domingo, 14 de março de 2021

Cine Educação debate o filme ‘Espero Tua (Re)volta’ no Dia da Escola



 Premiado documentário sobre lutas estudantis brasileiras tem a participação do ator Lucas Penteado (Malhação Viva a Diferença e BBB 21). 


Você sabia que 15 de março é Dia da Escola? Para marcar a data, o Cine Educação (Festival de Cinema de Educação) promove um bate-papo especial sobre o filme Espero Tua (Re)volta, às 19h, pelas redes sociais do festival: Facebook (https://www.facebook.com/cineeducacaorj) e YouTube (https://is.gd/cineeducacao).


O debate tem participação confirmada da produtora do filme Mariana Genescá, do professor Afonso Celso Teixeira (roteirista do Canal Poli Humor) e do coordenador e curador do Cine Educação, Bernard Brito. 


Premiado documentário sobre as lutas estudantis brasileiras, Espero Tua (Re)volta apresenta o movimento de estudantes que saiu às ruas e ocupou escolas para protestar por um ensino público de qualidade, acompanhando desde as marchas de 2013 até as eleições de 2018. 


Inspirada pela linguagem do próprio movimento, o filme é conduzido pela locução de três estudantes, representantes de eixos centrais da luta estudantil, que disputam a narrativa, explicitando conflitos do movimento e evidenciando sua complexidade. Entre os jovens está o ator Lucas Penteado, que atuou em Malhação Viva a Diferença (2017) e participou do Big Brother Brasil 21. 


Com direção de Eliza Capai, Espero Tua (Re)volta já participou de mais de 100 festivais e ganhou mais de 20 premiações, incluindo o Prêmio da Anistia Internacional do Festival de Berlim, na Alemanha, e o Prêmio de Excelência do Yamagata Doc Film Festival, no Japão. 


O filme está disponível em várias plataformas: Canal Curta!, Globoplay, Mubi, Net Now e Tamanduá TV. Já no Sesc Digital, pode ser visto de graça até 19 de março: https://sesc.digital/conteudo/cinema-e-video/espero-tua-revolta





Espero Tua (Re)volta

Brasil | 2019 | 93 min | documentário | 12 anos | Direção: Eliza Capai


Sinopse: Quando a crise se aprofundou no Brasil, os estudantes saíram às ruas e ocuparam escolas protestando por um ensino público de qualidade e uma cidade mais inclusiva. Espero Tua (Re)volta acompanha as lutas estudantis desde as marchas de 2013 até a vitória do presidente Jair Bolsonaro em 2018. Inspirada pela linguagem do próprio movimento, o filme é conduzido pela locução de três estudantes, representantes de eixos centrais da luta, que disputam a narrativa, explicitando conflitos do movimento e evidenciando sua complexidade.


SOBRE O CINE EDUCAÇÃO:


O CINE EDUCAÇÃO chegou à sua terceira edição em 2020, com o desafio de superar o distanciamento em tempos de pandemia e conectar o público em torno da educação como forma de conscientização.


Realizado desde 2018 pelo Sindicato dos Professores do Município do Rio de Janeiro (Sinpro-Rio), sempre no mês de outubro, o Festival de Cinema e Educação exibe filmes de curta, média e longa metragens, sempre com temas relacionados à educação.


Além de sua primeira edição online, o CINE EDUCAÇÃO apresentou em 2020 a MINI MOSTRA DIREITOS HUMANOS, durante a semana em que se comemora o Dia Internacional dos Direitos Humanos (10/12).


Fonte: Mylene Neno


SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)