quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Documentário 'Margherita, a mulher que inventou Mussolini' estreia com exclusividade no Curta!

JOHANN GUTENBERG, INVENTOR DA IMPRESSÃO GRÁFICA, É DESTAQUE EM DOCUMENTÁRIO QUE O CURTA! EXIBE NA QUINTA DO PENSAMENTO

Antes que Benito Mussolii se tornasse antissemita, uma judia intelectual e feminista foi uma das principais responsáveis por levá-lo ao poder. Na Sexta da Sociedade, 5, às 23h, o Curta! apresenta com exclusividade na TV brasileira o documentário“Margherita, a mulher que inventou Mussolini”, longa-metragem que revela a trajetória de Margherita Sarfatti, mulher que foi fundamental na construção ideológica, psicológica e política do homem que virou ditador e difundiu o fascismo. Anos mais tarde, ela perceberia que ajudou a criar seu maior inimigo. “Margherita, a mulher que inventou Mussolini” faz parte do pacote de sete produções inéditas que o Curta! adquiriu da Arte France, canal público franco-alemão.

Outra produção da Arte France contratada pelo Curta! é destaque na Quinta do Pensamento4às 21h30: o documentário “Gutenberg e o nascimento da impressão”. O longa-metragem mostra como a vida pessoal se confunde com a trajetória profissional de um dos principais inventores da era medieval: Johannes Gutenberg, criador da impressão gráfica. Considerado um visionário e responsável por uma revolução cultural, ao longo da sua carreira Gutenberg precisou fazer alianças, sofreu traições e teve que enfrentar a desconfiança e a descrença da sociedade da época.

Na primeira semana de 2018, a faixa “A Vida é Curta”, da Quarta de Cinema, apresenta uma seleção de filmes nos quais os personagens fazem resoluções em suas vidas para inspirar a audiência. Abrindo a sessão especial, às 20h, “Lição de Esqui”, dos diretores Leonardo Mouramateus e Samuel Brasileiro. Filmado em Fortaleza, o filme conta a história de dois amigos que discutem, brigam, e conversam quando um deles decide viajar sozinho para o Canadá. “Lição de Esqui” foi escolhido como melhor curta-metragem no Festival de Brasília de 2013. Na sequência, é a vez de “Ovos de Dinossauro na Sala de Estar”, de Rafael Urban. Em cena, a história da alemã Ragnhild Borgomanero, de 77 anos, que estudou fotografia digital e fez cursos de edição de imagens para manter viva a memória do falecido marido, Guido, com quem reuniu a maior coleção particular de fósseis da América Latina.  Encerrando a faixa, é a vez de “Noite de Sexta, Manhã de Sábado”, do renomado diretor de "Aquarius" e o "O Som ao Redor" Kleber Mendonça Filho, que narra a dificuldade de um relacionamento à distância entre um homem e uma mulher.

Também na Quarta de Cinema3, às 23h40, é a vez da série “Grandes Cenas”. Indicado ao Oscar e ganhador do Globo de Ouro como melhor filme estrangeiro em 1999, o filme “Central do Brasil”, de Walter Salles, é o protagonista de episódio. Dezenove anos após a exibição do longa-metragem nos cinemas, a atriz Fernanda Montenegro relata como foi a construção da personagem Dora, mulher que trabalha na estação Central do Brasil escrevendo cartas para pessoas analfabetas. E recorda a experiência de filmar a intensa cena da romaria, em que sua personagem se perde de Josué - menino de nove anos que está em busca do seu pai - em meio a centenas de fiéis. 

Na Terça das Artes, 2, às 23h, o Curta! exibe “Ariane Mnouchkine - A Aventura do Théâtre du Soleil”. Em cena, a história e as ideias da mulher que idealizou e defende o Théâtre du Soleil. Partindo de encontros com amigos próximos e colegas de trabalho, trechos de peças, ensaios, filmes e, acima de tudo, de imagens de arquivo, Ariane Mnouchkine fala de sua carreira e sua concepção de teatro, assim como dos encontros com sua audiência, seu envolvimento militante e seu comprometimento político na França e no exterior.

SEGUNDA DA MÚSICA
Paulinho da Viola - Meu Tempo é Hoje (Documentário)
"Paulinho da Viola - Meu Tempo é Hoje", documentário dirigido por Izabel Jaguaribe com roteiro do jornalista Zuenir Ventura, é um perfil afetivo do cantor, instrumentista e compositor. O filme mostra seus mestres e amigos, suas influências musicais e percorre sua rotina discreta e muito peculiar, em suas atividades e hábitos desconhecidos do grande público. Mas a grande revelação vem das reflexões do músico sobre um único tema - o tempo. Há ainda encontros musicais com Marina Lima, Elton Medeiros, Zeca Pagodinho, Marisa Monte e a Velha Guarda da Portela.  



Diretora: Izabel Jaguaribe
Duração: 83 min

Exibição: 01 de janeiro, segunda-feira, às 22h25.
Classificação: Livre.
Horários alternativos:
Dia 02 de janeiro, terça-feira, às 2h25 e às 16h25;
Dia 03 de janeiro, quarta-feira, às 10h25;
Dia 06 de janeiro, sábado, às 22h05.

