quarta-feira, 24 de abril de 2019

'Sem Seu Sangue' é selecionado para o Festival de Cannes


Filme de Alice Furtado será exibido na Quinzena dos Realizadores


"Sem Seu Sangue", primeiro longa de Alice Furtado, foi selecionado para a Quinzena dos Realizadores do 72º Festival de Cannes, um dos mais prestigiados festivais do mundo, que ocorre na França de 14 a 25 de maio de 2019. Diretora dos curtas “Duelo Antes Da Noite” (Cinéfondation - Festival de Cannes 2011) e “A Rã e Deus”, Alice participará pela primeira vez da mostra paralela, que completou 50 anos em 2018.

“Sempre foi muito incerto para mim o que aconteceria quando o filme chegasse até as pessoas, porque ele se construiu a partir de uma reflexão muito pessoal, e porque desde o início fui fazendo escolhas que sabia serem arriscadas, sobretudo por ser um primeiro filme”, explica a diretora Alice Furtado. “Foi uma grande aposta, minha e da equipe inteira, e um longo processo de muito trabalho também. É muita satisfação saber que a Quinzena acredita no filme e quer levá-lo ao encontro de um público atento como o de Cannes. Estou muito feliz e ansiosa, também para que conheçam o belo trabalho do nosso elenco, a maioria se apresentando lá pela primeira vez”.

O longa conta a história de Silvia (Luiza Kosovski), uma adolescente introspectiva e desinteressada pela rotina, que acredita ter encontrado em Artur (Juan Paiva) algo que a faça se sentir mais viva. Ele surge inesperadamente em sua turma depois de ter sido expulso de várias escolas. Silvia vê-se fascinada pela vitalidade do garoto, que no entanto é hemofílico. Os dois mergulham em uma convivência intensa, interrompida por um grave acidente. 

A Estúdio Giz assina a produção, em coprodução com Oceano Cinematográfico, BALDR Film (Holanda) e Ikki Films (França). A Vitrine Filmes será a distribuidora no Brasil.

SINOPSE:
Desinteressada pela rotina diária entre a família e a escola, Silvia parece mover-se em busca de algo que a faça sentir-se mais viva. Acredita ter encontrado esse algo em Artur, um jovem recém chegado em sua turma. Os dois mergulham em uma convivência intensa, interrompida por um grave acidente.

ELENCO:
Luiza Kosovski, Juan Paiva, Digão Ribeiro, Silvia Buarque, Lourenço Mutarelli, Ismar Tirelli Neto, Valentina Luz e Nahuel Perez Biscayart

FICHA TÉCNICA:
Direção: Alice Furtado
Produzido por: Aline Mazzarella, Matheus Peçanha, Thiago Yamachita
Coprodução: Elaine Azevedo e Silva, Edwina Liard, Frank Hoeve, Katja Draaijer, Nidia Santiago
Produção executiva: Carlos Eduardo Valinoti
Roteiro: Alice Furtado, Leonardo Levis
Direção de fotografia: Felipe Quintelas
Direção de arte: Elsa Romero
Montagem: Alice Furtado, Luisa Marques
Edição de som: Tiago Bello
Mixagem: Matthieu Langlet
Finalização: Gabriela Ruffino
Produção: Estúdio Giz
Coprodução: Oceano Cinematográfico, BALDR Film (Holanda) e Ikki Films (França)
Distribuição: Vitrine Filmes

DIREÇÃO /ALICE FURTADO
Nascida no Rio de Janeiro, Alice Furtado é diretora e montadora. Formada em Cinema pela UFF e pós-graduada pelo Le Fresnoy, França, realizou os curtas “Duelo Antes Da Noite” (Cinéfondation - Festival de Cannes 2011) e “A Rã e Deus”. Como montadora, editou os longas “O Auge Do Humano” (Leopardo de Ouro na mostra Cineasti del Presente, Festival de Locarno 2016), de Eduardo Williams, e “Os Sonâmbulos”, de Tiago Mata Machado, além de curtas-metragens e séries de TV. “Sem Seu Sangue” é seu primeiro longa como diretora.

PRODUÇÃO / ESTÚDIO GIZ
Estúdio Giz é uma produtora audiovisual fundada em 2014. Com sede no Rio de Janeiro, a empresa trabalha no desenvolvimento e produção de projetos para TV e cinema em parceria com criadores independentes. É produtora dos longas "Sem Seu Sangue" (2019), de Alice Furtado, e "Paulistas" (2017), de Daniel Nolasco, com estreia mundial na mostra competitiva "Next Masters" do Dok Leipzig 2017. A Estúdio Giz é também produtora associada de "El Auge del Humano" (2016), de Eduardo Williams, filme vencedor do Leopardo de Ouro da mostra "Cineasti del Presente" no Festival de Locarno em 2016. Além disso, a produtora conta com 13 curtas-metragens em seu catálogo, exibidos e premiados em mais de 40 festivais de cinema, como FICUNAM, Festival de Havana, Mostra de Cinema de Tiradentes, Queer Lisboa, entre outros.

DISTRIBUIÇÃO / VITRINE FILMES:
Em nove anos, a Vitrine Filmes distribuiu mais de 130 filmes. Entre seus maiores sucessos estão "Aquarius" e "O Som ao Redor", de Kleber Mendonça Filho, "Hoje Eu Quero Voltar Sozinho", de Daniel Ribeiro e o americano "Frances Ha", dirigido por Noah Baumbach, indicado ao Globo de Ouro. Mais recentemente a distribuidora lançou "O Filme da Minha Vida", terceiro longa como diretor de Selton Mello, e "Divinas Divas", dirigido por Leandra Leal, o documentário mais visto no ano.

No ano passado, alguns dos mais importantes lançamentos da Vitrine foram "O Processo", de Maria Augusta Ramos, que entrou para a lista dos 10 documentários mais vistos da história do cinema nacional, "Benzinho", dirigido por Gustavo Pizzi e protagonizado por Karine Teles, exibido no Festival de Sundance e “Uma Noite de 12 Anos”, exibido no Festival de Veneza.

Em 2019 a Vitrine Filmes fará sessões especiais em cinemas brasileiros de "Roma", dirigido por Alfonso Cuarón e vencedor de dois Globos de Ouro. Entre os lançamentos do ano estão “Divino Amor”, dirigido por Gabriel Mascaro e com Dira Paes no elenco, “Bacurau”, novo filme do diretor Kleber Mendonça Filho, com Sonia Braga, Karine Teles, Udo Kier e Silvero Pereira e "Pedro" novo longa da diretora Laís Bodanzky, produzido e protagonizado por Cauã Reymond.

Além disso a Vitrine Filmes segue pelo terceiro ano consecutivo com o projeto de distribuição coletiva de filmes Sessão Vitrine Petrobras, que durante o ano todo irá lançar 10 longas nacionais em mais de 25 cidades do Brasil.

ASSESSORIA DE IMPRENSA:

cid:image003.jpg@01D4F930.DEDF4E70


Anna Luiza Muller/ Julia Moura

Fotos: Felipe Quintelas.

SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)