segunda-feira, 27 de setembro de 2021

‘Assim Vivemos’ realiza 27/09 primeiro debate online com o tema ‘A força da Arte’

 


FESTIVAL TRAZ PROGRAMAÇÃO GRATUITA E INCLUSIVA ATÉ O DIA 11 DE OUTUBRO. DEBATE ACONTECE PELA PLATAFORMA DO SITE

Além da exibição de 29 longas, médias e curtas-metragens de 14 países, o Assim Vivemos – Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência promove quatro debates virtuais até o dia 11 de outubro. O festival acontece de forma híbrida, com sessões presenciais na sala de cinema do CCBB Rio e também com sessões online pelo site www.assimvivemos.com.br onde é possível conferir a programação completa.

 

O primeiro bate-papo da 10ª edição será nesta segunda-feira, 27/09, às 19h30m. Com o tema “A força da Arte”, o debate será motivado pela produção brasileira “O artista e a força do pensamento”, dirigida por Elder Fraga, e que conta a trajetória de Marcos Abranches, dançarino e performer com paralisia cerebral. Ao lado bailarina cega Cíntia Bispo e da curadora do festival Lara Pozzobon, Abranches vai falar sobre a importância da arte em sua vida e também sobre os desafios da vida cotidiana.

 

Antes do encontro, na sessão das 18h, será exibido o filme “O artista e a força do pensamento”, de forma online e também no CCBB Rio. E, até o final do festival, serão promovidos outros três debates, sempre após as sessões motivadas pelos temas a serem discutidos. Ao longo do tempo, os debates do festival se consolidaram como um espaço importante de diálogo e reflexão acerca dos temas relativos às pessoas com deficiência e, consequentemente, a toda a sociedade. Os encontros da 10ª edição contarão com a presença de profissionais ativos nas suas áreas de atuação, sempre com prioridade para a participação de pessoas com deficiência.

 

 

“O artista e a força do pensamento”, de Elder Fraga

O artista e a força do pensamento, reflete a relação entre equilíbrio e desequilíbrio dentro da parcialidade de movimento do dançarino Marcos Abranches. Ele oscila o corpo para despertar do vazio e isolamento causado pelo desequilíbrio. A falta de estética do movimento é sentida pelo abandono e pela rejeição, entendendo que o alívio está no amparo do amor. Investigando movimento do corpo um mundo sem angústia, sem dores, sem desespero. Busca a vida. Encontra na dança o equilíbrio do corpo e o belo da alma.

 


Marcos Abranches

Marcos Abranches inicia sua trajetória como artista independente em 2007. Traz no seu cerne as experiências de ter atuado na Cia. FAR 15, atuando nos espetáculos Senhor dos Anjos, Jardim de Tântalo e Metamorfose, de Franz Kafka, trabalhos dirigidos e coreografados por Sandro Borelli. O coletivo de artistas criados por Marcos, inicialmente, se chamava Vidança Cia., mas desde 2017, o grupo passou a ser chamado de Marcos Abranches & Cia. Em 2017. Principais obras de seu repertório: Formas de Ver, Via de Regra, Corpo Sobre Tela, Canto dos Malditos, O Grito e O Idiota.

 


Cintia Bispo

Cintia Bispo, 30 anos. Bailarina da Associação Fernanda Bianchini desde 2012. De 2008 a 2011 foi bailarina do Bombelela Dance Company. Experiência em balé, street dance, dança do ventre, dança de salão, contemporâneo e jazz.

 



 

SESSÕES PRESENCIAIS E VIRTUAIS 

A público poderá participar do Assim Vivemos de duas formas: na sala de cinema do CCBB Rio ou acessando virtualmente parte da programação. Reaberto desde setembro do ano passado e seguindo as normas sanitárias, o Centro Cultural está preparado para receber a todos com segurança. Os ingressos devem ser retirados na bilheteria no mesmo dia de exibição ou no site (www.eventim.com.br).

 

De 22 de setembro a 4 de outubro o CCBB recebe as sessões presenciais. Já as sessões online serão disponibilizadas aos poucos. A cada semana estarão no site do festival filmes relacionados aos debates semanais e na última semana, uma sessão extra.

