quinta-feira, 27 de outubro de 2022

Vitrine Filmes exibe 'Amigo Secreto' em sessão especial gratuita no YouTube (27/10)

 



Documentário de Maria Augusta Ramos será transmitido ao vivo nesta quinta-feira, 27/10, e ficará no ar por 24 horas

 

Amigo Secreto, documentário sucesso de crítica dirigido por Maria Augusta Ramos, terá exibição única aberta ao público, das 19h nesta quinta-feira, 27 de outubro, às 19h de sexta, 28, no canal da Vitrine Filmes no Youtube. O longa-metragemse detém às investigações da Operação Lava-Jato, que levaram à prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, agora candidato à reeleição, e ao posterior escândalo envolvendo juízes e procuradores, acusados de manipular informações e cometerem ilegalidades jurídicas. Produzido por Nofoco Filmes, Docmakers eGebrueder Beetz Filmproduktion ecoproduzido e distribuído pela Vitrine Filmes, o doc brasileiro-alemão-holandês é o segundo documentário mais assistido nas salas de cinema do Brasil em 2022 e ficou em cartaz por 10 semanas, totalizando 15.254 espectadores. 

  

Com abordagem direta do processo registrado em cena, a diretora adota três instâncias principais para fazer sua linha narrativa: o trabalho de jornalistas do The Intercept Brasil e do El País Brasil na apuração do que ficou conhecido como “Vaza-Jato”; imagens de arquivo, como o depoimento de Lula diante do ex-juiz Sergio Moro, figura-chave em todo o processo; e a costura de imagens contemporâneas de protestos e movimentações em torno de Jair Bolsonaro, eleito presidente da República em 2018.  

  

Maria Augusta permite que seus personagens, em especial os jornalistas, circulem pelo filme como se sempre fizessem parte dele. No trabalho, em casa ou em entrevistas diretamente com suas fontes, figuras como Leandro Demori, Carla Jiménez, Regiane Oliveira e Marina Rossi têm documentadas as tensas rotinas de trabalho e a apreensão de estarem diante de um episódio que alterou os rumos do país.  

 

Para a diretora, a sessão especial aberta, tem um importante papel às vésperas das eleições do segundo turno: 

 

“O filme ‘Amigo secreto’ mostra a linha histórica de ilegalidades que vêm desde a Operação Lava-Jato, passa pela prisão ilegal do ex-presidente Lula, chegando até este momento em que convivemos com o risco real de nova ruptura do nosso Estado Democrático de Direito. Acredito que seja um documento importante sobre esse período, assim como um filme a ser visto por aqueles que ainda não se deram conta da gravidade do que estamos vivendo”, ressalta. 




  

   

Sinopse   

Em 2019, a entrada do ex-juiz Sergio Moro no governo Bolsonaro e o vazamento de mensagens trocadas por ele com procuradores e autoridades abalam a credibilidade da Operação Lava-Jato. Um grupo de jornalistas acompanha os desdobramentos do caso, enquanto o país mergulha em uma sequência de crises que começa a ameaçar a sua democracia.  

  

Com  

Carla Jiménez   

Regiane Oliveira  

Marina Rossi  

Leandro Demori  

  

Ficha técnica 

Direção e roteiro: Maria Augusta Ramos  

Direção de fotografia: Diego Lajst   

Som direto: Fernando Akira  

Montagem: Karen Akerman   

Montagem adicional: Eva Randolph  

Direção de produção e pesquisa: Zeca Ferreira  

Desenho de som e mixagem: Tom Bijnen, Mark Glynne  

Finalização: Jan Jaap Kuiper  

Correção de cor: Michiel Rumnens  

Produtor executivo: Maria Augusta Ramos, Felipe Lopes, Ilja Roomans  

Produtores: Maria Augusta Ramos, Christian Beetz, Ilja Roomans, Silvia Cruz  

Uma coprodução: Vitrine Filmes, ZDF em associação com ARTE  

Uma produção: Nofoco Filmes, Gebrueder Beetz Filmproduktion, Docmakers  

Patrocínio: IREE, Grupo Prerrogativas, FENAE  

Esse filme teve o apoio de: Netherlands Film Fund e The Netherlands Film Production Incentive   

