Em julho, o público carioca recebe a terceira edição do Festival ECRÃ, evento dedicado ao cinema avant garde e experimental que acontecerá na Cinemateca do MAM, de 11 a 21, e nas unidades do Sesc Rio, de 11 a 28. O festival traz em sua programação filmes inéditos no Brasil e também filmes premiados e com selos de importantes festivais pelo mundo como Berlim, Rotterdam, IndieLisboa, Brasília e Tiradentes, entre longas, médias, curtas-metragens e instalações.
Nesta edição, o Festival ECRÃ dobra o número de dias e também o número de filmes. Diretores que já passaram pelo festival estão de volta, como James Benning e seu longa-metragem Leitores, inédito no Brasil e exibido em diversos festivais pelo mundo, incluindo Rotterdam e BAFICI. Benning é homenageado no curta Lendo//Vendo//Benning dirigido por Kevin B. Lee e Chloé Galibert-Lainé.
O diretor Luis Grane retorna ao festival após exibir Pachinko em 2018 para lançar seu novo curta-metragem Far Fa Loo. Luis estará no evento e oferecerá um workshop sobre sua visão da animação para o cinema experimental. Com extensa carreira como responsável pelos efeitos especiais em filmes como Homem-Aranha e Matrix, ele tem se dedicado à direção de filmes experimentais e videoarte.
O diretor argentino Raul Perrone também volta ao ECRÃ com seu novo filme Corsario, que narra uma fantasiosa visita do diretor italiano Pier Paolo Pasolini ao município de Ituizangó. Clarissa Campolina retorna com seu novo longa-metragem Enquanto Estamos Aqui, co-dirigido por Luiz Pretti, selecionado para o festival de Rotterdam. Ele encerra o ECRÃ junto com Protejam Essa Laje, curta dirigido por Gabriel Papaléo que registra os feitos e lacunas do cinema experimental nacional e terá sua primeira exibição pública.
Nomes consagrados como o diretor alemão Heinz Emigolz, Lee Anne-Schmitt e Júlio Bressane estarão no ECRÃ com Anos de Construção, O Expurgo da Terra e Nietzsche Sils Maria Rochedo de Surlej, respectivamente. O filme de Emigholz estreou no último festival de Berlim e é inédito no Brasil. Bressane estará no evento para apresentar seu mais novo filme, dirigido em parceria com Rodrigo Lima e Rosa Dias.
Artistas de outros meios que usam o cinema como extensão de seu trabalho também marcam presença no evento, como é o caso do músico Omar Rodriguez-Lopez, mais conhecido por seu trabalho nas bandas At the Drive-In e The Mars Volta e a referência do movimento musical “vaporwave” batizado de 猫 シ Corp. Amalia, terceiro filme de Rodriguez-Lopez é um thriller surrealista sobre vingança e Família.Trabalho.Compras., filme de 猫 シ Corp. é uma visita aos shoppings nos anos 90 filmado em digital e finalizado em VHS. Ambos são inéditos no Brasil.
Os dois grandes vencedores da última edição da Mostra de Cinema de Tiradentes estão na programação do Festival ECRÃ: Negrum3 de Diego Paulino e Vermelha de Getúlio Ribeiro. Com eles, Vaga Carne de Grace Passô e Ricardo Alves Jr., também na seleção. Os diretores estarão no festival para debater seus filmes.
Tendência do festival, mesclar na programação trabalhos de realizadores consagrados com novos diretores: Esses Dias do jovem diretor inglês Andre de Nervaux e Memórias de 02/19de Luiz Eduardo Kogut homenageiam Jonas Mekas, diretor lituano-americano falecido no início do ano. Já As Esquecidas Cores dos Sonhos, dirigido por Johnny Clyde, e Trovão do Mar, do israelense Yotam Ben-David, mostram o peso da vida e da morte, cada um a seu modo. O destaque vai para a première mundial da grande viagem através do século da imagem dirigida por Eli Hayes chamada Histoire(s) du Temps. O filme é um exercício de arqueologia que segue registros caseiros de 1900 aos anos 1990 com segmentos de 20 minutos, totalizando 206 minutos.
Lembra de Leonardo Martinelli, selecionado para o último Festival do Rio, usa as redes sociais como via para narrar conflitos de uma jovem e é o filme que abre o festival junto com Os Jovens Baumann de Bruna Carvalho Almeida, filmado inteiramente em VHS e selecionado para os festivais de Brasília e IndieLisboa. Completando a sessão, a performance Imbassaí, que usa do corpo e do vídeo para estudar os conceitos do ritmo.
