domingo, 10 de maio de 2020

CIRCUITO INFFINITO DE FESTIVAIS FAZ HOMENAGEM A DOMINGOS DE OLIVEIRA EM MOSTRA ONLINE


Depois de 25 anos, o Circuito Inffinito de Festivais abre a temporada de 2020 com uma etapa online e gratuita, através de uma plataforma de streaming criada para a exibição de conteúdos exclusivos. Antes das edições presenciais de Miami, em setembro, e de Nova Iorque, em novembro, as diretoras do evento Adriana L. Dutra, Claudia Dutra e Viviane Spinelli realizam uma mostra de cinema online e gratuita em homenagem ao cineasta Domingos Oliveira. De 05 a 31 de maio, o público tem acesso a 14 filmes do diretor, entre eles o inédito e aguardado Os 8 Magníficos, último longa rodado por ele, em 2017. O documentário descortina um almoço dominical com os atores Maria Ribeiro, Fernanda Torres, Wagner Moura, Carolina Dieckmann, Sophie Charlotte, Mateus Solano, Alexandre Nero e Du Moscovis, que têm uma discussão sincera e existencialista sobre a arte de representar e sobre o amor e a vida.

A Mostra Domingos Oliveira, que inclui o documentário Domingos (2009), dirigido por Maria Ribeiro, tem curadoria da atriz, produtora e diretora Renata Paschoal. Os filmes poderão ser assistidos gratuitamente pela internet, na plataforma www.inff.online. Nesse período, artistas ligados ao cineasta, como Priscilla Rozenbaum, Maria Ribeiro, Maitê Proença e Betty Faria discutirão sua obra em lives nas redes sociais do festival.

MIAMI - A 24ª edição do Festival de Cinema Brasileiro de Miami (BRAFF Miami) será realizada de 11 a 19 de setembro de 2020. Grande parte da sua programação será ao ar livre, com a abertura no New World Center Soundscape Park, mostra competitiva e cerimônia de premiação no North Beach Bandshell, em Miami Beach. O local é coberto e tem uma excelente infraestrutura para o festival, que vai contar com shows, food trucks com comidas brasileiras, além de debates e palestras voltados para o mercado audiovisual. O festival contará ainda com a Mostra Panorama, no Silverspot Cinema Downtown Miami e no Coral Gables Art Cinema.

RIO DE JANEIRO - Outra novidade é que, em outubro, o Circuito Inffinito de Festivais promoverá no Rio de Janeiro uma oficina de “Capacitação para Filmes Documentais”, destinada aos jovens estudantes da rede pública. Os alunos realizarão um curta-metragem documental, que será exibido pela internet na plataforma www.inff.online e no BRAFF NY. A oficina será ministrada por Adriana L. Dutra, documentarista e diretora do Circuito Inffinito.

NOVA IORQUE - De 3 a 8 de novembro, a mostra competitiva da 14ª edição do Festival de Cinema Brasileiro de Nova Iorque (BRAFF NY) será realizada no histórico Village East Cinema, sede de eventos como o Tribeca Film Festival. Além da mostra competitiva de longas e curtas-metragens de produção brasileira recente, o festival terá uma Masterclass com a cineasta Tizuka Yamazaki; debates presenciais com atores e diretores; e encontros de negócios na Brazilian-American Chamber of Commerce.

A curadoria de seleção de longas metragens é composta pela atriz Camila Morgado, a distribuidora de conteúdos Eloisa Lopez, a empresária Laura Fernandes e a produtora Liliana Kawase. Quem assina a curadoria de curtas é Zita Carvalhosa, diretora do Festival Internacional de Curtas de SP.

As inscrições para o BRAFF Miami e o BRAFF New York estão abertas até o dia 31 de maio pelo portal www.inffinito.com.

 

 

MOSTRA DOMINGOS OLIVEIRA - CIRCUITO INFFINITO

FILMES DISPONÍVEIS NA PLATAFORMA www.inff.online

 

Paixão e Acaso

COMÉDIA | 2012 | 78min

Sinopse

Um filme que mescla lágrimas e risos. Inês é uma psicanalista e convive com as aparições de seu pai, já falecido. Durante suas consultas, ela acaba se aproximando e se apaixonando ao mesmo tempo por dois pacientes, mas nem imagina que os dois são pai e filho.

Ficha técnica

Direção & Roteiro: Domingos Oliveira

Elenco: Vanessa Gerbelli, Aderbal Freire Filho e Pedro Furtado

12 anos

Trailer https://www.youtube.com/watch?v=RBPhUnFPThk

 

Carreiras

DRAMA | 2005 | 72min

Sinopse

Ana Paula está no auge de seus 40 anos. Ela é âncora de um programa de televisão e nutre grande mágoa por ter perdido seu status dentro da emissora em que trabalha. Agora, é preterida por moças mais jovens. Ana Paula se entrega a uma noite de loucuras para tentar romper com o sistema, mas, ao amanhecer, recebe uma novidade.

