Na próxima terça-feira, dia 11/02, estreia no Canal Brasil, Now, Vivo Play e Oi Play, o documentário "No caminho das Pedras", de Marco Antônio Pereira. O filme revela a história das famosas calças portuguesas, desde o século XIX, até se eternizar no símbolo do calçadão de Copacabana, no Rio de Janeiro.
Exibições no Canal Brasil: 11/02, 18h55 | 17/02, 14h10 | 19/02, 15h45 | 20/02, 7h30 | 21/02, 11h45
TRAILER - IN THE PATH OF THE STONES - ENG SUBS from Urbano Filmes on Vimeo.
Sinopse
No Caminho das Pedras percorre a história das famosas calçadas de pedras portuguesas, desde o seu surgimento em Lisboa, na metade do Século XIX, até chegarem ao Rio de Janeiro e se eternizarem no icônico calçadão de Copacabana, criado por Burle Marx. O filme revela a arte dos calceteiros em Lisboa, onde tem uma escola especializada neste ofício; aborda questões urbanísticas através de entrevistas com diversos arquitetos e imagens de arquivo; a influência e presença dos mosaicos de pedras portuguesas nas artes plásticas, na fotografia, na moda e na literatura; e sua onipresença sob os pés cariocas e portugueses em locais históricos e conhecidos do público.
Com depoimentos de
Luiz Fernando Janot, Alexandre Pessoa, Washington Fajardo, Pharrá Buarque, Nuno Grande – Arquitetos
Haruyoshi Ono – Arquiteto Paisagista
Amir Haddad – Diretor de Teatro
Bruno Veiga – Fotógrafo, Autor do Livro “Pedras Portuguesas”
Ana Cabrera – Autora do Livro “Olhar do Chão”
Nuno Mello Bello - Cônsul Geral de Portugal no Brasil
Nuno Santos e Jorge Azevedo – Mestres Calceteiros
Luisa Dornelas – Diretora da Escola de Calceteiros de Lisboa
Nuno Serra – Professor da Escola de Calceteiros de Lisboa
Milton Teixeira – Historiador
William Vorhess – Produtor Cultural
Luís Buchinho – Estilista
Waltércio Caldas e Jorge Cupim – Artistas Plásticos
Sobre o Diretor
Marco Antonio Pereira (Rio de Janeiro, 1962) é fundador e diretor da Urbano Filmes, produtora audiovisual com foco em movimentos sociais e culturais. Com mais de 25 anos de experiência em produção cultural, começou há seis anos sua carreira no cinema independente. Dirigiu e produziu documentários no Rio de Janeiro, Portugal, Cuba, Tunísia, Uruguai e Costa Rica. Entre eles, longas-metragens como Paisagem Carioca (2013), que retrata o início do período de pacificação nas favelas cariocas e a consequente mudança na relação entre moradores e visitantes, participou de festivais como AtlanticDoc (Uruguai), IDFA (Holanda) e FACA (Lisboa); Uruguai na Vanguarda (2019), lançado nos cinemas em 2019, sobre os movimentos sociais no Uruguai que colocaram na agenda do presidente José Mujica reivindicações como a legalização da maconha, o matrimônio igualitário, o aborto e a lei de cotas para afrodescendentes, posicionando o país na vanguarda da luta pela justiça social no século XXI; e No Caminho das Pedras (2019).Além de outros três documentários que estão em fase de produção, Havana em Movimento, Tunisia – a revolução continua e A paz desarmada.
Ficha Técnica
NO CAMINHO DAS PEDRAS
Um filme de Marco Antonio Pereira
Com Luiz Fernando Janot, Amir Haddad, Alexandre Pessoa, Washington Fajardo, Bruno Veiga.
Documentário. Brasil, 2019. 71 min. Cor. Livre.
Direção e Produção: Marco Antonio Pereira
Argumento: Marco Antonio Pereira e Sylvia Palma
Produção Executiva: Cid Casto (Portugal), Luiz Felipe Brandão, Fritz Delangelo, Fenanda Lacerda e Reinel Garcia (Brasil)
Fotografia: Marco Antonio Pereira, Felipe Scaldini, Daniel Coelho, Fritz Delangelo e Bernardo Izechsohn (BR) e Eduardo Amaro (PT)
Coordenação Geral de Montagem: Celia Freitas, edt.
Montagem: Maiara Hijano
Audio: Miguel Cabral (PT), Marta Lopes e Mario Celso Neto (BR)
Pesquisa: Igor Caldas
Produção de Finalização: Luiz Felipe Brandão
Produção: Urbano Filmes
Assessoria de Imprensa
Claudia Oliveira
0 comments:
Postar um comentário