O uso de dispositivos como os celulares e desktop é um assunto que será tratado com máxima atenção, partindo da palestra “McLuhan, midia e materialidade: estendendo o cinema experimental” ministrada pelo professor Wilson Oliveira Filho e participação do realizador canadense Richard Altman, que vem ao ECRÃ apresentar o seu novo filme McLuhan Esnobado: O Cínico Ocidental, feito a partir de gifs, imagens retiradas do Facebook e Instagram, vídeos do YouTube, matérias de jornais e filmes. E aquele que levantou grandes questões sobre o material fílmico será exibido em ação: Jean-Luc Godard enquanto filmava Film Socialisme foi registrado por seu sobrinho Paul Grivas em Filme Catástrofe, uma das atrações do festival.
Junto ao trabalho de Richard Altman outros filmes canadenses compõe a seleção, dando um destaque ao país: Bruce LaBruce, grande referência do cinema gay contemporâneo traz o sci-fi experimental O Cérebro de Ulrike; Brian M. Cassidy & Mélanie Shatzky apresentam Intercâmbio, destaque da edição 2018 do Festival de Berlim; A Visão de Tondal, de Stephen Broomer, selecionado para o festival de Rotterdam, e Sensores de Kent Tate. Todos são inéditos no Brasil, este último tendo sua estreia mundial..
A grande novidade é o espaço exclusivo para as instalações, com obras selecionadas apenas para imersões fora da sala de cinema. Entre as obras estão 365 Dias, Também Conhecido como um Ano do ucraniano Dmitriev Bondarchuk, filme que narra os dias do ano através de trechos de filmes e o espectador poderá escolher a partir de qual dia vai assistir. O lixo eletrônico e o reaproveitamento no mundo de glitches é o tema de Obsolescência Desprogramada do Duo carioca 2x4, que estará no evento para apresentar a obra. Dança Fantasma da inglesa Emilia Izquierdo também terá uma instalação sobre a dança como um ato político.
O diretor austríaco Virgil Widrich ganha um programa especial com seis de seus trabalhos, incluindo o curta-metragem Copiadora, indicado ao Oscar em 2001 e seu último trabalho TX-Reverse (2019). Virgil já ganhou cerca de 130 prêmios internacionais e boa parte de seus filmes são inéditos no Brasil.
O ECRÃ também promoverá debates sobre o processo de pesquisa para cinema experimental com a professora Patrícia Machado, o curador do Festival Dobra Lucas Murai e o crítico de cinema Juliano Gomes. Em parceria com a Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema), o ECRÃ promoverá o lançamento do livro “Trajetória da crítica de cinema no Brasil” e debate com críticos da associação. A entrada para os eventos é gratuita.
O Festival ECRÃ é realizado pela 5D Magic em parceria com o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e tem apoio do Sesc; Tao Films; Estácio de Sá; Abraccine; Ribas-Foto e Vídeo; Fiorani Crafts; Visom Digital.
Confira a lista de filmes selecionados para o III Festival ECRÃ:
LONGAS E MÉDIAS-METRAGENS
● 8 CAMINHOS PARA O COLÉGIO de Jean-Marc Boulard
● ALABASTRO de Jacques Perconte
● AMALIA de Omar Rodriguez-Lopez
● ANOS DE CONSTRUÇÃO de Heinz Emigholz
● A CIDADE ESCONDIDA de Victor Moreno
● O CÉREBRO DE ULRIKE de Bruce LaBruce
● CORSARIO de Raul Perrone
● DIÁRIO DE TERRAÇOS E TORRES DE ÁGUA de Nobuyuki Asai
● AS ESQUECIDAS CORES DOS SONHOS de Johnny Clyde
● ESSES DIAS de Andre de Nervaux
● EU SOU O RIO de Gabraz Sanna e Anne Santos
● O EXPURGO DA TERRA de Lee Anne-Schmitt
● FAMÍLIA.TRABALHO.COMPRAS de 猫 シ Corp.
