quarta-feira, 1 de maio de 2019

última semana, CCBB: Věra Chytilová: a grande dama do cinema tcheco / master class


CCBB Rio de Janeiro – até 6 de maio
Última semana: master class, sessão inclusiva, documentários com a cineasta


Em sua última semana, a retrospectivaVěra Chytilová: a grande dama do cinema tcheco, que exibe grande parte da filmografia da mais importante cineasta da Nouvelle Vague Tcheca, oferece ao público várias oportunidades de conhecer mais a fundo a obra e a personalidade desta provocadora e inovadora artista.

Na quinta-feira, 2 de maio, às 19h, a mostra promove a master class“A montagem nos filmes de Věra Chytilová", com a montadora e videoartista Célia Freitas.A aula será focada nas questões de montagem de três filmes realizados nos anos 60 - Algo DiferenteAs Pequenas MargaridasFruto do Paraíso. “No filme Algo diferente,de 1963, duas narrativas, uma documental e outra ficcional, desenrolam-se em paralelo em uma montagem que indiferencia os dois espaços de representação. Em As pequenas margaridas, de 1966, considerado uma obra-prima da cinematografia mundial e o carro-chefe da Nouvelle Vague Tchecaanarrativa descontínua é construída com cortes abruptos, colagens, justaposições e elipses espaço-temporais, culminando com a fragmentação literal de suas personagens. O filme vanguardista Fruto do paraíso, produzido entre 1967 e 1969, é um banquete visual que produz impressões sensoriais potentes – tanto visuais quanto sonoras”, comenta Célia Freitas.A entrada para a master classé gratuita. Haverá distribuição de senhas a partir das 18h, na bilheteria do CCBB.

No dia anterior (1º/05), será realizada uma sessão inclusiva, às 13h30, de Fruto do Paraísoque participou do Festival de Cannes 1970, com tradução de LIBRAS, audiodescrição e legenda descritiva.

Armadilhas, outro filme bastante conhecido da diretora mas que ainda não tinha sido exibido no Brasil, vencedor do prêmio Elvira Notari no Festival de Veneza de 1998, terá mais uma sessão no domingo, 5 de maio, às 13h30.

Nos dois últimos dias da mostra – domingo e segunda -, dois documentários revelam detalhes da vida e da obra da fascinante artista Věra Chytilová:  Chytilová versus Forman” (1981), de Věra Chytilová, uma conversa da cineasta com o seu ex-colega da  faculdade de cinema, que imigrou para os Estados Unidos, Milos Forman; e Jornada - Um Retrato de Vera Chytilová(2004), de Jasmina Bralic.

A retrospectiva Věra Chytilová: a grande dama do cinema tchecomostrou do primeiro curta dirigido por Chytilová, Green Street(Zelená ulice, 1960), até seu último trabalho, Momentos agradáveis(Hezké Chvilky bez Záruky, 2006), somando 20 longas e seis curtas-metragens de ficção e documentário, incluindo o documentário de Jasmina Bralic. Antes de chegar ao CCBB Rio de Janeiro, a mostra passou pelo CCBB Brasília. Ela também está em cartaz no CCBB São Paulo até 13 de maio. O projeto é patrocinado pelo Banco do Brasil.

Věra Chytilová (1929-2014) foi uma figura proeminente, embora nem sempre lembrada com a devida atenção na história da Sétima Arte. Dois ou três de seus filmes são esporadicamente analisados em conjunto sob o contexto da Nouvelle Vague Tcheca, mas pouca luz foi jogada à exposição e compreensão de sua obra autoral como um todo. 

“Os filmes de Věra Chytilová são permeados por elementos de intensa militância e moldados por um discurso ácido que lhe rendeu também o apelido de ‘A Grande Dama da Nouvelle Vague Tcheca’. Assistir o cinema de Věra se torna urgente em um momento debusca por representatividade e por vozes de autoras mulheres que transformaram as sociedades nas quais se encontravam sufocadas.”, comenta a curadora Rosa Monteiro.


SOBRE O CCBB 

Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o Centro Cultural Banco do Brasil celebra 30 anos de atuação com mais de 50 milhões de visitas. Instalado em um edifício histórico, projetado pelo arquiteto do Império, Francisco Joaquim Bethencourt da Silva, o CCBB é um marco da revitalização do centro histórico da cidade e mantém uma programação plural, regular, acessível e de qualidade. Mais de três mil projetos já foram oferecidos ao público nas áreas de artes visuais, cinema, teatro, dança, música e pensamento. Desde 2011, o CCBB incluiu o Brasil no ranking anual do jornal britânico The Art Newspaper, projetando o Rio entre as cidades com as mostras de arte mais visitadas do mundo. Agente fomentador da arte e da cultura brasileira, segue em compromisso permanente com a formação de plateias, incentivando o público a prestigiar o novo e promovendo, também, nomes da arte mundial. 


