sábado, 12 de outubro de 2019

Mauricio de Sousa é o homenageado da 17ª edição do FICI - Festival Internacional de Cinema Infantil

Pré-estreia do evento acontece no Dia das Crianças na Casa Firjan com mostra de curtas e oficina de animação gratuitas. Mostra competitva com exibições exclusivas na Rede Cinemark percorre Rio de Janeiro, Niterói, Aracaju e Natal, entre 18 e 27 de outubro. 


Desde a primeira edição, em 2003 – quando apresentou cinco filmes brasileiros e dez de outros nove países –, até o ano passado, o Festival Internacional de Cinema Infantil, dirigido por Carla Camurati Carla Esmeralda, já exibiu mais de mil títulos, de 36 países, para um público superior a 1,7 milhão de espectadores (dos quais 900 mil alunos e professores da rede pública de ensino, muitos em seu primeiro contato com o cinema). Em seu 17º ano, o FICI reverencia o mestre dos quadrinhos brasileiro Mauricio de Sousa e traz mais de 70 produções nacionais e internacionais, exibidas com exclusividade em salas da Rede Cinemark no Rio de Janeiro Niterói (18 a 22/10), Natal (18 a 27/10) e Aracaju (23 a 27/10), num total de 308 sessões, com ingressos populares ou gratuitos. Em 12 de outubro, o FICI faz uma pré-estreia na Casa Firjan, em comemoração ao Dia das Crianças, com programação gratuita, que inclui a exibição de curtas e oficinas de animação. 

O longa-metragem Luccas Neto em: Acampamento de Férias é um dos destaques desta edição, na mostra Panorama Brasil. Lançado em julho deste ano para exibição em VOD (video on demand), o terceiro filme do youtuber Luccas Neto – fenômeno na internet, com 26,6 milhões de inscritos em seu canal – será exibido pela primeira vez no cinema. 

Prêmio Brasil de Cinema Infantil – programa competitivo do FICI que chega à sua 12ª edição – bateu mais um recorde de inscrições, com 192 filmes. A seleção final reúne 19 curtas de 12 estados brasileiros e será exibida nas sessões Histórias Animadas (+ 6 anos), Histórias Curtas (+ 8 anos) e Mostra Teen (+ 10 anos). O vencedor é escolhido pelas crianças, na tradicional votação realizada em sessão do festival, e, pela primeira vez, também pelo voto online, no site fici.com.br. 

“Desde a criação do Prêmio, o número de inscrições aumenta significativamente a cada ano, comprovando o crescimento do setor no país, que ainda tem um imenso potencial de mercado a ser explorado, já que menos de 1/3 das crianças brasileiras vai o cinema”, explica Carla Camurati. “E com o Prêmio, temos a chance de envolver as crianças a participar e assumir o protagonismo, ao escolherem os vencedores. Assim como nas sessões seguidas de debates ou com dublagem ao vivo, que tentam instigar o olhar dos pequenos espectadores a ir além da história”, completa Carla Esmeralda.

Apresentado pelo Ministério da Cidadania Secretaria Especial da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, o 17º Festival Internacional de Cinema Infantil tem patrocínio da CinemarkBRDEFundo Setorial do AudiovisualANCINE – Agência Nacional do Cinema, apoio da Globo Filmes Telecine e conta com a coprodução da Esmeralda Produções, realização da Copacabana Filmes e ProduçõesSecretaria Especial da CulturaMinistério da Cidadania Governo Federal e exibição exclusiva na Rede Cinemark.

A abertura para convidados no Rio de Janeiro, no dia 19, terá a Pré-estreia Internacional de Dora e a Cidade Perdida, dirigida por James Bobin, coprodução EUA / Austrália, que só chega ao circuito brasileiro em novembro. Na Pré-estreia Brasil, o FICI apresenta em primeira mão a animação Osmar, a primeira fatia do pão de forma – O filme, de Ale McHaddo (pseudônimo do animador Alexandre Machado). Também inédito em grande circuito, Miúda e o Guarda-chuvade Amadeu AlbanPaula Lice Victor Cayresconta a história de uma menina que vive uma jornada mágica de descobertas e aprendizados. 

