domingo, 28 de abril de 2019

'A PARTE DO MUNDO QUE ME PERTENCE' ESTREIA DIA 9 DE MAIO



Premiado documentário de Marcos Pimentel mostra sonhos e desejos de pessoas comuns


“A parte do mundo que me pertence” estreia dia 9 de maio pela Olhar Distribuição. O documentário de Marcos Pimentel é um filme autoral sobre sonhos e desejos de pessoas comuns. Pequenas histórias da vida cotidiana de diferentes personagens que têm rotinas simples, anônimos que geralmente não são notícias de jornais.

Um garoto da periferia louco por pipas; uma adolescente que sonha em se tornar bailarina; um trabalhador que quer melhorar a casa de sua família; uma jovem que quer ser reconhecida como musicista; um lutador de jiu jitsu que sonha em ser cantor de rap; uma ex-obesa que sonha em se casar; um aposentado que se realiza dançando em gafieiras; uma mulher que busca companhia; uma idosa que espera ter saúde no tempo que lhe resta de vida... Essas distintas realidades convivem em harmonia no espaço urbano e revelam como a cidade – palco da satisfação de desejos – atua na esfera íntima de seus habitantes mais comuns e corriqueiros.

Um filme que busca restituir a intimidade das pessoas e atingir a essência da existência de cada um de seus personagens. Um íntimo e inspirado mosaico de sons e imagens, que revela que parte da grandeza do ser humano reside exatamente nas sutilezas de seus pequenos gestos.” explica o diretor.

O longa foi o vencedor da mostra NOVOS RUMOS do Festival do Rio – 2017, onde recebeu o prêmio de “Melhor Filme” em competição. Também ganhou o prêmio de “Melhor Longa Documentário” no 2º Indian World Film Festival (Índia, 2018) e recebeu uma menção honrosa no PireDOC – Festival de Cinema de Pirenópolis (GO, 2018)

Ficha técnica:
Brasil/ Doc / DCP / 84 min / 2017

Sinopse
Documentário sobre sonhos e desejos de pessoas comuns. A vida cotidiana de diferentes personagens anônimos, que constroem suas histórias distantes dos tradicionais cartões-postais de uma cidade. Um filme sobre os combustíveis que nos movem diariamente: felicidade, reconhecimento, estabilidade financeira, casamento, distração, saúde, diversão, alguns quilos a menos, gozo, tranqüilidade, superação, sucesso ou - até mesmo - uma simples e humilde pipa. Gente comum em busca de seus pequenos desejos cotidianos. Uma obra sobre esferas privadas mínimas, que revela que parte da grandeza do ser humano reside nas sutilezas de seus pequenos gestos. Um olhar íntimo e comprometido com o que somos, de sol a sol, por trás das paredes e telhados de uma cidade.



Sobre o diretor
Marcos Pimentel é formado pela Escuela Internacional de Cine y Televisión de San Antonio de los Baños (EICTV – Cuba) e especializado em Cinema Documentário pela Filmakademie Baden-Württemberg, na Alemanha. Também é graduado, no Brasil, em Comunicação Social (UFJF) e Psicologia (CES-JF).

Diretor e roteirista de documentários para cinema que foram exibidos em mais de 700 festivais de 52 países e ganharam 91 prêmios por festivais internacionais, como “A parte do mundo que me pertence” (2017), “Sopro” (2013), “Sanã” (2013), “A poeira e o vento” (2011), “Taba” (2010), “Pólis” (2009), “A arquitetura do corpo” (2008) e “O maior espetáculo da Terra” (2005).

Entre suas produções para televisão destacam-se o telefilme “Ruminantes”(2005), exibido para toda Europa pelo Canal ARTÈ (França e Alemanha); o telefilme “Horizontes Mínimos” ( 2012), contemplado pelo DOCTV América Latina e exibido em emissoras públicas de 15 países latino-americanos; a série “Fé” (2013) e o telefilme “Pequenas lonas” (2012), exibidos pela TV Brasil, TV Cultura e Rede Minas de Televisão; a série “Diários sobre o corpo” (2017) e o telefilme “As batalhas da fé” (2017), contemplados pelo Prodav 11 – Edital de Conteúdo para TVs Públicas e exibidos em 220 emissoras públicas de TV (culturais, educativas, universitárias e comunitárias) de todo território nacional.

Desde 2009, é professor do departamento de documentários do curso regular da Escuela Internacional de Cine y Televisión de San Antonio de los Baños (EICTV – Cuba), onde ministra aulas para alunos do curso regular, da maestria documental e dos talleres internacionales. Também dá aulas no curso de Cinema da Escuela de Diseño de Altos de Chavón, na República Dominicana. Desde 2012, é coordenador audiovisual da Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais, sediado em Cataguases, sendo responsável pelos projetos da área de formação audiovisual. Vive e trabalha em Belo Horizonte.

Sobre a Olhar Distribuição

A Olhar Distribuição nasceu em parceria com o Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba e em consonância com seu propósito de buscar filmes que dialogam com a contemporaneidade. Nosso objetivo é respeitar o universo próprio a cada filme, suas cores, sua cultura, seus sorrisos. Transpor as fronteiras que limitam tais mundos, ficcionais ou reais, e levá-los a outros olhares, cercados de realidades distintas, a fim de provocar a reflexão e a sensibilização.

FONTE: KARINA ALMEIDA/ GENCO COMUNICAÇÃO

SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)