Apoio: Trupe do Filme, TVT  

  

Maria Augusta Ramos | Diretora  

É uma diretora de cinema reconhecida mundialmente. Seus filmes foram premiados em diversos festivais nacionais e internacionais. “O Processo” estreou na Berlinale e recebeu o Prêmio de Melhor Filme no festival suíço Visions du Reel, no DocumentaMadrid, no IndieLisboa, no Poitier Filmes Le Travail Int. Film Festival e no Int. Documentary Festival de Buenos Aires. “Desi” ganhou o Prêmio do Público no Festival Internacional de Documentários de Amsterdã (IDFA) e de Melhor Documentário no Netherlands Film Festival. “Justiça” foi premiado como Melhor Filme no Visions du Reel, no Taiwan International Documentary Festival (TIDF) e no CPH:DOX de Copenhagen. “Juízo” recebeu o Prêmio Fipresci no DOK Leipzig, na Alemanha, e de Melhor Filme no One World Int. Doc. Festival, em Praga, e no Watch Docs Int. Doc. Festival, na Polônia. “Morro dos Prazeres” recebeu os Prêmios de Melhor Direção, Melhor Fotografia e Melhor Som no 46º Festival de Brasília. “Futuro Junho” ganhou Melhor Direção no Festival do Rio e no Janela de Cinema de Recife. Em 2014, a diretora recebeu o Prêmio Marek Nowicki outorgado pela Helsinki Foundation of Human Rights pela sua obra. 

  

Nofoco Filmes | Produtora 

Nofoco Filmes é uma produtora de cinema independente criada em 2006.  Produziu seis longa-metragens documentais da diretora Maria Augusta Ramos: Não toque em meu companheiro (2020), O Processo (2018), Seca (2015), Futuro Junho (2015), Morro dos Prazeres (2013) e Juízo (2006). Os seis filmes foram exibidos e premiados no Brasil e no exterior. O Processo foi o documentário mais visto nos cinemas no Brasil em 2018 e recebeu nove prêmios internacionais entre eles: Melhor Filme no festival suíço Visions du reel, Melhor Documentário nos festivais DocumentaMadrid e IndieLisboa e o Prêmio SESC de melhor documentário pela crítica e pelo público em 2018. O longa “Amigo Secreto” é o filme mais recente da Nofoco Filmes.   

  

Vitrine Filmes | Coprodutora e Distribuidora     

A Vitrine Filmes, em dez anos de atuação, já distribuiu mais de 160 filmes e alcançou mais de quatro milhões de espectadores. Entre seus maiores sucessos estão “O Som ao Redor”, “Aquarius” e “Bacurau” de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles. Outros destaques são “A Vida Invisível”, de Karim Aïnouz, representante brasileiro do Oscar 2020, “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho”, de Daniel Ribeiro, e “O Filme da Minha Vida”, de Selton Mello. Entre os documentários, a distribuidora lançou “Divinas Divas”, dirigido por Leandra Leal e “O Processo”, de Maria Augusta Ramos, que entrou para a lista dos 10 documentários mais vistos da história do cinema nacional.   

  

Além do cinema nacional, a Vitrine Filmes vem expandindo o seu catálogo internacional ao longo dos anos, tendo sido responsável pelo lançamento dos sucessos “O Farol”, de Robert Eggers, indicado ao Oscar de Melhor Fotografia; “Você Não Estava Aqui”, dirigido por Ken Loach, e “DRUK - Mais uma rodada”, de Thomas Vinterberg, premiado com o Oscar de Melhor Filme Internacional 2021.    

  

Em 2022, a Vitrine Filmes apresenta ainda mais novidades para a produção e distribuição audiovisual. Entre as estreias, estão confirmados ainda para 2022 “Serial Kelly”, de René Guerra, e “A Morte Habita a Noite”, de Eduardo Morotó.  




    

  

ASSESSORIA DE IMPRENSA  

  

Primeiro Plano  

Anna Luiza Muller     

Ligia Lopes/ Sandra Vilela


SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

EVENTOS (Teatro, música, audiovisual)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

Arquivo do blog

Cloud Labels

especiais (105)