Referência maior dos quadrinhos no Brasil, Mauricio de Sousa, 83 anos, é o grande homenageado desta 17ª edição. Da vasta produção audiovisual com os famosos personagens, serão exibidos no programa Mestres da Infância live-action Turma da Mônica Laços, dirigido por Daniel Rezende, e a animação A Princesa e o Robô, de 1984, com direção do cartunista. A homenagem inclui ainda a exibição, no início de todas as sessões do festival, de episódios da animação 2D Mônica Toy, versão ‘toy art’ dos personagens da Turma da Mônica que faz sucesso em canais de TV por assinatura e na internet.

No Programa Internacional, o grande destaque é a produção belga-holandesa Bintilive-action (filme com atores), inédito no Brasil, da diretora Frederike Migom. O filme aborda a questão dos refugiados na Europa, através da história da menina Binti e sua família. O longa também integra a sessão O Pequeno Jornalista, um dos sucessos da programação. Ao final da projeção, um jornalista convidado conversa com as crianças para analisar os principais elementos que envolvem a narrativa para entender o processo de produção de uma matéria ou crítica. Klara Superstar (KuToppen), longa norueguês da diretora Lise I. Osvoll, completa o Programa Internacional. A animação promete divertir a criançada com a história da vaquinha Klara, que mora na cidade e sonha em ser uma popstar. 

O intercâmbio com o festival Anima Mundi, traz este ano a animação Capitão Morten e a Rainha Aranha, produção da Estônia / Bélgica / Irlanda / Reino Unido. O longa será exibido, nas cidades de Aracaju Natal, com a Dublagem ao Vivo, uma das mais concorridas sessões do festival, que encantam crianças ano após ano. Os pequenos espectadores têm a rara oportunidade de assistir ao vivo o trabalho de dubladores profissionais, que fazem as vozes dos personagens do filme em tempo real, de dentro da sala de cinema. No Rio, a Dublagem ao vivo será com o longa alemão Encrenca em Dose Dupla, a divertida história de um menino que cria seu próprio duplo e, com ele, se envolve em muitas confusões.

A sessão Se você ainda não viu dá uma nova chance para quem perdeu ou quer rever na telona grandes sucessos recentes do cinema, como Toy Story 4 Aladdin, ambos em 3D, além de Angry Birds 2 – O FilmeHomem-Aranha no AranhaversoAsterix e o Segredo da Poção MágicaPets – A vida secreta dos bichos 2 Corgi: Top Dog. Já a Sessão Telecine de Cinema exibe Detetives do Prédio Azul 2: O Mistério Italiano, segundo longa da famosa série da TV, que conta a viagem do trio Pippo, Bento e Sol à Itália para investigar o sumiço da feiticeira Berenice.

FICI apresenta anualmente a Sessão Acessibilidade, oportunidade para crianças com deficiências visuais e/ou auditivas acompanharem o filme através da linguagem de LIBRAS, legenda descritiva e audiodescrição. Este ano, o filme escolhido é o longa de animação brasileiro Tito e os Pássaros, de Gustavo SteinbergAndre Catoto Gabriel Bitar, com a tocante história do menino Tito em sua jornada para salvar o mundo de uma estranha epidemia, que envolve a busca de pai ausente. A entrada é gratuita, mediante retirada de senha a partir de 30min antes do horário da sessão.

Em 8 X Animação – Especial Séries Brasileiras, o público pode conferir na tela grande, em uma mesma sessão, episódios de séries nacionais que fazem sucesso da telinha, como O show da LunaBubu e as CorujinhasBóris e Rufus Os Cupins

Na Mostra Novos Jovens, os títulos são direcionados ao público pré-adolescente e adolescente com temáticas atuais. Na programação da mostra deste ano estão dois documentários e uma ficção, todos brasileiros. Eleições, de Alice Riff, acompanha as votações para o grêmio estudantil de uma escola pública em São Paulo e seu impacto na relação entre os alunos, traçando um paralelo com a atmosfera do país diante das eleições presidenciais. Já Espero tua (re)volta, de Eliza Capai, acompanhou as manifestações estudantis desde 2013 e é vencedor de dois prêmios no Festival de Berlim, dentro da Mostra Generation 14plusPeace Film Anistia Internacional, e dos prêmios de Melhor Filme, Montagem Roteiro na 23ª edição do Cine-PE, além do prêmio Abraccine – Associação Brasileira de Críticos de Cinema. A ficção Para’i, de Vinícius Toro, aborda as reflexões de uma menina guarani diante do choque cultural entre sua tribo e o mundo da cidade.

