O evento acontece de 01 a 11 de novembro, com uma programação de filmes distribuída em 20 locais da região metropolitana.
A 20ª edição do Festival do Rio finalmente chegou trazendo na bagagem preciosidades do cinema nacional e internacional. Este ano, devido a crise econômica, o evento que tradicionalmente ocorre em outubro precisou ser adiado, por dificuldades de patrocínio, mas está de volta numa versão mais enxuta. São ao todo 200 filmes de 60 países, 50 a menos que no ano passado, e 150 a menos que em 2014. Além de produções inéditas, a organização do festival apresenta clássicos do cinema nacional e internacional, recorte de realidade virtual, sessões ao ar livre (MAC Niterói) e espetáculos musicais com a Orquestra Sinfônica da Petrobrás, e em parceria com a Biscoito Fino e Sofar Sounds.
Na sessão de abertura, que teve início na última quinta-feira (1), foi exibido o filme "As viúvas", de Steven McQueen. A sessão de gala de encerramento do festival, que acontece no próximo dia 11, no Cine Odeon, vai apresentar o longa "O Grande Circo Místico", de Cacá Diegues, representante do Brasil ao Oscar 2019.
A Première Brasil conta com 81 filmes, entre longas e curtas, de ficção e documentário, de Norte a Sul do país, feitos com recursos nacionais ou coproduções. Após as pré-estreias, acontece a Première Brasil Debates, em que elenco e equipe técnica dos filmes irão, ao vivo, responder às curiosidades do público sobre as produções. O bate-papo é mediado por críticos de cinema e outros especialistas.
O Cine Odeon NET Claro vai abrigar mesas-redondas com os filmes da competição principal, concorrentes ao Troféu Redentor. No Estação NET Rio 3, os debates giram em torno dos títulos que fazem parte da mostra Novos Rumos, voltada para produções inovadoras, e da mostra Retratos, com produções sobre grandes personalidades do país.
Também serão exibidos os seguintes clássicos do cinema nacional em versão restaurada: "Rio 40 graus" (1955) e "Rio Zona Norte" (1957), de Nelson Pereira dos Santos;"Pixote, a lei do mais fraco"(1981), de Hector Babenco; e "Central do Brasil"(1998), de Walter Salles.
Cena de "Infiltrado na Klan", de Spike Lee. |
O circuito do Festival do Rio acontece nos seguintes locais: Cine Odeon Net Claro, Estação Net Rio, Estação Net Gávea, Estação Net Botafogo, Estação NET Ipanema, Kinoplex São Luiz, Roxy, Cine Arte UFF Niterói, Instituto Moreira Salles, Cinemateca do MAM, Centro Cultural Justiça Federal, Reserva Cultural Niterói, Ponto Cine e Casa Firjan.
Premiações:
Além do prêmio principal, o Troféu Redentor, a Première Brasil também oferece o Prêmio Petrobrás de Cinema, através de contrato de patrocínio para distribuição comercial ao melhor filme de ficção em competição e o escolhido na mostra Novos Rumos.
Os premiados são escolhidos por júri oficial, formado por especialistas brasileiros e estrangeiros convidados. Entretanto, o público também pode participar elegendo seus filmes favoritos, longas de ficção, documentário e curta-metragem, através do Prêmio do Público.
Ingressos:
O Festival do Rio disponibiliza até 80% dos ingressos para venda antecipada pelo site www.ingresso.com e 20% disponíveis somente no dia da sessão. Promoções de meia-entrada para estudantes, idosos e outros funcionam de acordo com a legislação vigente.
Passaportes e pacotes podem ser adquiridos pelo site, sem taxa de conveniência, e retirados nos seguintes postos: Cine Odeon NET Claro e Estação Net Rio. Mais informações pelo site:
http://www.festivaldorio.com.br/br/servicos/passaporte
Central de Informações: 3523-8515 (10h às 19h)
http://www.festivaldorio.com.br/br/servicos/circuito
Programação Completa:
Confira a programação completa do Festival do Rio 2018 no link:
http://www.festivaldorio.com.br/br/programacao
Faça o download da Revista Oficial do Festival do Rio 2018 no link:
https://s3.amazonaws.com/festivaldorio/2018/site/revistadeprogramacaofestival2018.pdf
Informações obtidas no site: http://www.festivaldorio.com.br/
0 comments:
Postar um comentário