Ficha técnica

Direção & Roteiro: Domingos Oliveira

Elenco: Domingos Oliveira, Priscilla Rozenbaum, Camila Amado, Jorge Jerônimo dos Santos, Beto Ortigão

14 anos




Todo Mundo Tem Problemas Sexuais

COMÉDIA | 2008 | 92min

Sinopse

Impotência, perversão, desejo, sedução e preferências sexuais. Com Pedro Cardoso, Claudia Abreu, Priscilla Rozenbaum, entre outros destaques no elenco, a comédia conta cinco histórias maliciosas e cheias de detalhes.

Ficha Técnica

Direção & Roteiro: Domingos Oliveira

Elenco: Pedro Cardoso, Claudia Abreu, Priscilla Rozenbaum, Paloma Riani, Ricardo Kosovski, Orã Figueiredo

16 anos


Trailer https://www.youtube.com/watch?v=z6a9JsOmQ2M

 

Os 8 Magníficos

DOCUMENTÁRIO | 2017 | 70min

Sinopse

Maria Ribeiro, Fernanda Torres, Wagner Moura, Carolina Dieckmann, Sophie Charlotte, Mateus Solano, Alexandre Nero e Du Moscovis se reúnem em um domingo para almoçar. O que sairá desse encontro? Um papo divertido, descontraído e instigante sobre amor, vida, a alma do ator e a arte de representar.

Ficha Técnica

Direção & Roteiro: Domingos Oliveira

Elenco: Wagner Moura, Fernanda Torres, Maria Ribeiro, Sophie Charlotte, Carolina Dieckman, Mateus Solano, Eduardo Moscovis e Alexandre Nero

12 anos

 

Infância

DRAMA | 2014 | 104min

Sinopse

O filme tem como cenário o Rio de Janeiro nos anos 1950. Com humor e drama, a produção revela o funcionamento autoritário de uma família tipicamente brasileira chefiada pela matriarca Dona Mocinha (Fernanda Montenegro). Fã de Carlos Lacerda, ela é rígida em todos os sentidos.

Ficha Técnica

Direção & Roteiro: Domingos Oliveira

Elenco: Fernanda Montenegro, Paulo Betti, Maria Flor e grande elenco

12 anos




Primeiro Dia de um Ano Qualquer

COMÉDIA| 2015 | 84min

Sinopse

Começa um novo ano e, com ele, sentimentos e desejos se renovam. No filme, muitos personagens se encontram em uma luxuosa casa de campo para celebrar o primeiro dia do ano. Do amanhecer até o fim da noite, o grupo se vê fazendo um balanço da vida e enfrenta suas crises e limitações.

Ficha Técnica

Direção & Roteiro: Domingos Oliveira

Elenco: Maitê Proença, Priscilla Rozenbaum, Orã Figueirdo, Alexandre Nero, Nei Matogrosso, Domingos Oliveira

12 anos



 

BR 716

DRAMA | 2016 | 88min

Sinopse

Copacabana, anos 1960 e boemia carioca. Felipe é engenheiro e aspirante a escritor. O personagem de Caio Blat leva uma vida regada aos prazeres do álcool, em festas alucinantes realizadas no apartamento dado por seu pai, na famosa Rua Barata Ribeiro. O local é palco de como ele e seus amigos desfrutam de tudo que a liberdade pode oferecer, mesmo em meio a um momento político complicado: o Golpe de 64.

Ficha Técnica

Direção & Roteiro: Domingos Oliveira

Elenco: Caio Blat, Sophie Charlotte, Maria Ribeiro, Pedro Cardoso, Sergio Guizé e grande elenco

14 anos


Trailer https://www.youtube.com/watch?v=sn0Gq5cNy9s

 

Juventude

COMÉDIA | 2008 | 81min

Sinopse

Paulo José, Domingos Oliveira e Aderbal Freire Filho interpretam os amigos de infância David, Antônio e Ulisses. O trio se conhece desde o colégio, quando encenaram a peça "A Ceia dos Cardeais", de Júlio Dantas. Eles combinam um encontro na casa de David, em Petrópolis, para recordarem bons momentos da vida. Mas problema pessoal de Ulisses pode abalar sua amizade com David.

Ficha Técnica

Direção & Roteiro: Domingos Oliveira

Elenco: Paulo José, Aderbal Freire-Filho e Domingos Oliveira

12 anos




Edu: Coração de Ouro

COMÉDIA | 1967 | 85min

Sinopse

Paulo José é Edu, um carioca de 27 anos, desempregado, desapegado a compromissos. A comédia aborda as desventuras de sua vida: passeios pela praia, encontros com os amigos, conquistas fora do relacionamento, reconciliação com a noiva e planejamento de festas.

