sábado, 22 de maio de 2021

CineClubinho comemora a Semana Mundial do Brincar com três curta-metragens que celebram a infância


 Iniciativa da Aliança Pela Infância, que teve adesão do Sesc em 2013, a SMB visa valorizar o brincar e as possibilidades lúdicas dentro de casa

 

Filmes ficam disponíveis no sescsp.org.br/cineclubinho  

 

 

 

 

Entre os dias 22 e 30 de maio acontece a Semana Mundial do Brincar, iniciativa da Aliança pela Infância criada em 2009 em parceria com uma grande mobilização social de voluntários, poder público e outros atores em todo o Brasil. Como contribuição ao projeto - que o Sesc aderiu em 2013 -, o CineSesc estreia 3 curtas-metragens brasileiros que dialogam sobre a temática da infância na plataforma Sesc Digital. Os filmes integram a programação do CineClubinho e podem ser assistidos gratuitamente em sescsp.org.br/cineclubinho. Além dos curtas, estão disponíveis para toda a família a animação brasileira Tito e os Pássaros e a francesa Contos da Noite, indicada ao Urso de Ouro do Festival de Berlim.

 

Ao longo da semana, o público tem acesso aos filmes: Foguete, do brasiliense Pedro Henrique Chaves, que teve sua  estrela em Nova York no New York Latino Film Festival (NYLFF) 2020; WAPPA, de David Reeks, Paula Mendonça, Renata Meirelles, documentário sobre a infância das crianças do povo Yudja, que vive na aldeia Tuba Tuba, no Parque Indígena do Xingu (MT); e Trincheira, de Paulo Silver, que teve estreia no Festival de Cinema de Gramado de 2020 e conta a história de um menino que vive em um lixão.

 

Com a temática “Casinhas das Infâncias”, a Semana Mundial do Brincar de 2021 visa valorizar a casa e os momentos com seus núcleos de convivência, as diversas configurações familiares, o sentido de acolhimento e proteção que é coletivo, comunitário, intergeracional e popular. O brincar que tem acontecido em casa nesse momento de pandemia, apresenta várias configurações e retrata a realidade das infâncias diversas no Brasil. O evento está atrelado ao Dia Mundial do Brincar, celebrado em 28 de maio. Acompanhe a programação completa do Sesc na SMB 2021 pelo site sescsp.org.br/semanamundialdobrincar.

 

 

PROGRAMAÇÃO 22/05

 


FOGUETE
Dir.: Pedro Henrique Chaves | Brasil | 2020 | 15 min | Ficção | Livre

No coração da cidade, um brinquedo atrai milhares de pessoas e une diferentes gerações.O desafio de subir e descer o foguete encanta pai e filho que brincaram no mesmo lugar e guardam segredos nunca revelados. É preciso ter coragem. Disponível por 30 dias.


 

 


WAAPA
Dir.: David Reeks, Paula Mendonça, Renata Meirelles | Brasil | 2017 | 20 min Documentário | Livre

Um mergulho inédito na infância Yudja (Parque Indígena do Xingu/MT) e os cuidados que acompanham seu crescimento. O brincar, a vida comunitária e as influências de uma relação espiritual com a natureza, são revelados como elementos que organizam o corpo-alma dessas crianças.

Disponível por 30 dias.


 

 




TRINCHEIRA
Dir.: Paulo Silver | Brasil | 2019 | 15 min | Ficção | Livre

Num aterro de lixo, um garoto observa o imponente muro de um condomínio de luxo. Gabriel usa de sua imaginação para construir seu mundo fantástico. Disponível por 30 dias.


 

OUTROS TÍTULOS

 

 

 


TITO E OS PÁSSAROS
Dir.: Gustavo Steinberg, Gabriel Bitar, André Catoto | Brasil | 2018 | 73 min | Animação | Livre

Tito é um menino tímido de 10 anos que vive com sua mãe. De repente, uma estranha epidemia começa a se espalhar, fazendo com que pessoas fiquem doentes quando se assustam. Tito rapidamente descobre que a cura está relacionada à pesquisa feita por seu pai ausente sobre o canto dos pássaros. Ele embarca numa jornada com seus amigos para salvar o mundo da epidemia. A busca de Tito pelo antídoto se torna uma jornada para encontrar seu pai ausente e sua própria identidade.

Disponível até 07/06/2021.


 

 


CONTOS DA NOITE
Dir.: Michel Ocelot | França | 2011 | 84 min |  Animação | Livre

Todas as noites, uma menina, um menino, e um velho técnico se reúnem em um pequeno cinema. Embora o lugar pareça abandonado, ele é cheio de magia. Os três amigos pesquisam, inventam, desenham e se vestem como diversos personagens, a cada noite, encenam uma história, uma fantasia. Há bruxas e fadas, reis poderosos, lobisomens, belas e cruéis mulheres, catedrais e cabanas de palha, cidades de ouro e florestas escuras. Eles se sentem vivendo uma noite mágica em que tudo é possível.

Disponível até 21/06/2021.


 

 

CINECLUBINHO


Criado em 2010, o projeto realizado pelo CineSesc, em São Paulo, apresentava uma sessão de cinema gratuita todos os domingos, às 11h, com enfoque na interação entre gerações, crianças e adultos, pais, filhos, avós e netos, por meio da exibição de filmes para toda a família. Ao longo dos anos, foram exibidas produções nacionais e estrangeiras, animações e filmes com personagens reais, promovendo a convivência entre todas e todos. Com o fechamento das salas de cinema, em função da pandemia de covid-19, desde junho de 2020, a programação do CineClubinho é exibida gratuitamente na plataforma Sesc Digital.

 

 

Série Cinema #EmCasaComSesc

 

Desde o início de junho, o CineSesc realiza a série Cinema #EmCasaComSesc, na plataforma Sesc Digital (sescsp.org.br/cinemaemcasa). A iniciativa de oferecer gratuitamente filmes em streaming reforça os aspectos que ancoram a ação institucional do Sesc São Paulo, garantindo o acesso a conteúdos da cultura a variados públicos. Com maior presença no ambiente online, o Sesc amplia sua ação de difusão cultural, de maneira acessível e permanente. O público ganha assim mais um espaço para contemplar, descobrir e redescobrir o cinema, a partir de grandes obras selecionadas, disponibilizadas online e gratuitamente.

 

Os filmes ficam disponíveis por um período determinado, com alterações e novas estreias semanais a cada quinta-feira. Há ainda possibilidade de prorrogação da exibição, conforme a demanda do público, além de sessões especiais por períodos menores (como 24h, por exemplo). A curadoria do Cinema #EmCasaComSesc conta com a experiência do CineSesc, que segue fechado desde o mês de março, por conta da crise causada pelo novo coronavírus.

 

 

 

 

+ SESC DIGITAL

A presença digital do Sesc São Paulo vem sendo construída desde 1996, sempre pautada pela distribuição diária de informações sobre seus programas, projetos e atividades e marcada pela experimentação. O propósito de expandir o alcance de suas ações socioculturais vem do interesse institucional pela crescente universalização de seu atendimento, incluindo públicos que não têm contato com as ações presenciais oferecidas nas 40 unidades operacionais espalhadas pelo estado. Por essa razão, o Sesc apresenta o Sesc Digital, sua plataforma de conteúdo!

 

Saiba+: www.sescsp.org.br/sescdigital

 

 

 

Fonte: Patrícia Rabello/ Assessoria de Imprensa


SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)