogo, o curso Interpretação para Cinema, que busca analisar e refletir sobre os aspectos técnicos e artísticos que compõem a linguagem do cinema a partir da perspectiva do ator. O curso fornece instrumentos para que o ator tenha a compreensão prática e teórica da relação entre diretor e ator num set de filmagem. Faz uma análise introdutória das escolas de interpretação dentro do contexto histórico do cinema e seus desdobramentos.

Interpretação para cinema tem técnicas e exigências específicas adequadas a um set de filmagem e à linguagem fílmica. Leva em consideração fotografia, movimentos de câmera, continuidade e uma série de elementos de produção. O curso de Interpretação para o Cinema guia o aluno dentro desse universo e sua linguagem específica, dando um panorama profissional e preparando o ator para o trabalho no set, ao mesmo tempo que desenvolve e amplia seus conhecimentos, experiências e técnicas de interpretação. As aulas serão ministradas por Amanda Gabriel e Ricardo Fogliatto.



Amanda Gabriel:
Atriz e arte-educadora. Formou-se em Artes Cênicas pela UFPE em 2004 e cursou o Bacharelado em Interpretação na UNIRIO de 2006 a 2009.  Tem pesquisado sistematicamente e na prática os processos e metodologias de construção do discurso e autoria do ator de cinema e as relações que ele estabelece com o diretor e o roteiro do filme. Atuou como Preparadora e Produtora de Elenco, assim como Assistente de Direção, em diversos filmes da atual cinematografia Brasileira, entre eles: “A Cidade Onde Envelheço” (2015) Dir.: Marília Rocha (MG); “O Homem que Matou a Minha Amada Morta” (2015) Dir.: Aly Muritiba (PR); “Casa Grande” (2014) Dir: Fellipe Gamarano Barbosa (RJ); “Amor, Plástico e Barulho” (2013) Dir.: Renata Pinheiro (PE); “Tatuagem” (2013) Dir.: Hilton Lacerda (PE); “O Som ao Redor” (2012) Dir.: Kleber Mendonça filho (PE).

Ricardo Fogliatto:
Mestrando em Artes Cênicas na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e formado em Cinema pela Universidade Federal Fluminense. Começou suas atividades profissionais como ator aos 15 anos participando de 3 curtas-metragens veiculados na RBSTV, em Porto Alegre. Trabalhou em mais de 15 comerciais nacionais, entre eles, Pepsi, Guaraná Antartica, Vivo, Batavo, Oi, Nextel, Aes Sul, Shopping Vitória; Em 2007, foi para o Rio de Janeiro trabalhar na TV Globo, onde atuou nos produtos ‘Malhação’, ‘A vida da Gente’ e ‘Casos e Acasos’. No cinema, atuou no curta ‘Trocam-se Bolinhos por Histórias de Vida’, premiado em diversos festivais. Em 2011, desenvolveu o projeto pedagógico da Primeiro Encontro em Londrina/PR, criando a primeira escola particular de teatro na cidade, contando hoje com mais de 90 alunos. No teatro, atuou em inúmeras peças desde espetáculos infantis a teatro de rua. Atualmente se dedica a pesquisar na universidade sobre trabalho no cinema e a dirigir seus próprios filmes. Em 2014 realizou seu primeiro curta-metragem ‘Somos Aquilo que Fomos Um Dia’.

Academia Internacional de Cinema
A Academia Internacional de Cinema (AIC) é uma escola de cinema com filiais em São Paulo e recentemente no Rio de Janeiro. Reconhecida por sua excelência demonstrada em mais de 2300 filmes produzidos pelos alunos em seus mais de dez anos de atividades, possui programas exclusivos e inovadores que combinam teoria sólida com prática intensiva. A AIC ensina aos alunos as habilidades necessárias para que atuem como profissionais criativos nas diversas áreas do cinema. O corpo docente é composto por professores experientes e cineastas de renome, com muitos trabalhos no mercado nacional e internacional. Com um programa de mais de 30 cursos que abrangem toda a cadeia produtiva do audiovisual – da ideia à distribuição, entre eles: cursos de formação livre, intensivos de férias, oficinas especializadas e o curso de 2 anos de Formação Profissional em Cinema – o Filmworks. Todos os anos a escola abriga uma série de eventos e palestras abertas ao público, bem como aulas especiais com cineastas, proporcionando uma série de discussões sobre cinema.

Serviço
Academia Internacional de Cinema
Endereço: Rua Martins Ferreira, 77 – Botafogo, Rio de Janeiro – RJ, próximo à Cobal do Humaitá.
Inscrições e mais informações: 21 2537-8183; www.aicinema.com.br
curso de Interpretação para Cinema
De 13 de abril a 2 de junho; 42 h | 14 Encontros
Quartas e Quintas, das 15h às 18h

Fonte: Assessoria Primeiro Plano/ Júlia Moura.

SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)