sábado, 17 de março de 2018

ENCANTADOS de Tizuka Yamasaki tem lançamento no Cine Arte UFF


O evento acontece dia 22/03 (Quinta) às 15h, com a presença da cineasta Tizuka Yamasaki, que participará de um debate com o público após a exibição do filme no Cine Arte UFF. A entrada é franca.

Tizuka Yamazaki, uma das mais importantes diretoras brasileiras, foi aluna, nos anos 70, das primeiras turmas do curso de Cinema da Universidade Federal Fluminense, fundado em 1968. A cineasta volta à UFF, onde exibirá seu novo filme "Encantados", no projeto especial Sala Ex-cura, idealizado pelo Cineclube Sala Escura, dedicado ao cinema latino-americano. 

O curso de cinema da Universidade Federal Fluminense foi fundado por Nelson Pereira dos Santos, que também participou da criação do Cine Arte UFF e do Instituto de Arte e Comunicação Social da UFF. 

A sessão especial “Sala Ex-cura”, do projeto de extensão Cineclube Sala Escura, que exibirá, ao longo de 2018, filmes de ex-alunos do curso de Cinema do Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS/UFF). Este ano, o instituto e o curso de graduação em Cinema completam cinco décadas de existência. Esta sessão é realizada em parceria com outro projeto extensionista da UFF, o Cineclube Quase Catálogo, dedicado à valorização e difusão do cinema dirigido por mulheres.

Homenagem às mulheres realizadoras do Cinema - Fundado em
maio de 2016, o cineclube Quase Catálogo presta uma homenagem à primeira grande pesquisa sobre realizadoras de cinema no Brasil. Sob a organização de Heloisa Buarque de Hollanda, com coordenação e pesquisa de Ana Rita Mendonça e Ana Pessoa, o volume 1 da série "Quase Catálogo - Realizadoras de Cinema no Brasil (1930/1988)" relaciona 195 realizadoras brasileiras e 479 títulos. Salvo exceções, o livro reúne informações sobre filmes excluídos da História do cinema brasileiro e cineastas que, mesmo ainda vivas e em atividade, continuam às margens dos catálogos vigentes. Assim, o objetivo do cineclube é fazer um resgate da história do cinema brasileiro e mundial feito por mulheres, contribuir para o aumento da visibilidade e discussão sobre esses filmes e incentivar a formação de novas cineastas. O Quase Catálogo é organizado pela professora de Fotografia do Departamento de Cinema e Audiovisual da UFF, Nina Tedesco, e a roteirista e pesquisadora de Comunicação Érica Sarmet. As sessões, mensais, ocorrem às quintas-feiras no Cine Arte UFF, em Niterói.

Sinopse do filme “Encantados - Zeneida jamais se deixou passar por uma garota qualquer. Ela sempre soube ser única. A mais esperta entre os dez irmãos; perseverante até na teimosia; atrevida e ousada em suas escolhas. A garota com sua beleza é uma estrela radiante; é o apoio que ampara a mãe, o desafio que provoca qualquer autoridade, e claro, a dor de cabeça que enlouquece a todos. A adolescente, irreverente e luminosa transforma-se quando é desafiada, quando não tem respostas prontas ou não consegue se explicar. Suas ações são incompreensíveis, acessos de pânico, muitas vezes de ira, gritos histéricos, chegando mesmo a pequenas convulsões. As acusações começam em casa, maluca, perdida, ela mesma não sabe o que fazer. Ela só quer sobreviver.

ENCANTADOS
De Tizuka Yamazaki
Data: 22/03/2018 (quinta-feira)
Horário: 15 horas
Sessão seguida de debate com a diretora e com membros da equipe
Local: Cine Arte UFF (Rua Miguel de Frias, 09, Icaraí – Niterói)

FONTE: RENATA CUNHA/ CENTRO DE ARTES UFF

SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)