Documentário sobre companheira
Importantes compositores, instrumentistas e intérpretes do samba morreram, deixando para trás uma vasta obra, que se tornou referência entre pesquisadores e entusiastas do gênero, além de alguns trabalhos que nunca chegaram ao público. Letras de canções iné
A história social do samba é repleta de relatos de donas de casa cuidando dos filhos, enquanto os maridos, a
As viúvas contam, de diferentes perspectivas, como foi acompanhar a trajetória e o sucesso de seus maridos enquanto assumiam o papel de parceiras anônimas, responsabilizando-se pelo trabalho doméstico e, muitas vezes, passando por situações de negligência e discriminação diante de um cenário majoritariamente masculino e estruturalmente machista – desde colaborações profissionais não reconhecidas até a naturalização da infidelidade do homem. Ainda assim, as cinco viúvas continuam falando das memórias que construíram ao lado dos sambistas com grande amor e saudade.
Passaram por cima da dor da perda ou do descaso com suas histórias e ressignificaram suas presenças na longa trajetória do samba brasileiro ao reunir, garimpar e guardar caixas e arquivos, organizando versos e melodias cujo nascimento muitas vezes elas presenciaram. Todas estas casas-museus se concentram nos subúrbios do Rio de Janeiro, uma região historicamente esquecida pelos meios de comunicação e pelo poder público, mas dona de tesouros infinitos e muitas vezes desconhecidos. Graças ao trabalho afetivo e perspicaz dessas mulheres, pesquisadores musicais, biógrafos, historiadores e músicos podem produzir novas leituras, livros e discos que recontam a história do samba ou bebem na fonte de sua inspiração. “De Você Fiz Meu Samba” joga luz a um material que, de alguma forma, estaria fadado ao esquecimento na poeira dos armários.
Como conta a diretora Isabel Nascimento Silva, o documentário é de extrema urgência: "o tempo é implacável. As pessoas se vão, as histórias se perdem. Precisamos jogar luz sobre a vida dessas mulheres extraordinárias, as guardiãs do samba. E também é de enorme importância registrar esse olhar íntimo e afetivo sobre alguns dos maiores compositores da nossa música. 'De Você Fiz Meu Samba' é um filme que não pode esperar".
Mais do que um projeto de acervo musical, “De Você Fiz Meu Samba” é a oportunidade de finalmente trazer essas cinco mulheres para o protagonismo de suas próprias história.
SINOPSE: “De Você Fiz Meu Samba” acompanha a rotina das viúvas de cinco baluartes do samba carioca que em um trabalho invisível se tornaram guardiãs de parte fundamental da história musical brasileira. Um documentário sobre amor, parceria e saudade que defende uma história feminina sobre a cultura nacional e trabalha com um limite tênue entre o quanto elas eram foram parceiras e tiveram relevância na carreira desses grandes sambistas e o quanto abriram mão da própria vida para viver o sonho do outro, do companheiro. Uma questão determinante até hoje para essa geração de mulheres.
FICHA TÉCNICA
Diretora: Isabel Nascimento Si
Roteiristas: Isabel De Luca, M
Empresa produtora: Conspiração
Coprodução: Hysteria
Produção: Isabel De Luca, Isab
Fotografia: Lícia Arosteguy
Direção de arte: Zilda Moschko
Montagem: Marília Moraes, edt
Música: Maíra Freitas
BIOGRAFIA DIRETORA: Isabel Nas
Fonte:
Assessoria de imprensa:
Anna Luiza Muller
Bia Hecht
Facebook e Instagram @Primeiroplanocom
Twitter: @_Primeiro_Plano / www.primeiroplanocom.com.br
0 comments:
Postar um comentário