segunda-feira, 22 de março de 2021

Ó GLÓRIA!- PORTAL SOBRE BAIRRO CARIOCA É LANÇADO NO MÊS DE ANIVERSÁRIO DO RIO




O portal Ó Glória, idealizado pela museóloga e historiadora Mariana Varzea, foi lançado oficialmente pela produtora Inspirações Limitadas, no dia 21 de marçomês do aniversário da cidade do Rio de Janeiro. Segundo ela, “Para além do riquíssimo patrimônio cultural, paisagístico e arquitetônico que reúne em suas ruas, foi na Glória que em 20 de janeiro de 1567, se deu, por definitivo, a ocupação das terras cariocas. É preciso contar essa história, no que ela traz de fazimentos e apagamentos de memórias”. 



O site Ó Glória é bilíngue e apresenta um rico conteúdo inédito sobre o bairro da Glória considerado o berço da urbanização carioca. O portal oferece uma ampla cobertura do patrimônio cultural do bairro, um circuito paisagístico absolutamente notável, verdadeiro museu a céu aberto da história do Rio e do Brasil.   Os jardins, a arquitetura, os monumentos e chafarizes, que fazem parte da história da cidade, desde a ocupação dessas terras pelas aldeias tupinambás até os dias atuais, estão em destaque no portal através das belas fotografias inéditas do fotógrafo Cesar Duarte, que participou de grandes projetos na área de patrimônio natural e construído, publicando seu trabalho em livros como Patrimônio Imaterial Brasileiro, Patrimônio Material Brasileiro, Patrimônios do Rio, Árvore Brasil, Terra Brasilis, entre várias outras contribuições.

 

Curiosidades presentes no portal:

Pouca gente sabe que o povo tupinambá morava na Glória e habitavam a região há mais de 1500 anos, no entanto não há referências sobre essa cultura no bairro, mas com certeza os colonizadores se beneficiaram de sua sabedoria para ocuparem a cidade.

 

construção chafariz no bairro da Glória, o mais antigo existente na cidade, é um marco da expansão da cidade para a zona sul. Um dos mais belos monumentos da cidade, se encontra em mau estado de conservação.  A história deste chafariz tombado e da luta para a sua preservação é contada no site por meio de verbete e entrevista do Arq. Carlos Fernando de Andrade.

 

Na recente restauração da belíssima Villa Aymoré, arqueólogas descobriram um caminho que unia o terreno da Villa, onde morou a Baronesa de Sorocaba, irmã da Marquesa de Santos, à Igreja da Glória. Parece que este atalho servia para os encontros fortuitos do imperador D. Pedro I com a Baronesa.

A Casa de Machado de Assis – que morou entre 1874 e 1875. Como explicamos no verbete do site, nesta casa ele escreveu seu segundo romance "A mão  e a luva".

 

Em 1864, foi instalada na Glória a Primeira Estação de Saneamento das Américas e a terceira do mundo (depois de Londres e Hamburgo), através de uma concessão de D.Pedro II. Esse pioneirismo no saneamento e de outros processos de urbanização da cidade transformam a Glória em berço da civilização carioca, como aponta o historiador Paulo Knauss em entrevista inédita para o site. 

 

O projeto contará as diferentes experiências, que vão desde um mapa interativo, que pode ser impresso na forma de roteiro; visões de especialistas sobre a evolução urbana e cultural do bairro, até uma exposição com 35 imagens inéditas do fotógrafo Cesar Duarte @cesardbastos. A linda marca do projeto foi criada pelo designer Jair de Souza @jairdesouzadesign.

 

Entre as muitas joias do passado que o portal redescobre, está o samba “Sambando na Glória” composto por Raphael Moreira e Luizinho Croset,  que fala de pontos e acontecimentos do bairro como o sino da bela igreja de Nossa Senhora do Outeiro da Glória, da música popular em suas ruas e das flechas no ar, uma poética referência aos tamoios e a batalha de conquista da cidade.  O samba foi gravado em 2017, mas até hoje é pouco conhecido.  O samba vai acompanhar um passeio de drone por este charmoso bairro do Rio, que mostra os diversos bens tombados, a famosa feira de domingo.

 

O bairro da Glória reúne um acervo de mais de 150 bens tombados e preservados, que constituem um dos mais expressivos conjuntos patrimoniais da cidade. O site Ó Glória conta com o apoio do Rio Capital Mundial da Arquitetura e do Congresso Mundial de Arquitetos, que acontecerá em julho deste ano.

 

O projeto é idealizado e realizado pela Inspirações Ilimitadas e patrocinado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e Rede D´Or por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro - Lei do ISS.





Site Ó Glória - www.ogloria.art.br

Lançamento: 21 de março de 2020 

Concepção e realização: Inspirações Ilimitadas

Coordenadora geral e Curadoria: Mariana Varzea  

Fotografia e Pesquisa de Imagens: Cesar Duarte

Marca, identidade visual e concepção gráfica: Jair de Souza

Design Gráfico: Bruno Niquet

Desenvolvimento do site: samambaia.digital

Produção Executiva: Gabriela Weeks

Filmagem Drone: Lucas Santana

Textos: Cesar Duarte, Cynthia Azevedo e Mariana Varzea

 

Depoimentos inéditos: Luiz Camillo Osorio, filósofo, curador e professor  - Glória Moderna e MonumentalMasao Kamita, arquiteto e professor - Affonso Reidy e o Museu de Arte ModernaGabriela Davies, gestora cultural - Galeria Aymoré Arte ContemporâneaCarlos Fernando de Andrade, arquiteto e urbanista - Chafariz da GlóriaRita Fernandes, jornalista - A Glória e o CarnavalPaulão Sete Cordas, músico e compositor A GloriosaHenrique Souza de Lacerda, gestor cultural (Bloco Arteiros da Glória) - O samba na GlóriaPaulo Knauss, historiador e professor - A Freguesia da GlóriaAnapuaka Tupinambá, comunicador e idealizador da Rede de Cultura Digital Indígena - A Glória TupinambáMargareth Pereira, arquiteta e professora - Diversidade Cultural da GlóriaMarconi Andrade, restaurador - S.O.S Patrimônio da GlóriaLuciano Cavalcanti, arquiteto e restaurador - Igreja da GlóriaJair de Souza, designer - A Glória antes da GlóriaMariana Varzea, museóloga e gestora cultural - Projeto Ó Glória!, Roberto Ainbinder, arquiteto e urbanista - Paisagem Monumental da Glória

 


FONTE: Renata Monteiro/ A2 Comunicação. 


SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)