sexta-feira, 27 de novembro de 2020

FESTIVAL CINEMA E TRANSCENDENCIA: 28/11, extra!! - live com Alessandro Jodorowsky + filme Piscomagia

 


O cineasta chileno Alejandro Jodorowsky é considerado o patrono do Festival Cinema & Transcendência, uma verdadeira inspiração. Já foram exibidos vários de seus filmes nas edições anteriores do Festival. Mas, pela primeira vez, ele participará de uma conversa com os curadores André Luiz Oliveira e Carina Bini. Para realizar esse sonho, o evento ganhou mais um dia - o encerramento será no sábado, dia 28 - e contará também com uma exibição extra de Psicomagia – a arte da cura, que abriu o Festival, no dia 7 de novembro. A reprise do filme foi o principal pedido do público que acompanhou a programação, nestas três semanas, no site www.festivalcinemaetranscendencia.com, nas redes socais do Festival e dos CCBBs Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. 

 

Psicomagia – a arte da cura é o mais recente longa-metragem de Alejandro Jodorowsky, para quem o cinema é capaz de “transformar almas e mentes”. Conhecido como Don Alejandro “El Brujo”, Jodorowsky tem uma legião de seguidores pelo mundo que acompanha o seu trabalho terapêutico ‘psicomagia’, desenvolvido há décadas, paralelo ao cinema e a outras atividades artísticas. No filme, o cineasta, escritor, poeta, tarólogo e psicólogo selvagem, revela os princípios da sua técnica criativa e única que, através da arte, promove curas físicas, mentais e espirituais. 

 

Na sexta-feira, 27, haverá a segunda exibição de O Outro Lado da Memória, de André Luiz Oliveira, seguida de debate com o cineasta e o produtor do filme Caetano Curi. O Outro Lado da Memória foi premiado na Mostra Brasília do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e conta a saga do diretor para filmar o livro “Viva o Povo Brasileiro. O projeto não chega a ser concretizado após uma década de trabalho intensivo, porém, muita coisa foi produzida e, no outro lado da memória, é o próprio diretor quem narra e conduz o documentário em busca de respostas. 

 

Para assistir aos filmes e aos debates, basta acessar gratuitamente o site www.festivalcinemaetranscendencia.comclicar na cadeira vermelha da “sala de cinema”, colocar nome, e-mail e aproveitar toda a programação do festival. A live com Jodorowsky terá tradução consecutiva para o português. 

 

A sétima edição do Festival oferece uma sessão por dia, às 21h, com apresentação ao vivo feita por Carina Bini, produtora e cocuradora (os filmes só estão disponíveis no horário da sessão). Ao todo, serão exibidos 12 longas-metragens. Já foram realizadas lives com o neurocientista Sidarta Ribeiro e a Monja Coen, uma meditação sonora, debates e homenagens ao Dia da Consciência Negra. O projeto é patrocinado pelo Banco do Brasil e integra as ações on-line do movimento #CCBBemCasa.

 

Com perfil ímpar no Brasil, o Festival Internacional Cinema & Transcendência exibe filmes que exploram a experiência da transformação pessoal a partir das suas narrativas. São obras que investigam a subjetividade e oferecem novas camadas de reflexão sobre temas relevantes da contemporaneidade. Os títulos selecionados para o festival transcendem padrões e promovem uma relação transformadora entre o cinema e a realidade de cada pessoa, abordando temas como a espiritualidade, práticas de autoconhecimento, meditação, biografias de estudiosos, sábios ou gurus, ancestralidade, expansores alucinógenos, terapias, xamanismo e outras questões que perpassam o caminho de busca pela consciência. 

 

O #CCBBemCasa foi criado em março, após a suspensão das atividades presenciais nos CCBBs, como medida de segurança contra o novo coronavírus. Atualmente, as quatro unidades do CCBB – Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo – estão abertas e retornando, aos poucos, suas atividades. Mesmo assim, por meio das redes sociais e do site bb.com.br/cultura, os Centros continuam a disponibilizar conteúdos exclusivos da programação a um público amplo e diverso. 

 

PROGRAMAÇÃO – últimos dias

 

25/11 - QUARTA

21h – Quem se importa – Com apresentação da diretora Mara Mourão – 98’ - Livre 

 

26/11 - QUINTA

21h – O Navio de Teseu (Ship of Theseus) – Com apresentação do diretor Anand Gandhi – 144’ - Livre 

 

27/11 - SEXTA

21h – O Outro Lado da Memória – Com apresentação do diretor André Luiz Oliveira – 115’ – 10 anos 

 

28/11 – SÁBADO

17h – Live com o cineasta Alejandro Jodorowsky

18h - Psicomagia – a arte da cura – 105’- 18 anos

SINOPSES

 

PSICOMAGIA

Direção: Alejandro Jodorowsky,documentário,2019, 100 min,França,18 anos.

