sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Parque Lage exibe maratona da tetralogia de Wagner


FESTIVAL ÓPERA NA TELA APRESENTA A MONTAGEM DA COMPANHIA CATALÃ FURA DELS BAUS PARA A ÓPERA DE RICHARD WAGNER SOB A REGÊNCIA DO MAESTRO ZUBIN MEHTA

Fãs de grandes épicos, wagnerianos de carteirinha e apreciadores de ópera em geral têm programa certo neste feriado. A partir do dia 02 de Novembro, no Festival Ópera na Tela, começou a ser exibida a a maratona de “O Anel de Nibelungo”, tetralogia de Wagner, encenada pela celebrada companhia catalã Fura dels Baus, sob a regência do maestro Zubin Mehta.  Exibida na tenda montada no Parque Lage, a maratona – de quatro noites – terá quatro óperas que juntas somam 16 horas de duração. A obra levou 26 anos para ser composta, tendo sido concluída em 1874. Para exibi-la, construiu um teatro, onde hoje acontece o Festival de Bayreuth, e fãs do compositor enfrentam filas de espera de sete a oito anos para conseguir assistir à ópera.  As exibições são:  quinta, 2 “O Ouro do Reno”; sexta, 3, “A Valquíria”; segunda-feira, 6, “Siegfried” e encerrando a tetralogia, na terça-feira, dia 7,“O Crepúsculo dos Deuses”. As sessões começam sempre às 19h30m.


Animações em 3D e acrobacia são bastante usadas nesta montagem do diretor Carlus Padrissa, um dos fundadores da Fura dels Baus, que pode ser descrita como uma mistura de Senhor dos Anéis, Star Wars e teatro de rua. Encenada no Palácio das Artes Rainha Sofia, em Valência, a companhia investiu em projeções de vídeo de alta qualidade, que podem chegar a 3,5 mil pixels, três vezes maior que a qualidade do HD, resultando em algumas das imagens mais impressionantes já utilizadas em uma ópera.

Segundo o maestro Ricardo Prado, que irá apresentar a obra ao público antes de sua exibição no Parque Lage, a grandiosidade da tetralogia de Wagner poderia ser comparada à importância de uma Capela Sistina para a história da humanidade. “Wagner demorou 26 anos para criar esta ópera. Ele imaginou sons que não existiam, por isso estudou metalurgia, para desenvolver instrumentos de sopro capazes de tocar o que estava compondo. A obra é tão grandiosa, que Wagner resolveu construir um teatro para que pudesse ser encenada, o teatro do Festival de Bayreuth, na Alemanha, onde a tetralogia completa foi encenada pela primeira vez em 1876”, conta o maestro.


As óperas

Wagner criou a história do anel ao fundir elementos de diversas histórias e mitos das mitologias germânica e escandinávia. Em Ouro do Reno, Alberich, anão originário dos Nibelungos, tira das Filhas do Reno seu inestimável tesouro. Com esse ouro, ele forja um anel que submete os seres à sua vontade e um elmo que permite todas as metamorfoses. Mas Wotan, o mais poderoso dos deuses, e Fafner, o gigante, vão conseguir tomar posse desse tesouro, que está ligado a uma terrível maldição.

Os deuses, suas virgems guerreiras (as Walkírias), os homens, a violência, a inocência, a calma da natureza, o amor e a traições se misturam nesses três dias seguintes, conduzindo ao Crespúsculo dos Deuses, quando as Filhas do Reno recuperam a posse do anel.

Consagrada com sete prêmios internacionais, entre eles o Franco Abbiati Prize Musicale Italiana della Critica e o ICMA-International Classical Music Awards 2011 – com um júri composto de críticos de 10 países diferentes – essa produção, sem dúvida, é a que mais se aproxima do conceito de arte total que caracteriza a ópera segundo Wagner.

Festival Ópera na Tela

Em sua terceira edição, o Festival Ópera na Tela apresenta 12 obras inéditas e recentes apresentadas em teatros de Paris, Munique, Milão, Barcelona e festivais líricos como de Aix en Provence e Taormina. As óperas são exibidas em um telão de cinema montado sob tenda de cristal no jardim do Parque Lage, no Rio de Janeiro, com cadeiras confortáveis e espreguiçadeiras para um público de até 400 espectadores. Após as exibições no parque, o festival chega aos cinemas em mais de 20 cidades brasileiras e fica até outubro de 2018, com uma seleção de 11 óperas, sendo seis delas obras que antes passaram pelo Parque Lage e outras cinco inéditas.