Ficha Técnica

Direção: Domingos Oliveira

Roteiro: Domingos Oliveira e Renato Prado

Elenco: Paulo José, Leila Diniz, Norma Benguel, Joana Fomm e Amilton Fernandes.

14 anos

 

Separações

COMÉDIA ROMÂNTICA | 2002 | 116min

Sinopse

Glorinha (Priscilla Rozenbaum) e Cabral (Domingos Oliveira) são casados. A partir desta relação, a comédia romântica trata sobre as quatro fases de uma separação amorosa: a negação, a negociação, a revolta e a aceitação.

Ficha Técnica

Direção: Domingos Oliveira

Roteiro: Domingos Oliveira e Priscilla Rozenbaum

Elenco: Domingos Oliveira, Priscilla Rozenbaum, Ricardo Kosovski.

14 anos



 

Aconteceu na Quarta-feira

COMÉDIA DRAMÁTICA | 2018 | 70min

Sinopse

Uma relação de amor e ódio. Julia e Julio são atores e passam por uma fase insuportável no casamento. Seus sentimentos são tão divididos que um dia ele vai embora e, ao mesmo tempo fica. Marco entra em cena como interlocutor do casal, um tímido e estranho psicanalista.

Ficha Técnica

Direção & Roteiro: Domingos Oliveira

Elenco: Priscilla Rozenbaum, André Mattos e Ricardo Kosovski

14 anos

 

Feminices

COMÉDIA | 2004 | 72min

Sinopse

Dez anos após montarem a peça teatral "Confissões de Mulheres de 30", quatro amigas se reencontram para escrever um novo espetáculo. Agora, com foco nos 40 anos. Em paralelo à empolgação com o novo projeto, o quarteto enfrenta dúvidas sobre as angústias e descobertas das mulheres que chegam à idade.

Ficha Técnica

Direção & Roteiro: Domingos Oliveira

Elenco: Priscilla Rozenbaum, Clarice Niskier, Dedina Bernardelli e Cacá Mourthé

14 anos


Trailer https://www.youtube.com/watch?v=Dxmtx2PqY0E

 

Todas as Mulheres do Mundo

DRAMA ROMÂNTICO| 1966 | 86min

Sinopse

Paulo José interpreta o mulherengo Paulo. Durante uma festa de Natal em seu apartamento, ele conhece o casal Maria Alice (Leila Diniz) e Leopoldo (Ivan de Albuquerque). Apaixonado, Paulo faz de tudo para conquistá-la. Eles começam a namorar, se casam, mas, com a rotina do relacionamento e com os ciúmes, ele tem uma recaída.

Ficha Técnica

Direção & Roteiro: Domingos Oliveira

Elenco: Leila Diniz, Paulo José, Flavio Migliaccio, Marieta Severo, Ivan de Albuquerque, Joana Fomm e Isabel Ribeiro.

14 anos

 

Amores

COMÉDIA ROMÂNTICA| 1998 | 95min

Sinopse

Histórias, personagens e diferentes temas de amores. Mas, todos, com mais em comum do que imaginam. Para salvar o casamento falido, um casal resolve ter um filho. De outro lado, uma menina impulsiva, que tem uma relação de atritos com o pai. Em outro caso, uma mulher que descobre a bissexualidade do seu namorado.

Ficha Técnica

Direção & Roteiro: Domingos Oliveira

Elenco: Priscilla Rozenbaum, Domingos Oliveira, Maria Mariana, Clarice Niskier, Ricardo Kosoviski.

14 anos

 

Domingos

DOCUMENTÁRIO |2009 | 71min

Sinopse

O filme mostra momentos marcantes da vida e carreira de Domingo Oliveira, um dos autores e diretores brasileiros mais consagrados. Estreia de Maria Ribeiro na direção de longas, a produção acompanha o dia a dia do artistas, abordando temas como amores, velhice e o amor pelo trabalho. As filmagens duraram oito anos.

Ficha Técnica

Direção & Roteiro: Maria Ribeiro

12 anos


Trailer https://www.youtube.com/watch?v=SnSmcfN_-tM

 

LIVES SOBRE A OBRA DE DOMINGOS OLIVEIRA

No Instagram @inffinito_braff sempre às 19h

7 de maio - Maitê Proença e Adriana L. Dutra – Sobre a criação de Domingos Oliveira

12 de maio - Maria Ribeiro e Adriana L. Dutra Domingos Oliveira, o homem e o personagem

13 de maio - Ricardo e André: Quem são os personagens de Domingos?

14 de maio - Betty e Adriana: o Rio de Domingos Oliveira e Leila Diniz nos anos 60

19 de maio - Priscilla Rozenbaum e Flavia Guimaraes: Domingos Oliveira  e o roteiro

20 de maio - Paulo Betti e Cláudia Dutra: Domingos Oliveira e os atores


Fonte: Fabíola Barbosa/ Palavra Assessoria em Comunicação


SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)