TERÇA DAS ARTES
Ariane Mnouchkine - A Aventura do Théâtre du Soleil (Documentário)
Militante ativa do serviço público e digna herdeira de Jean Vilar, Ariane Mnouchkine defende o culto de um teatro que eleve tanto a alma, quanto o coração, mantendo-se popular. Partindo de encontros com amigos próximos e colegas de trabalho, trechos de peças, ensaios, filmes e, acima de tudo, de imagens de arquivo - notoriamente do nascimento do Théâtre du Soleil e seus primeiros anos - Ariane Mnouchkine fala de sua carreira e sua concepção de teatro, assim como dos encontros com sua audiência, seu envolvimento militante e seu comprometimento político na França e no exterior.


Diretora: Catherine Vilpoux
Duração: 52 min

Exibição: 02 de janeiro, terça-feira, às 23h.
Classificação: Livre.
Horários alternativos:
Dia 03 de janeiro, quarta-feira, às 3h e às 17h;
Dia 04 de janeiro, quinta-feira, 11h;

QUARTA DE CINEMA
‘Resoluções’ é o tema do primeiro “A Vida é Curta!”
Para começar 2018, a faixa “A Vida é Curta!” dessa semana traz uma seleção de produções para inspirar as chamadas ‘resoluções de ano novo’. São eles: “Lição de Esqui”, “Ovos de Dinossauro na Sala de Estar” “Noite de Sexta, Manhã de Sábado”. Abrindo a sequência, o curta “Lição de Esqui”, filmado em Fortaleza e dirigido por Leonardo Mouramateus e Samuel Brasileiro. No filme, dois amigos discutem, brigam, e conversam quando um deles decide viajar sozinho para o Canadá. Em seguida, o curta “Ovos de Dinossauro na Sala de Estar”, de Rafael Urban, apresenta a alemã Ragnhild Borgomanero, que fez cursos de Photoshop e Premiere para manter viva a memória de seu falecido esposo. Para finalizar,“Noite de Sexta, Manhã de Sábado”, de Kleber Mendonça Filho, narra a dificuldade de um relacionamento à distância entre um homem e uma mulher.


Exibição: 03 de janeiro, quarta-feira, às 20h.
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 04 de janeiro, quinta-feira, às 00h e às 14h;
Dia 05 de janeiro, sexta-feira, às 8h;
Dia 06 de janeiro, sábado, às 14h.


Grandes Cenas – (Série)
Uma grande cena é aquela que não se define apenas na relação com as demais. Uma grande cena é aquela que contém em si um filme à parte, um universo à parte, capaz de alterar nossa sensibilidade e perdurar na nossa memória. Com o objetivo de resgatar o apreço por essa unidade fundamental que é a cena, a série Grandes Cenas busca analisar cenas memoráveis do cinema brasileiro. 

Episódio – “Central do Brasil”
A atriz Fernanda Montenegro esmiúça seu processo de composição da personagem Dora em Central do Brasil (1997), revivendo a experiência de filmar a intensa cena da romaria, em que Dora perde Josué em meio a centenas de fiéis. 


Diretores: Ana Luiza Azevedo e Vicente Moreno 
Duração: 15 min

Exibição: 03 de janeiro, quarta-feira, às 21h.
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 04 de janeiro, quinta-feira, às 1h e às 15h;
Dia 05 de janeiro, sexta-feira, às 9h;
Dia 06 de julho, sábado, às 20h10.


QUINTA DO PENSAMENTO
Gutenberg e o Nascimento da Impressão (Documentário)
Pai de uma das maiores invenções da era medieval, a impressão gráfica, Gutenberg foi um visionário. Para chegar à sua criação, porém, ele teve que fazer alianças, sofrer traições e enfrentar a sociedade de seu tempo, uma história contada em detalhes por esse documentário.  

Diretor: Marc Jampolsky
Duração: 52 min

Estreia: 04 de janeiro, quinta-feira, às 21h30.
Classificação: Livre.
Horários alternativos:
Dia 05 de janeiro, sexta-feira, às 1h30 e às 15h30;
Dia 06 de janeiro, domingo, às 12h;
Dia 07 de janeiro, segunda-feira, às 23h.

SEXTA DA SOCIEDADE
Margherita Sarfatti, a Mulher que Inventou Mussolini (Documentário)
Intelectual, feminista e socialista, a judia Margherita Sarfatti tornou-se amante de Mussolini e deu todo o apoio ideológico, psicológico e político que levou o ditador ao poder. Anos mais tarde, ela perceberia que ajudou a criar seu maior inimigo.  


Diretor: Pierre-Henry Salfati 
Duração: 52 min

Estreia: 05 de janeiro, sexta-feira, às 23h.
Classificação: 12 anos.
Horários alternativos:
Dia 06 de janeiro, sábado, às 3h10 e às 11h;
Dia 07 de janeiro, domingo, 22h;
Dia 08 de janeiro, segunda-feira, 17h.

Sobre o Curta
Dedicado às artes, cultura e humanidades, o Curta! é um canal independente que acolhe a experimentação e se orgulha de ser um parceiro dos realizadores, artistas, criadores e produtores independentes. Com o compromisso de transmitir 12 horas por dia de programação nacional independente, os principais segmentos temáticos da programação são música, dança, teatro, artes visuais, meta-cinema, filosofia, literatura, história-política e sociedade.

O Curta! pode ser visto nos canais 56 e 556 da NET, 56 na Claro TV, 76 na Oi TV e como opcional à la carte na Vivo e GVT nos canais 664 (fibra), 132 (DTH - antiga GVT) e 552 (DTH - Vivo). Siga as redes do canal nos endereços:www.facebook.com/CanalCurta, , twitter.com/CanalCurta e www.youtube.com/user/canalcurta


Fonte: Thays de Paula/ Agência Febre.

SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)