● FILME CATÁSTROFE de Paul Grivas
● HISTOIRE(S) DU TEMPS de Eli Hayes
● INTERCÂMBIO de Brian M. Cassidy & Mélanie Shatzky
● LEITORES de James Benning
● MCLUHAN ESNOBADO: O CÍNICO OCIDENTAL de Richard Altman
● MIRANTE de Rodrigo John
● NIETZSCHE SILS MARIA ROCHEDO DE SURLEJ de Júlio Bressane, Rodrigo Lima e Rosa Dias
● NOTAS DE UMA VIAGEM de Daniel Fawcett & Clara Pais
● SUA EXISTÊNCIA COMEÇOU NESSA HORA de Wolfgang Lehmann
● TROVÃO DO MAR de Yotam Ben-David
● VAGA CARNE de Grace Passô e Ricardo Alves Jr.
● VERMELHA de Getúlio Ribeiro
● A VISÃO DE TONDAL de Stephen Broomer
CURTAS-METRAGENS
● ADEUS ÀS COISAS de Ian Schuler
● AFETO de Gabriela Meirelles e Tainá Medina
● AR DA MEMÓRIA de Chris Martins
● BEM NO MEIO DO CÉU de Isabella Raposo e Thiago Brito
● CALMA de Rafael Simões
● CONCRETO CINZA ABSTRATO de Henrique Grasi
● A CONSULTA DE TRÊS DA TARDE COM O DR. HARLOW de Emma Penaz Eisner
● CORRENTEZA IX de Hiroya Sakurai
● A CORRIDA DE CAMELOS de Isabelle Carbonell
● CRÔNICAS DE LÁ E LUGAR NENHUM de Jérémy Griffaud
● DISPOSITIVOS MÓVEIS de Paul Echeverria
● FAR FA LOO de Luis Grane
● HISTÓRIAS DE FANTASMAS de Carlos Pereira
● INTERMEDIÁRIO de Antonin Rozakis
● LATITUDE DOS CAVALOS de Damon Mohl
LENDO//VENDO//BENNING de Kevin B. Lee & Chloé Galibert-Lainé
● LÍNGUA NOS DENTES de Michael Wawzeneck
● MEMÓRIAS DE 02/19 de Luiz Eduardo Kogut
● MUDANÇA CONTEMPORÂNEA de Teo Guillem
● NEGRUM3 de Diego Paulino
● NOTAS SOBRE OS VIVOS de Inês Pedrosa e Melo
● NOVA VOZ de Máxime-Jean Baptiste
● NUTSIGASSAT de Tinne Zenner
● PAISAGEM VIRA PAISAGEM de Pamela Breda
● PERMANECENDO COM O PROBLEMA de Alyona Larionova
● POR FAVOR, SAIA DO ENQUADRAMENTO de Karissa Kahn
● SENSORES de Kent Tate
● SÓ UM POUCO AQUI de Duo Strangloscope
● O SUBMUNDO de Jann Clavadetscher
● SKYLINE de Janja Rakus
● TRANSIÇÕES de Aurèle Ferrier
● O ÚLTIMO DIA DA MARIPOSA de Guillaume Vallé
● WIDE AWAKE de Rafael de Almeida
● XI – A FORÇA de Onze
SESSÃO DE ABERTURA
● LEMBRA de Leonardo Martinelli
● OS JOVENS BAUMANN de Bruna Carvalho Almeida
SESSÃO DE ENCERRAMENTO
● PROTEJAM ESSA LAJE de Gabriel Papaléo
● ENQUANTO ESTAMOS AQUI de Clarissa Campolina & Luiz Pretti
PROGRAMA VIRGIL WIDRICH
● BACKTRACK
● COPIADORA
● FILME RÁPIDO
● MATÉRIA DA LUZ
● FAZER/REAL
● TX-REVERSE
INSTALAÇÕES
● 365 DIAS, TAMBÉM CONHECIDO COMO UM ANO de Drmitriev Bondarchuck
● BOOKANIMA: DANCE de Shon Kim
● CARROSSEL de Ihor Podolchak
● COSMOS OBSCURA de Katherine Balsey e Irina Escalante Chernova
● DANÇA FANTASMA de Emilia Izquierdo
● FILMES PARA QUADROS VOL.1 de Lee Eubanks
● LARÁPIOS de Michel Sherett & Videocoletivo
● MULTIDÕES de Sarah Friedland
● OBSOLESCÊNCIA DESPROGRAMADA de Duo 2x4
● SOBREVIDA #4 de Patrícia Gouvêa
● UM CONTO DE SANTA MARIA de Emanuele Dainoti
Fonte:
Festival ECRÃ |
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