PROGRAMAÇÃO – CCBB RIO DE JANEIRO – última semana

Dia 01/05 - Quarta-feira
13h30 – SESSÃO INCLUSIVA- “Fruto do Paraíso”. “Ovoce stromu rajských jíme”. De Věra Chytilová(Tchecoslováquia/Bélgica, 1970).96 min. 16 anos. Entrada franca.Com tradução de LIBRAS, legenda descritiva e audiodescrição.
Eva é uma jovem obcecada por um homem vestido de vermelho, que não se sabe quem é, o que faz, e se apresenta algum perigo. Até o dia em que Eva e seu namorado passam o dia em um spa surrealista, onde deparam-se com a Tentação. Fábula visual que recria de forma alegórica e psicodélica a história de Adão e Eva. Um filme cheio de sobreposições de cores, colagens e texturas. 

16h– “Vôos e Quedas”. “Vzlety a Pády”. De Věra Chytilová(República Tcheca, 2000). 110 min. 16 anos.
Documentário pouco conhecido  sobre a cultura oculta do mundo artístico tcheco da primeira metade do século XX. Um capítulo crucial da obra de não-ficção de Chytilová sobre a Tchecoslováquia, dessa vez por meio das vidas de três fotógrafos tchecos: Václav Chochola, Karel Ludwig e Zdeněk Tmeje. Chytilová regressa aos locais de Pérolas das Profundezas, filme de sua juventude.

18h30- “Os Cidadãos de Praga me Entendem”. “Mí Pražané Mi rozumějí”. ”. De Věra Chytilová(Tchecoslováquia, 1991).60 min. 16 anos.
Uma comédia maliciosa em que Chytilová relaciona o legado de Mozart com a arquitetura contemporânea de Praga, através de um relato ficcional da estadia do compositor na cidade. O filme nega qualquer verossimilhança ou relação com fatos históricos.

Dia 02/05 - Quinta-feira
17h“Algo Diferente”. “O něčem jiném”. De Věra Chytilová(Tchecoslováquia, 1963).82 min. 16 anos.
Duas histórias, uma documental, outra ficcional, desenrolam-se em paralelo: os preparativos da ginasta Eva Bosáková para o seu último campeonato mundial e a dona de casa Věra, que assume todo o trabalho doméstico de seu lar. As pressões sofridas por Eva e a falta de reconhecimento na vida de Věra são colocadas lado a lado, assim como os dois mundos igualmente dominados pelos homens.

19hMASTER CLASS“A montagem nos filmes de Věra Chytilová ", com a montadora e videoartista Célia Freitas. Entrada franca (senhas distribuídas 1h antes do início da aula).

Dia 03/05 - Sexta-feira
15h30- “Praga - O Incansável Coração da Europa”. “Praha - neklidné srdce Evropy”. De Věra Chytilová(Tchecoslováquia/Itália, 1984).60 min. 16 anos.
Um ensaio sobre uma cidade dos tempos antigos que adota um estilo de vida moderno. Os temas em foco são analisados através de uma divisão inusitada: paganismo, expansão do cristianismo, a renascença e o barroco são colocados lado a lado com suas ramificações e consequências na vida moderna de Praga.

17h- “Tomás Garrigue Masaryk”. “TGM Osvoboditel”. De Věra Chytilová(Tchecoslováquia, 1990). 61 min. 16 anos.
A vida de Tomáš Garrigue Masaryk, o primeiro presidente eleito da Tchecoslováquia depois da queda do império austro-húngaro em 1918. Material audiovisual de arquivos, fotos e dramatizações de sua infância tecem uma história intimamente ligada ao passado do país.

18h30- “Sessão Curtas 2: Camarada e O Tempo é Inexorável”. “Cas je neúprosný”. De Věra Chytilová(Tchecoslováquia, 1971/78). 57 min. 16 anos.
Sessão com dois filmes de Chytilová realizados em 1971 e 1978, respectivamente. Chytilová foi proibida de realizar filmes durante 6 anos. A única exceção foiCamaradas, que relata uma tensa história sobre três soldados e um disparo fatídico. Já O Tempo é inexorável aborda de forma filosófica e poética as histórias de um grupo de idosos.

