domingo, 11 de abril de 2021

Doc 'Gorbachev. Céu' revela a solidão do arquiteto da Glasnot e da Perestroika



O documentário "Gorbachev.Céu", dirigido por Vitaly Mansky, registra entrevistas e o cotidiano de Mikhail Gorbachev, ex-presidente da então URSS, atual Rússia, entre 1986 e 1991. O filme será exibido online e gratuitamente no domingo, dia 11/04, às 19hs, dentro da programação do Festival Internacional de Documentários É tudo Verdade, pela plataforma É tudo Verdade/ Looke.

Responsável pelo fim da Guerra Fria e pela abertura política e econômica, a Glasnot (transparência) e a Perestroika (reestruturação), Gorbachev, foi um dos homens fortes do Partido Comunista Soviético nas décadas de 1970 e 1980, assumindo o poder como chefe de governo em 1985.  

A situação de constante crise interna do bloco comunista, que engessou o estado soviético, fez com que Gorbachev acreditasse na urgência de reformas políticas profundas. Assinou um acordo de não proliferação de armas nucleares com o EUA, selando a paz entre os dois países. inclinou-se para a social democracia, ordenando a retirada soviética da Guerra do Afeganistão e recusando-se a intervir militarmente no território de vários países do bloco do leste. Tudo isso também culminou com a reunificação da Alemanha e a Queda do Muro de Berlim, em 1989, símbolo da disputa ideológica entre comunismo e capitalismo.

Considerado herói por muitos e traidor por outros, após a morte da esposa Raissa Titarenko, em 1999, Gorbachev vive isolado numa casa cedida pelo Estado Russo. O documentário de Vitaly Mansky mostra um homem solitário, que vive de lembranças da esposa e dos tempos áureos, mas bastante cuidadoso com as palavras. O longa apresenta um homem lúcido, consciente de seu papel político e simbólico. Questionado sobre temas importantes, Gorbachev é um mestre das entrelinhas, apresentando um discurso sempre ambíguo, temeroso em revelar detalhes comprometedores sobre os bastidores da política daquela época e de criticas à ditadura de Vladimir Putin.


Elisabete Estumano Freire. 

 


SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)