 

Os 29 filmes do Assim Vivemos estão divididos em 12 programas com duração entre 57 e 94 minutos. Por dia, serão oferecidas três sessões presenciais com toda a programação e no site do festival serão disponibilizadas nove produções, sendo sete relacionadas aos temas debatidos: A força da Arte, Educação para todos, Parceria colaborativa e Em busca de uma voz. Participam das discussões pessoas com deficiência e especialistas. O link para participar será disponibilizado no site do festival (www.assimvivemos.com.br) no dia do encontro.

 

Filmes contarão com recursos de acessibilidade como a audiodescrição e as legendas LSE (para surdos e ensurdecidos), além interpretação em LIBRAS. Os debates ao vivo terão interpretação em LIBRAS e serão disponibilizados gratuitamente através do site, assim como o catálogo digital do festival com informações, sinopses dos filmes e programação completa.

 

Serão oferecidos cinco prêmios do júri e um do público, destinado ao filme escolhido nas três cidades. Os membros do júri são pessoas com deficiência, artistas e profissionais e, em cada edição, o júri cria novas categorias de prêmios, a fim de destacar as qualidades específicas dos filmes premiados. O troféu foi criado pela artista cega Virginia Vendramini. A direção geral do Assim Vivemos - Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência é de Graciela Pozzobon.

 

Para conferir a programação completa do Assim Vivemos 2021, acesse: www.assimvivemos.com.br


Para seguir nas redes:

Face: Festival Assim Vivemos e Insta: @festivalassimvivemos

 

Sobre o CCBB RJ

O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro funciona de quarta a segunda (fecha terça), das 9h às 19h aos domingos, segundas e quartas e das 9h às 20h às quintas, sextas e sábados. A entrada do público é permitida apenas com agendamento online (eventim.com.br), o que possibilita manter um controle rígido da quantidade de pessoas no prédio. Ainda conta com fluxo único de circulação, medição de temperatura, uso obrigatório de máscara, disponibilização de álcool gel e sinalizadores no piso para o distanciamento. Nos teatros e cinemas a lotação está reduzida para 40%.

 

A partir de 15 de setembro, em atenção ao decreto nº 49335, o acesso ao CCBB só será permitido ao público que apresentar na entrada da instituição a comprovação de vacinação contra a COVID-19.

 

 

Sobre o Festival Assim Vivemos

Realizado desde 2003, o Assim Vivemos – Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência, conta com o patrocínio do Centro Cultural Banco do Brasil. Evento bienal, promove a reflexão sobre temas como preconceito, invisibilidade social, mobilidade, afeto, superação, autonomia, inclusão e acessibilidade, trazendo para o Brasil o melhor da produção audiovisual mundial sobre o assunto.

 

Entre suas produções estão curtas, médias e longas metragens de diferentes nacionalidades que formam um mosaico diverso, abrangente e rico sobre as questões que envolvem as pessoas deficientes e consequentemente toda a sociedade. Em todas as sessões são disponibilizados recursos de acessibilidade como a audiodescrição e legendas LSE (para surdos e ensurdecidos) e interpretação de LIBRAS.

 

O Assim Vivemos já se consolidou como um importante espaço de reflexão, já que também promove debates e oficinas sobre temas levantados pelos filmes, onde pessoas com deficiência e profissionais de referência com e sem deficiência se encontram. Com curadoria delicada e cuidadosa, que busca dar o espaço de fala e o protagonismo para as pessoas com deficiência contarem suas histórias, o Festival Assim Vivemos se revela uma experiência que encanta e transforma todos os públicos.

 

Serviço

Assim Vivemos - Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência

Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro - CCBB RJ

De 22 de setembro a 11 de outubro de 2021

De 22.09 a 4.10 – sessões presenciais 

De 22.09 a 11.10 – sessões online de filmes relacionados aos debates e de filmes extras disponibilizados semanalmente

 

Rua Primeiro de Março, 66 – Centro, Rio de Janeiro

Horário: domingo, segunda-feira e quarta-feira, de 9h às 19h

Quinta-feira, sexta-feira e sábado, de 9h às 20h

Local: Cinema I, capacidade de 33 lugares por sessão.

FONTE: KÁTIA REJANE/ AGÊNCIA FEBRE. 


SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)