quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

No Curta!: Rússia, EUA e Inglaterra da Segunda Guerra à Guerra Fria

 

Os anos decisivos entre o fim da 2ª Guerra e o início da Guerra Fria são tema de filme inédito

Nos meses finais da Segunda Guerra Mundial, a derrota dos países do Eixo era iminente, e o destino da humanidade passou a ser traçado pelos líderes dos Aliados, prestes a se tornarem vitoriosos. No comando dessa força de coalizão, estavam os Estados Unidos, o Reino Unido e a União Soviética, representados, respectivamente, por Franklin Roosevelt, Winston Churchill e Josef Stalin. O documentário “1945-1953: da Segunda Guerra à Guerra Fria”, que estreia no Curta! com exclusividade, reconta os momentos decisivos dessa história. Para isso, utiliza-se de depoimentos de historiadores e de pessoas que acompanharam de perto o processo, entre eles, Curtis Roosevelt, neto de Franklin Roosevelt, e Igor Preline, ex-agente e porta-voz da KGB, além de cartas, arquivos secretos e de simulações encenadas que dão vida aos fatos narrados.

Dividido em duas partes, o filme dirigido por Emilie Lançon começa com a reunião entre Churchill, Stalin e Roosevelt, em fevereiro de 1945. Eles estiveram juntos na Conferência de Yalta, um balneário localizado na Crimeia — território soviético — no intuito de firmarem acordos para acelerar o fim da guerra e garantir a estabilidade mundial. O primeiro episódio traz detalhes desse momento histórico: os jantares, as instalações onde cada líder se hospedou, os perfis das outras pessoas presentes e, claro, as negociações.

Cada governante tinha seus interesses e, mais do que a soberania de países, estava em jogo a sobrevida de suas ideologias. Enquanto a parceria anglo-americana não se concretizava, Stalin somava uma série de vantagens: o Exército Vermelho ocupava quase todo o território antes conquistado pela Alemanha e estava prestes a chegar em Berlim; por ser o anfitrião, grampeara os palácios nos quais os outros líderes se hospedaram e ouvia suas conversas; e seu poderio militar poderia acelerar a vitória dos Estados Unidos sobre o Japão e poupar vidas de soldados americanos, mas só seria oferecido em troca de territórios. O soviético, exímio negociador, sai vitorioso.


O segundo episódio — que irá ao ar no dia 11 — inicia-se com a morte de Franklin Roosevelt, a menos de um mês do fim da guerra na Europa. Com a rendição da Alemanha, Stalin, o novo presidente norte-americano, Harry Truman, e o novo primeiro-ministro britânico, Clement Attlee — já que Churchill não vencera as eleições daquele ano — se encontram na Conferência de Potsdam para novamente definir os rumos do pós-guerra. Ali, Truman avisa a Stalin que os Estados Unidos haviam preparado uma “arma definitiva” para o ainda resistente Japão: a bomba atômica.

Os Estados Unidos passariam a dar as cartas, e um novo panorama mundial se desenhava. Em paralelo, o governo comunista crescia e se fixava em toda a Europa oriental. Churchill ainda era visto como herói e tinha extrema relevância na política mundial. Um de seus célebres discursos, proferido na Universidade de Fulton, em março de 1946, seria o prenúncio do que viria a seguir: “De Stettin, no Báltico, a Trieste, no Adriático, uma cortina de ferro desceu por todo o continente.”

O planeta se dividiria em dois blocos antagônicos: o comunista e o capitalista. Um muro seria erguido, guerras seriam travadas em territórios distantes da Europa e dos Estados Unidos, como Vietnã e Coreia, revoluções seriam financiadas e o mundo jamais seria o mesmo. A estreia do primeiro episódio é na Sexta da Sociedade, 4 de março, às 23h.


________________

Marisa Monte, Paulinho da Viola e Velha Guarda da Portela desvendam ‘O Mistério do Samba’

Em “O Mistério do Samba”, a cantora Marisa Monte conduz uma viagem pela história desse gênero musical e da Velha Guarda da Portela, a agremiação mais antiga ainda em atividade. Com direção de Lula Buarque de Hollanda e Carolina Jabor, o filme retrata o cotidiano da escola de samba e resgata composições dos anos 40 e 50 não gravadas até então.