Psicomagia é o nome que o escritor chileno dá a uma técnica por ele criada e exercida de suposta cura física, mental e espiritual. A técnica é uma mistura de arte, psicoterapia moderna, filosofia oriental (em particular o zen budismo), misticismo, culturas xamânicas em geral, reencarnação, gnosticismo e Nova Era com uma influência especial de autores como Gurdjieff e Carlos Castaneda. Segundo Jodorowsky, a psicomagia não pretende ser uma ciência e sim uma forma de arte que possui virtudes terapêuticas. Vale lembrar que o conceito de arte de Jodorowsky é bastante particular. Para ele a finalidade da arte é curar.




O NAVIO DE TESEU (Ship of Theseus)

Direção: Anand Gandhi. Ficção, 139 minutos, 2013, Índia, Livre 

Se as partes de um navio são substituídas, pedaço por pedaço, esse é ainda o mesmo navio? Uma fotógrafa diferente lida com a perda de sua visão após um procedimento clínico; um monge erudito enfrenta um dilema ético frente à sua ideologia de vida, tem de escolher entre seus princípios e a morte; e um jovem corretor da bolsa de valores, seguindo o rastro de um rim roubado, aprende como a moralidade pode ser complexa. Seguindo estes elementos isolados de suas viagens filosóficas, e sua eventual convergência, o Navio de Teseu explora questões de identidade, justiça, beleza, entendimento e morte.





O OUTRO LADO DA MEMÓRIA

Direção: André Luiz Oliveira, Ficção,110 minutos, 2018, Brasil, 10 anos

Documentário sobre a tentativa de realização do filme VIVA O POVO BRASILEIRO, adaptação do romance homônimo do escritor João Ubaldo Ribeiro. O filme revela o trabalho realizado pelos produtores, pelo diretor e roteirista André Luiz Oliveira e equipe, ao longo de quase uma década (1996 a 2005) de preparação deste épico brasileiro até a sua dramática interrupção duas semanas antes do início das filmagens. É o próprio diretor quem conduz o documentário ao mergulhar no passado em busca de possíveis causas que impediram a realização do seu filme. Nesse percurso investigativo poético/emocional, descobre que as raízes do seu envolvimento com o projeto original são muito mais profundas do que supunha.



 

QUEM SE IMPORTA

Direção: Mara Mourão, documentário, 93 minutos, 2011, Brasil, Livre

Você se importa com o destino da humanidade e do planeta? Um número cada vez mais expressivo de pessoas não só tem respondido sim a essa pergunta como tem colocado a mão na massa em prol dos interesses coletivos. Essa revolução, baseada na conversão de ideais em ações concretas, foi documentada pela cineasta carioca, radicada em São Paulo, Mara Mourão. O longa-metragem ‘’Quem Se Importa’’ foi filmado em sete países: Brasil, Peru, Estados Unidos, Canadá, Tanzânia, Suíça e Alemanha. Nessas localidades, Mara registrou o trabalho de 18 empreendedores sociais, figuras que despontaram nas últimas décadas, motivadas pelo desejo de contribuir para a evolução das relações humanas, econômicas e ambientais. 






SERVIÇO

 

7º FESTIVAL INTERNACIONAL CINEMA & TRANSCENDÊNCIA

Data: 7 a 28 de novembro de 2020

 

Patrocínio: Banco do Brasil
Realização: Centro Cultural Banco do Brasil

Curadoria: André Luiz Oliveira e Carina Bini 

Produção: Atma Filmes

 

Acesso gratuito à Mostrawww.festivalcinemaetranscendencia.com

Centro Cultural Banco do Brasil 

#CCBBemCasa

Acesso às ações e links de outras atividades digitais:

www.bb.com.br/cultura e redes sociais dos CCBBs

 

Relacionamento com a imprensa sobre o 7º FESTIVAL INTERNACIONAL CINEMA & TRANSCENDÊNCIA

 

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA: 

Rio de Janeiro - Claudia Oliveira 

São Paulo - Flávia Miranda 

Belo Horizonte - Cristina Sanches 

Brasília - Carmem Moretzsohn, Amanda Guedes

 

 

Assessoria de imprensa do CCBB

 

Belo Horizonte - Bárbara Guimarães 

Brasília – Pedro Emídio  

Rio de Janeiro - Bianca Mello

São Paulo - Leonardo Guarniero 

 

 

CCBB nas redes sociais

 

Belo Horizonte - Facebook/ccbb.bh | Twitter/ @ccbb_bh | Instagram/ccbbbh

Brasília - Facebook/ccbb.brasilia | Twitter/ @ccbb_df | Instagram/ccbbbrasilia

Rio de Janeiro - Facebook/ccbb.rj | Twitter/ @ccbb_rj | Instagram/ccbbrj

São Paulo - Facebook/ccbbsp | Twitter/ @ccbb_sp | Instagram/ccbbsp



FONTE: CLAUDIA MACHADO DE OLIVEIRA


SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)