Dia 04/05 - Sábado
14h30“Calamidade”. KalamitaDe Věra Chytilová(Tchecoslováquia, 1981). 96 min. 16 anos.
Tour de forcesobre a vida cotidiana no final da Tchecoslováquia, realidade que Chytilová conhecia intimamente.  Calamidade também marca a primeira colaboração da diretora com o dramaturgo Bolek Polívka, que entraria em muitos dos seus filmes.

16h30“A Herança”. “Dedictví aneb Kurvahosigutntag”. De Věra Chytilová(Tchecoslováquia, 1992).120 min. 16 anos.
Um caipira herda milhões e vai para a cidade, deixando sua vila para ir viver como rico na República Tcheca pós-comunista. Colaboração entre Chytilová e Polívka, que co-escreveu o argumento e interpretou o protagonista, o filmeé uma comédia politicamente incorreta e um registro impagável da transição da antiga Tchecoslováquia para o capitalismo selvagem, a busca por dinheiro fácil e alpinismo social.

19h- “Momentos Agradáveis”. “Hezké Chvilky bez Záruky”. De Věra Chytilová(República Tcheca, 2006). 113 min. 16 anos.
Apesar de ela própria estar à beira de um esgotamento nervoso, a psicóloga Hana atendeum grupo de pacientes complexos. O última longa-metragem de Chytilová é uma tragicomédia humana e uma história de tormento diário.

Dia 05/05 - Domingo
13h30Armadilhas”. “Pasti, Pasti, Pastičky”. De Věra Chytilová(República Tcheca, 1998). 112 min. 16 anos.
Dois homens raptam e estupram uma jovem mulher para quem dão carona, sem saber que ela era uma veterana de guerra. Ela os droga e remove seus testículos. Drama que mescla momentos de humor absurdo com protestos políticos.

16h- “Chytilová versus Forman”. “Chytilová Versus Forman”. De Věra Chytilová(Bélgica, 1981).84 min. 16 anos.
Documentário.Um combate intelectual entre dois artistas drasticamente distintos: um permanentemente inseguro, frustrado e que questiona tudo, outra uma surpreendente contadora de histórias perfeitamente em paz, pouco ligada à introspecção e confiante na intuição.

18h - “Conjunto Habitacional”. “Panelstory aneb jak se Rodí Sídliště”. De Věra Chytilová(Tchecoslováquia, 1979). 96 min. 16 anos.
Em Praga,um senhor perambula por um conjunto habitacional mal sinalizado e ainda em construção, procurando o bloco para onde ele irá se mudar com a família de sua filha. O ancião oriundo do campo gosta de conversar, nada escapa de seus olhos e ele quer dar a todos uma ajuda.

Dia 06/05 - Segunda-feira
15h – Chytilová versus Forman”. “Chytilová Versus Forman”. De Věra Chytilová(Bélgica, 1981).84 min. 16 anos.

17h“Jornada - Um Retrato de Vera Chytilová”. “Cesta - Portret Věra Chytilová”. De Jasmina Bralic (República Tcheca, 2004). 54 min. 16 anos.
Documentário intimista sobre a cineasta Věra Chytilová. Ela fala sobre como chegou ao cinema, sua vida pessoal e sua carreira.

18h30- “Procurando Ester”. “Pátráni po Ester”. De Věra Chytilová(República Tcheca, 2005).119 min. 16 anos.
Ester Krumbachová colaborou com Chytilová nos seus projectos mais célebres, como As Pequenas Margaridas, Fruto do Paraíso e A Tarde do Fauno, além de ter realizado um filme como diretora. Coração e alma da Nouvelle Vague Tcheca, Krumbachová sempre inspirou os que a rodeavam. Agora Chytilová se pergunta: quem era Ester?



Věra Chytilová: a grande dama do cinema tcheco
Patrocínio: Banco do Brasil
Curadoria: Rosa Monteiro

Produção: Firula Filmes
Realização: Centro Cultural Banco do Brasil


Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro
De 17 de abril a 6 de maio de 2019
Rua Primeiro de Março 66, Centro, tel (21) 3808-2020 
Salas de Cinema 1 (98 lugares)  
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia entrada). 

FONTE: CLAUDIA OLIVEIRA// BIANCA MELLO // CCBB-RJ


SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)