A poesia, a musicalidade e a intimidade desses senhores e senhoras, como Casquinha e Tia Surica, são desvendadas no dia a dia simples de um pequeno bairro da Zona Norte do Rio, Oswaldo Cruz. O documentário conta com as participações especiais de Paulinho da Viola, Zeca Pagodinho e outros grandes nomes do samba. A exibição é na Segunda da Música, 28 de fevereiro, 22h20.

Segunda da Música (MPB, Jazz, Soul, R&B) – 28/02


22h20 – “O Mistério do Samba” (Documentário)
Com direção de Lula Buarque de Hollanda e Carolina Jabor, "O Mistério do Samba" retrata o cotidiano e as histórias da Velha Guarda da Portela e a pesquisa que a cantora Marisa Monte realizou, recuperando composições dos anos 40 e 50 ainda não gravadas. A poesia, a musicalidade e a intimidade desses artistas são desvendadas por meio do cotidiano simples de um pequeno bairro da Zona Norte do Rio, Oswaldo Cruz. O documentário conta com as participações especiais de Paulinho da Viola e Zeca Pagodinho.  Direção: Lula Buarque de Hollanda e Carolina Jabor. Duração: 88 min. Classificação: Livre. Horários Alternativos: 1 de março, terça-feira, às 02h20 e às 16h20; 2 de março, quarta-feira, às 10h20; 5 de março, sábado, às 22h25; 06 de março, domingo, à 14h15.



Terça das Artes (Visuais, Cênicas, Arquitetura e Design) – 01/03


20h - “Matizes do Brasil” (Série) – Ep.: “Cildo Meirelles”
Um dos mais importantes artistas brasileiros em atividade, Cildo Meireles é referência quando o assunto é o que se convenciona chamar de arte conceitual. Neste episódio de ”Matizes do Brasil”, o próprio artista é convidado a refletir sobre seu processo criativo e suas motivações, enquanto nomes como Sônia Salzstein, Jochen Volz, Júlia Rebouças e Frederico Moraes analisam seu trabalho pioneiro com instalações e objetos. A análise de obras como “Zero Dollar”, “Desvio para o Vermelho” e “Através”, entre outras, ressalta como o artista se utiliza de uma ampla variedade de técnicas e materiais para tecer uma narrativa carregada de provocações políticas.  Diretora: Bianca Lenti. Duração: 26 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 2 de março, quarta-feira, às 0h e às 14h; 3 de março, quinta-feira, às 08h; 5 de março, sábado, às 17h.





Quarta de Cinema (Filmes e Documentários de Metacinema) – 02/03


22h35 –
 “Onde A Terra Acaba” (Documentário)
"Onde a Terra Acaba" é fruto de uma pesquisa de mais de dois anos do cineasta Sergio Machado sobre a vida e a obra de Mário Peixoto, realizador do filme “Limite”, considerado um clássico do cinema nacional. Para falar sobre essa obra e seu diretor, o documentário traz entrevistas com grandes nomes do cinema, como os diretores Carlos Diegues e Walter Salles. Diretor: Sergio Machado. Duração: 74 min. Classificação: 10 anos. Horários alternativos: 3 de março, quinta-feira, às 02h35 e às 16h35; 4 de março, sexta-feira, às 10h35; 5 de março, sábado, às 14h30; 6 de março, domingo, às 22h40




Quinta do Pensamento (Literatura, Filosofia, Psicologia, Antropologia) – 03/03


22h30 – “O Gene: Uma História Íntima” (Série em 4 episódios) – Episódio 1
O primeiro episódio entrelaça a história atual dos Rosens, uma jovem família em uma saga para achar a cura de uma doença genética rara que atinge sua filha de quatro anos, com relatos das descobertas empolgantes dos pioneiros da genética — Gregor Mendel, Thomas Hunt Morgan, Francis Crick e James Watson. Direção: Jack Youngelson. Duração: 52 min. Classificação: 12 anos. Horários alternativos:  4 de março, sexta-feira, às 2h30 e às 16h30; 6 de março, domingo, às 0h; 7 de março, segunda-feira, às 10h30.




