segunda-feira, 7 de março de 2016

Galeria Homegrown Ipanema apresenta "Imaginação", de Márcio SWK


A partir do dia 9 de março, o artista Márcio SWK apresenta na Galeria Homegrown Ipanema a exposição Imaginação. Como o nome sugere, a mostra busca mexer com a imaginação do público ao representar letras abstratas nas telas. SWK é pesquisador das letras e de seus formatos e para o novo trabalho harmoniza tons fortes e brinca com composições de cores. A ideia é estimular diversas interpretações. 

"Sempre em minhas pinturas prezo pela harmonização de cores. Nessa exposição, uma das ideias é que o público interprete as telas de formas diferentes e desenvolva a imaginação sobre o que está vendo", explica o artista, que trabalhou durante três meses nas obras da nova mostra. "Cada tela que pinto representa uma letra. Mas cada um pode enxergar uma coisa diferente. Eu sei que pintei a letra L, por exemplo, mas é bacana ouvir a pessoa falando que está vendo um trem, prédios, ou um horizonte com sol ".

Imaginação apresentará sete obras, todas pinturas geométricas. As telas - linho com chassi de cedro - foram produzidas com diversos tipos de material, sendo eles tinta acrílica, spray, giz pastel oleoso e lápis grafite 6b. Os tamanhos variam entre 80x60cm e 170x150cm. A mostra contaráainda com uma gravura do artista, que também se inspira em outras culturas.

"A cultura indiana serve de estímulo para o meu trabalho. As cores da Índia me inspiram muito, estou sempre pesquisando sobre. Mas a minha inspiração também vem de tudo o que observo na rua - a roupa das pessoas, por exemplo", explica o artista, que expõe pela segunda vez na galeria, depois de "Eu Vejo Letras", em 2014.

SWK é parceiro da Galeria Homegrown há seis anos e importante integrante do Arte Core, festival de arte urbana carioca idealizado pela galeria, que acontece desde 2013 nos jardins e pilotis do MAM Rio. O artista é considerado uma referência expressiva do graffiti brasileiro dentro e fora do país. No festival, produziu um painel para a primeira edição. No ano seguinte, atuou ao lado do Coletivo Santa Crew e teve duas obras expostas na edição de 2015. Também expôs seu trabalho no "Art Rua", em 2011 e 2013. Em São Paulo participou da "2 Bienal de Graffiti" e do MUBE, com "Expo Matilha", em 2012, e este ano foi palestrante no Obra Festival.

SWK também marcou presença em exposições em outros países da América do Sul, como Buenos Aires. Nos Estados Unidos, esteve em Miami no "Art Basel", 2012 e 2013, e no "Ultra Music Festival" . Teve seu trabalho exposto em Amsterdam, Berlim e Paris ("Graffitizm - Hip Hop Paris", 2013), na Europa, e até mesmo Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, onde, à convite, pintou um grande painel. É membro da Santa Crew e FleshBeckCrew.

Galeria Homegrown Ipanema
A Galeria Homegrown Ipanema, que completou 10 anos este ano, faz parte do cenário contemporâneo da Arte Urbana nacional. Promove exposições frequentes, sendo o espaço pioneiro a impulsionar a street art na cidade e uma das principais deste segmento no Brasil, já tendo realizado mais de 100 apresentações.

Desde 2006, promove exposições de artistas de diferentes segmentos como: grafiteiros, artistas plásticos, ilustradores, fotógrafos, designers e tatuadores; por onde passam, em cada edição, entre 500 e 700 pessoas. Nomes como Antônio Bokel, Gais Ama, Flavio Samelo, Mateu Velasco, Fefe Talavera, Marcelo Ment, Titi Freak, Mark Miner e João Lelo, além de artistas de Brasília, São Paulo e outros países como Argentina, Peru, México, Suíça, Holanda, Estados Unidos e até do Japão já expuseram na galeria.
Por toda essa dedicação e trabalho de curadoria, conquistou o respeito, o reconhecimento e a admiração da cena e dos admiradores de street art, ganhando destaque em diferentes mídias e meios de comunicação.

Serviço:
Imaginação
Abertura para o público: Quarta-feira, 9 de março, das 18h às 22h
Período de exposição: De 9 de março a 2 de abril
Horário de visitação: segunda a sexta, das 10h às 20h, sábados e feriados, das 10h às 18h
Endereço: Rua Maria Quitéria, 68 – Ipanema – RJ
Telefone: (21) 2513 2160
Entrada Gratuita/ Classificação livre

Fonte: Primeiro Plano/ Júlia Moura.

SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)