domingo, 25 de agosto de 2019

Cine Ceará começa dia 30 de agosto


O Cine Ceará - Festival Ibero-americano de Cinema chega a sua 29ª edição. A programação, que acontece entre 30 de agosto e 6 de setembro, em Fortaleza, no Ceará, contará com mais de 40 filmes entre curtas e longas, exibidos nas salas de cinema. Artistas nacionais estarão em Fortaleza para prestigiar o evento, estrear seus longas-metragens e receber homenagens.

Depois de estrear no Festival de Cannes onde foi premiado como melhor filme na mostra Un Certain Regard, a ficção “A Vida Invisível", de Karim Aïnouz, será o filme de abertura, fazendo sua estreia nacional. O diretor cearense será homenageado antes da exibição e receberá o troféu Eusélio Oliveira. Além de Aïnouz, estarão presentes as atrizes Fernanda Montenegro, Julia Stockler e Carol Duarte.

O longa “Maria do Caritó”, de João Paulo Jabur, terá sua première mundial durante o festival, com a presença do diretor, do autor Newton Moreno, responsável pela peça homônima de sucesso, da produtora executiva Elisa Tolomelli e da atriz Lilia Cabral, que será a segunda homenageada do Cine Ceará, recebendo também o troféu do ator José Loreto.

O longa “Greta”, de Armando Praça, que estreou no Festival de Berlim e é protagonizado por Marco Nanini, terá sua primeira exibição no Brasil, com a presença do diretor, e do elenco: Nanini, Démick Lopes, Greta Sttar e Denise Weinberg. No último dia do festival, haverá a premiação e cerimônia de encerramento. O ator Matheus Nachtergaele será o terceiro homenageado, recebendo o troféu de Luiz Fernando Guimarães.

O longa “Pacarrete”, de Allan Deberton, será a quarta exibição especial na programação, fechando o 29º Cine Ceará. O filme, inspirado em uma história real e protagonizado por Marcélia Cartaxo, que estará presente, estreou mundialmente no Festival Internacional de Cinema de Xangai. O ator Flávio Bauraqui também vai marcar presença no festival para apresentar o Cine Ceará na abertura e no encerramento

Cena de "As Constituintes"
O público poderá conferir a Mostra Olhar do Ceará, que apresentará 20 filmes cearenses, sendo 3 longas e 17 curtas, e a exibição do curta dos alunos do Projeto Compartilha Animação, da Enel. Também marcam presença no festival as mostras sociais Melhor Idade, Acessibilidade e O Primeiro Filme a Gente Nunca Esquece, além de Exibições Especiais, Intervenções artísticas e Música na Praça.

Durante o festival serão lançados os livros “A História do Cinema Para Quem Tem Pressa”,de Celso Sabadin, dia 31 de agosto, e Fissuras e Fronteiras - O coletivo Alumbramento e o cinema contemporâneo brasileiro”, de Marcelo Ikeda, dia 6 de setembro, ambos no Hotel Oásis Atlântico, ao meio-dia. No Instituto do Ceará, nos dias 4 e 5 de setembro, o festival realiza o curso “Histórias de Cinema no Acervo do Arquivo Eusélio Oiveira – UFC”, ministrado pela professora Ana Carla Sabino.

Adicionar legenda
Os vencedores das duas mostras competitivas do 29º Cine Ceará serão agraciados com o troféu Mucuripe. Os longas serão premiados nas categorias Melhor Filme, Direção, Fotografia, Montagem, Roteiro, Som, Trilha Sonora Original, Direção de Arte, Ator e Atriz. Concorrem ao troféu Mucuripe na competitiva de curtas os eleitos pelo júri nas categorias de Melhor Curta-metragem, Direção, Roteiro e Produção Cearense.

29º Cine Ceará
O 29º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema, acontece de 30 de agosto a 6 de setembro em Fortaleza. É uma realização da Secretaria Especial da Cultura – Governo Federal, Associação Cultural Cine Ceará e Bucanero Filmes, com apoio do Governo do Estado do Ceará por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (SIEC), Secretaria Estadual da Cultura, e da Prefeitura de Fortaleza através da Secultfor. Conta com patrocínio de empresas públicas e privadas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, através da SP Combustíveis, M. Dias Branco, Cagece, Banco do Nordeste, Café Santa Clara, Nacional Gás, Cegás, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e Agência Nacional de Cinema (ANCINE). A promoção é da Universidade Federal do Ceará, através da Casa Amarela Eusélio Oliveira. Agradecimentos: Enel.

SERVIÇO:

29° Cine Ceará - Festival Ibero-americano de Cinema - De 30 de agosto a 6 de setembro de 2019 em Fortaleza. Cineteatro São Luiz (Praça do Ferreira, s/n - Centro) e Cinema do Dragão (R. Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema).
Mais informações: www.cineceara.com. Email: contatos@cineceara.com. Tels: (85)3055-3465 e 99134-1101. Instagram: @cineceara. Facebook: FestivalCineCeara.

Acesso gratuito mediante ingressos com distribuição no local.
Abertura dia 30/08: Parte para convidados e parte aberta para o público, com distribuição de 200 ingressos na bilheteria do Cineteatro São Luiz a partir das 10h30 do dia 29/08.

Para a programação de 31/08 a 06/09 (encerramento) no Cineteatro São Luiz: Distribuição de ingressos na bilheteria uma hora antes do início de cada sessão.  Gratuito.
Mostras no Cinema do Dragão: a partir das 14h, na bilheteria. Gratuito.

ASSESSORIAS DE IMPRENSA:

CEARÁ:
cid:image005.png@01D551F5.34D35480
Sônia Lage e Luana Rodrigues

NACIONAL
cid:image006.png@01D551F5.34D35480
Anna Luiza Muller
Julia Moura
Marcela Salgueiro

SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)