Sexta da Sociedade (História Política, Sociologia e Meio Ambiente) – 04/03


23h –
 “1945-1953: Da Segunda Guerra Mundial à Guerra Fria” – Episódio: “Yalta, os Três Grandes em Conflito”
Em fevereiro de 1945, durante a Conferência de Yalta, o destino da Europa e do mundo estava nas mãos dos "Três Grandes", estadistas reunidos em uma missão de resistência contra o exército nazista: Winston Churchill, Franklin Roosevelt e Josef Stalin. Esses aliados vitoriosos representavam a união perfeita entre mundos profundamente diferentes: o comunismo soviético, a antiga Europa Imperial e a poderosa democracia americana. Unidos na guerra, os aliados estavam prestes a se revelar rivais durante a paz. Direção: Emilie Lançon Duração: 94 min. Classificação: 10 anos. Horários alternativos: 5 de março, sábado, às 3h e às 19h; 6 de março, domingo, às 19h; 7 de março, segunda-feira, às 17h; 8 de março, terça-feira, às 11h.




Sábado – 05/03


21h15 – “Bethânia Bem de Perto - A Propósito de um Show” (Documentário)
Maria Bethânia entrou para o rol das grandes cantoras brasileiras em 1965, no show teatral “Opinião”, apresentando-se ao lado de Zé Ketti e João do Vale. O filme registra o primeiro show da cantora no Rio, realizado na boate Cangaceiro, após sua consagração como intérprete da música “Carcará”. Intercaladas aos números musicais, há cenas do cotidiano da cantora e encontros com Anecy Rocha, Wanda Sá, Rosinha de Valença, Silvinha Teles e Jards Macalé, entre outros. Direção: Eduardo Escorel, Júlio Bressane. Duração: 33 min. Classificação: Livre. 




Domingo – 06/03


20h - “Coração do Samba” (Documentário)
Um passeio pelos bastidores da bateria de uma escola de samba, orquestra que rege um dos maiores espetáculos do mundo. Centrado na Mangueira e narrado por Elmo dos Santos, filho do fundador da bateria da escola, o documentário se debruça sobre um exuberante universo de musicalidade e de paixão pela percussão. Direção: Theresa Jessouroun. Duração: 72 min. Classificação: 12 anos.





Sobre o Grupo Curta!

O Grupo Curta! tem como missão a difusão de conteúdos audiovisuais relevantes nas áreas de artes e humanidades, sejam brasileiros ou estrangeiros, através da TV linear (canal CURTA!), de plataformas de streaming de operadoras de telecom e da internet. A curadoria de conteúdos é, portanto, o motor central do grupo e foi uma das que mais aprovaram projetos originais para financiamento da produção pelo Fundo Setorial do Audiovisual: já foram mais de 125 longas documentais e 872 episódios de 77 séries que chegam ao público em primeira mão através de suas janelas de exibição:

O canal Curta!, linear, está presente nas residências de mais de 10 milhões de assinantes de TV paga e pode ser visto nos canais 556 da NET / Claro TV, 75 da Oi TV e 664 da Vivo Fibra, além de em operadoras associadas à NeoTV; 

Curta!On, o novo clube de documentários do Curta!, no NOW da Claro/NET, conta com mais de 450 filmes e episódios de séries documentais, organizadas  por temas de interesse como Música, Artes, MetaCinema, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mitologia e Religião, Sociedade e Pensamento. Há também pastas especiais com novidades – que estreiam a cada mês –, conteúdos originais exclusivos, biografias, além de uma degustação para quem ainda não é assinante do serviço.

Tamanduá TV, plataforma marketplace aberta para qualquer internauta, já reúne mais de quatro mil conteúdos. O usuário pode alugar filmes e séries específicos ou assinar de forma econômica um dos pacotes que contêm conteúdos segmentados por área de interesse: CineBR, CineDocs, CineEuro, CurtaEducação (para professores e estudantes do Ensino Médio e Enem), MetaCinema (para aficcionados e estudantes de Cinema), entre outros.  Os pacotes CineBR, CineDocs e CineEuro são disponibilizados desde 2018 como serviço de valor agregado (SVA) para perto de oito milhões de assinantes de banda larga fixa (ISP) da operadora CLARO, sem custo adicional. 

As atividades do Grupo Curta! também promovem a geração de royalties para produtores audiovisuais independentes, com a exploração de seus direitos audiovisuais nas diferentes janelas de streaming. O pacotes Cines da Tamandua TV e do Curta!ON estão repassando anualmente mais de R$ 1,5 milhão de reais em royalties para os produtores dos conteúdos que difunde.

FONTE: Luísa Mattos/ Katia Carneiro - Agência Febre


SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)