No projeto A Tela na Sala de Aula, professores da rede pública de ensino têm a oportunidade de usar o cinema como ferramenta pedagógica. São filmes de diversas nacionalidades, apresentados gratuitamente aos alunos e professores, que enriquecem o trabalho do professor e dão suporte à educação. Cada filme apresentado possui um caderno pedagógico, com sugestões de atividades, criado a partir dos parâmetros curriculares do Ministério da Educação e dividido por segmento escolar (da educação infantil ao ensino médio), disponibilizado gratuitamente no site do FICI. Cerca de 900 mil crianças já participaram deste projeto.

Rede Cinemark no Brasil 
Líder mundial em venda de ingressos, a Rede Cinemark representa cerca de 30% do mercado brasileiro de cinema e é maior que seus três principais concorrentes juntos, com 634 salas de cinema em 86 complexos distribuídos por 48 cidades em 17 estados e o Distrito Federal: Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

É da Rede Cinemark a primeira sala de cinema em 3D da América do Sul, instalada no Shopping Eldorado, em São Paulo, que segue o padrão exigido pelos grandes estúdios americanos. Atualmente, a Rede conta com mais de 332 salas com a tecnologia de projeção em 3D no país. Em 2014, a Cinemark trouxe uma nova tecnologia, o D-BOX. As primeiras salas foram inauguradas no Shopping Villa Lobos, em São Paulo, e contam com um recurso que oferece comandos para as poltronas, que se movimentam para simular vibrações, quedas e trepidações. As poltronas D-BOX ainda têm um ajuste individual de velocidade, que permite que o público controle a intensidade dos movimentos. As poltronas D-BOX já estão presentes em 38 salas de 20 complexos.

A Cinemark também trouxe ao Brasil a tecnologia Extreme Digital Cinema - XD, com telas maiores que as convencionais e uma sonorização ainda mais potente, reunindo o que há de mais moderno em tecnologia 2D e 3D. A tecnologia XD já está presente em 40 salas. A Rede também apresentou a primeira sala vip do país, com cardápio exclusivo e atendimento diferenciado desde a bilheteria até o serviço de snack bar. As salas vips Bradesco Prime oferecem também mais conforto, com poltronas que seguem o conceito da classe executiva dos voos internacionais.

Outro diferencial da Rede é o Combo Express, que oferece a compra de produtos da bombonière nos totens de autoatendimento, site ou bilheteria. De sexta a domingo e em feriados, os itens adquiridos por meio do serviço podem ser retirados em um caixa exclusivo dedicado ao atendimento rápido. Para usufruir das salas Cinemark em qualquer complexo da Rede, os espectadores podem comprar o ingresso e os combos pela Internet ou Aplicativo que também permite checar a programação, descobrir o cinema mais próximo por geolocalização, conferir promoções, entre outros. O aplicativo está disponível para Windows Phone, Android e iPhone.


FICHA TÉCNICA:
17º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA INFANTIL – FICI
Apresentação: Ministério da Cidadania Secretaria Especial da Cultura através da Lei de Incentivo à Cultura
Patrocínio: CinemarkBRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo SulFSA -Fundo Setorial do AudiovisualANCINE – Agência Nacional do Cinema
Apoio: TelecineGlobo FilmesETC FilmesDOT CineMistika PostNaymar Cia Rio
Coprodução: Esmeralda Produções
Realização: Copacabana Filmes e ProduçõesSecretaria Especial da CulturaMinistério da Cidadania Governo Federal 
Exibição exclusiva: Rede Cinemark
Direção: Carla Camurati e Carla Esmeralda

SERVIÇO:
PRÉ-ESTREIA 17º FICi - RIO DE JANEIRO - 12/10 (sábado)
Horário: 12h às 18h (oficina de animação das 15h às 17h)
Local: Casa Firjan
Endereço: Rua Guilhermina Guinle, 211 – Botafogo
Ingresso: entrada franca
Programação: exibição de curtas do FICI e oficina de animação


17º FICI - FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA INFANTIL 
RIO DE JANEIRO E NITERÓI (18 a 22 /10)
Ingressos em todos os cinemas e sessões: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)
Cinemark Downtown
Av das Américas, 500 – Bloco 17 – Barra da Tijuca
Cinemark Botafogo
Praia de Botafogo, 400 – Botafogo
Cinemark Plaza Shopping Niterói
R. XV de Novembro, 8 – Centro - Niterói

Programação completa:


FONTE: Leila Grimming 

SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)