Entre os outros títulos estão obras populares, revisitadas pelos maiores diretores do momento: a coreógrafa belga Anne Teresa de Keermaeker, traz Così Fan Tutte, uma aposta ousada e difícil ao misturar dança e canto; Robert Carsen exibe uma  versão estética, inteligente e engraçada de  Rigoletto (Barcelona) e o espetacular Contos de Hoffmann (Paris);  Peter Stein, que restitui magnificamente o clima original do conto de fadas de Schikaneder que inspira a Flauta Mágica, ou ainda Enrico Castiglione, que escolhe o Teatro Antigo de Taormina para apresentar uma La Bohème enraizada na ardente e trágica atualidade da região, já que se passa num campo de refugiados, com a notável soprano jovem mexicana Karen Gardeazabal, recentemente revelada por Placido Domingo. Sem esquecer Alex Ollé (La Fura dels Baus), também inspirado no lado sombrio da atualidade, já que situa seu Navio Fantasma no inferno do porto de Chittagong, em Bangladesh.

No site do Festival (WWW.operanatela.com.br), é possível conferir uma seleção de obras da "Troisième Scène", uma iniciativa da Ópera de Paris que oferece a artistas de todos os horizontes a oportunidade de produzir um curta-metragem sobre sua visão da ópera, misturando a tradição da ópera à inovação digital.

A produção é da Bonfilm, responsável pelo Festival Varilux de Cinema Francês, que esse ano chegou a 55 cidades e levou 180 mil pessoas aos cinemas. Com patrocínio master do Sofitel Hotels & Resorts, patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e da Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS, patrocínio da EDF Norte Fluminense, da Edenred e Ticket, e copatrocínio do BNP Paribas e da MedRio.

Serviço:

Festival ÓPERA NA TELA
Data: de 28 de outubro a 8 de novembro /Horário: 19h30m
Local: Parque Lage - R. Jardim Botânico, 414 - Jardim Botânico
Ingressos: R$24 (inteira) e R$12,50 (meia), vendidos antecipadamente pelos sites  www.operanatela.com e https://www.bilheteriadigital.com/
Meia-entrada de acordo com a lei vigente para a classe artística e clientes Philos TV
Capacidade: 400 lugares
Classificação indicativa: Livre ou 14 anos, dependendo da obra.
Outras informações: (21) 2557-6717
No cinema os valores são os mesmos praticados nas bilheterias.

PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL NO PARQUE LAGE
(Oito filmes + Maratona da tetralogia de Wagner “O ANEL DO NIBELUNGO " integral, dividida em quatro dias)

Quinta-feira 2/11 (FERIADO)
O ANEL DO NIBELUNGO/ O OURO DO RENO - PALÁCIO DAS ARTES DE VALÊNCIA
Direção La Fura Dels Baus – Carlus Padrissa
Direção Musical  Zubin Mehta
Orquestra da Comunitat Valenciana
Coro da Generalitat Valenciana
Maestro de Coro Francesc Perales
Elenco
Jukka Rasilainen, Hans-Joachim Ketelsen, José Ferrero, Robert Brubaker, Attila Jun, Stephen Bronk, Gordon Hawkins, Wolfgang Schmidt

Sinopse:
Quatro dramas líricos compõem esse ciclo: O Ouro do Reno (1869), A Walkíria (1870), Siegfried e O Crepúsculo dos deuses  (1876).
Em Ouro do Reno, Alberich, anão originário dos Nibelungos, tira das Filhas do Reno seu inestimável tesouro. Com esse ouro, ele forja um anel que submete os seres à sua vontade e um elmo que permite todas as metamorfoses. Mas Wotan, o mais poderoso dos deuses, e Fafner, o gigante, vão conseguir tomar posse desse tesouro, que está ligado a uma terrível maldição.
Os deuses, suas virgems guerreiras (as Walkírias), os homens, a violência, a inocência, a calma da natureza, o amor e a traições se misturam nesses três dias seguintes, conduzindo ao Crespúsculo dos Deuses, quando as Filhas do Reno recuperam a posse do anel.
Consagrada com sete prêmios internacionais, entre eles o Franco Abbiati Prize Musicale Italiana della Critica e o ICMA-International Classical Music Awards 2011 – com um júri composto de críticos de 10 países diferentes – essa produção, sem dúvida, é a que mais se aproxima do conceito de « arte total » que caracteriza a ópera segundo Wagner.


Sexta-feira 3/11
O ANEL DO NIBELUNGO/ A VALQUÍRIA – PALÁCIO DAS ARTES DE VALÊNCIA
Direção La Fura Dels Baus – Carlus Padrissa
Direção Musical  Zubin Mehta
Orquestra da Comunitat Valenciana
Coro da Generalitat Valenciana
Maestro de Coro Francesc Perales
Elenco
Jennifer Wilson, Torsten Kerl, Eva-Maria Westbroek, Juha Uusitalo, Matti Salminen, Anna Larsson., Bernadette Flaitz.

