terça-feira, 18 de maio de 2021

Em ‘Silencio’ , filme mostra historia de roteirista que sofre de síndrome do pânico


O filme tem previsão de estreia para final de 2021

 A Síndrome do Pânico, doença que assola muitas pessoas e com a pandemia cresceu ainda mais, é a espinha dorsal do longa ‘Silencio’, que ganhou o primeiro trailer.

 

O filme acompanha a personagem Sara, vivida por Yasmin Martins Mendes, que tem um roteiro que está sendo finalizado, mas ela é insegura com ele e constantemente faz alterações na busca de aprovação alheia.

 

- Ela tenta ignorar as sensações considerando o trabalho ser mais importante do que sua saúde mental. A personagem sofreu traumas na infância e vive um relacionamento abusivo com Pedro (Lucas Tier). Isso tudo contribui seu frágil estado emocional – ressalta Yasmin.

 

Yasmin ressalta que para criar toda essa tensão que Sara sofre ela passou quase um ano em estudos intensos para entender as crises, chamadas de “ataques de pânico”, são marcadas por intensa sensação de perda de controle que causam muito medo e desespero, levando inclusive a sintomas físicos, como taquicardia e sufocamento.

 

- Para o desenvolvimento da Sara, foram cerca de oito meses de estudos intensos.

 


Ela tem uma condição psicológica que faz muitas pessoas sofrerem em silêncio, conversei com psicólogos, com pessoas que têm síndrome do pânico, estudei o lado espiritual da síndrome e fiz uma busca para ter o máximo de informações sobre essa condição sorrateira – conta a atriz.

 

O filme, dirigido por Diego Esteve, além de Yasmin e Lucas, conta em seu elenco com Carolina Morena, Tiago Deam, Luzia Avellar e Rhavine Chrispim. A trilha sonora fica por conta de FAEHL, irmão da protagonista.

 

As gravações se iniciaram no final de 2020, respeitando todos os protocolos de segurança sanitária da Organização Mundial da Saúde (OMS), na cidade do Rio de Janeiro. Durante a preparação dos personagens de Sara e Pedro, os atores Yasmin e Lucas, além do diretor Diego, chegaram a morar juntos.

 

Durante a preparação dos personagens de Sara e Pedro, os atores Yasmin, Lucas e o diretor Diego chegaram a morar juntos, quando as gravações começaram a imersão foi feita nas casas dos respectivos personagens.

 

- A imersão dos atores na casa deles próprios, ou seja, começar a viver no ambiente que em verdade seria da vida dos personagens, já era uma proposta minha, então a pandemia coincidiu com isso – comenta o diretor.

 

Yasmin fala ainda em como o período de isolamento traz ainda mais tensão as cenas de ‘Silencio’.

 

- A pandemia nos trouxe para dentro, não só de nossas casas, mas dentro de nós mesmos. E esse encontro nos mostrou nossa realidade familiar e mental, trazendo à tona o que muitos sofrem dessa condição psicológica. Nos dias em que gravamos as cenas das crises, nem comer eu comia porque era tão intenso que vomitava. Todas as cenas eram exaustivas, havia uma falta de ar e trava muscular que não dá para explicar, talvez somente aqueles que infelizmente vivem isso consigam entender. Essa foi a forma que encontramos para falar sobre o assunto que é muito delicado e sério. Devemos ter a atenção, e o que mais me apaixonei no resultado do ‘Silencio’ foi a exposição, me sinto completamente nua – finaliza a atriz.

 

A previsão inicial de estreia de ‘Silencio’ é para o final do ano. Em breve o longa também começará a ser passado em festivais.


 Outras informações pelo https://www.instagram.com/silenciomovie/



Fonte: Raquel Dourado/ Mercado de Comunicação
foto de Oseias Barbosa


www.mercadocom.com.br


SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)