Sábado 4/11
A FLAUTA MÁGICA
Teatro Alla Scala de Milão – 2016
Ópera em dois atos de Wolfgang Amadeus Mozart
Libreto Emmanuel Schikaneder
Cantada em alemão
Duração 2h53
Maestro Ádám Fischer
Figurino Anna Maria Heinreich
Diretor Peter Stein
Diretor DE coro Johannes Stecher
Coro, solistas e orquestra da Academia do Teatro Alla Scala
Distribuição no Brasil: Bonfilm
Elenco
Till Von Orlowsky, Martin Piskorski, Fatma Said, Yasmin Özkan, Martin Summer, Sascha Emanuel Kramer, Theresa Zisser 

Sinopse
A Rainha da Noite dá a missão ao príncipe Tamino de salvar sua filha Pamina, prisioneira de Sarastro, grande sacerdote de Isis e Osiris. Tamino deverá enfrentar muitas provações – manter o silêncio, atravessar a água e o fogo – antes de ser iniciado ao culto sagrado e encontrar Pamina.


Domingo 5/11
A DONZELA DA NEVE
Ópera Nacional de Paris – 2016
Ópera em um prólogo e quatro atos de Nikolaï Rimski-Korsakov
Libreto Nikolaï Rimski-Korsakov
Cantada em russo
Duração : 3h25 com 1 intervalo
Maestro Mikhail Tatarnikov
Direção Dmitri Tcherniakov
Orquestra e coro da Ópera Nacional de Paris
Distribuição no Brasil: Bonfilm
Elenco
Aida Garifullina , Yuriy Mynenko, Martina Serafin, Ramón Vargas, Thomas Johannes Mayer, Ekaterina Semenchuk, Vladimir Ognovenko 
Sinopse
Em tempos imemoráveis, no fabuloso reino do Tsar Berendei, nasceu A Donzela da Neve, fruto dos amores da Fada Primavera e do Pai Geada. Protegida pelos pais da inveja do deus sol Yarilo, que prometeu aquecer o coração dela quando, ao se tornar adulta, se apaixonasse, A Donzela da Neve é entregue ao Espírito da Floresta.


Segunda-feira 6/11
O ANEL DO NIBELUNGO/ SIEGFRIED – PALÁCIO DAS ARTES DE VALÊNCIA
Direção La Fura Dels Baus – Carlus Padrissa
Direção Musical  Zubin Mehta
Orquestra da Comunitat Valenciana
Coro da Generalitat Valenciana
Maestro de Coro Francesc Perales
Elenco
Lance Ryan, Jennifer Wilson, Juha Uusitalo, Ulrich Ress, Franz-Josef Kapellmann, Catherine Wyn-Rogers, Stephen Milling, Chen Reiss


Terça-feira 7/11
O ANEL DO NIBELUNGO/ O CREPÚSCULO DOS DEUSES – PALÁCIO DAS ARTES DE VALÊNCIA
Direção La Fura Dels Baus – Carlus Padrissa
Direção Musical  Zubin Mehta
Orquestra da Comunitat Valenciana
Coro da Generalitat Valenciana
Maestro de Coro Francesc Perales
Elenco
Lance Ryan, Ralf Lukas, Franz-Josef Kapellmann, Mattil Saminen, Jennifer Wilson, Elisabete Matos, Catherine Wyn-Rogers


Quarta-feira 8/11
DON CARLOS
Ópera Nacional de Paris -2017
Grand-opéra em cinco atos de Giuseppe Verdi
Libreto Joseph Méry e Camille Du Locle
Cantada em francês
Duração 4h50 com dois intervalos
Maestro Philippe Jordan
Diretor Krzysztof Warlikowski
Diretor coro José Luis Basso
Orquestra e coro da Ópera Nacional de Paris
Distribuição no Brasil: Bonfilm
Elenco
Jonas Kaufmann, Ildar Abdrazakov, Sonya Yoncheva, Elīna Garanča, Ludovic Tézier

Sinopse
O infante Don Carlos e Elisabeth de Valois, primeiro prometidos um ao outro, veem seu amor se tornar impossível após um novo projeto de casamento da jovem com Philippe II, o próprio pai do infante. Don Carlos, desesperado com essa nova aliança política se abre com seu amigo, o marquês de Posa. Mas Posa, para estupefação geral, toma partido de Philippe II. 


SELEÇÃO FILMES – CINEMAS

1 – UM BAILE DE MÁSCARAS
Ópera do Estado da Bavaria – 2016
Melodrama em três atos de Giuseppi Verdi
Libreto Antonio Somma
Cantada em italiano
Duração: 2h25
Maestro Zubin Mehta
Diretor Johannes Erath
Coro e orquestra da Ópera do Estado da Bavaria
Distribuição no Brasil: Bonfilm
Elenco
Piotr Beczala, George Petean , Anja Harteros, Okka von der Damerau, Sofia Fomina, Andrea Borghini, Anatoli Sivko.

Sinopse
O governador Riccardo, Conde de Warwick, analisa em companhia do seu escudeiro e secretário Oscar a lista dos convidados para o baile de máscaras que ele dará em breve, entre os quais está a mulher que ele ama, Amelia, esposa do seu amigo Renato, o mesmo que o alertou de um complô fomentado contra ele e no qual Riccardo não acredita.

2 - LA BOHÈME
Teatro Antigo de Taormina – 2017
Ópera em quatro atos de Giacomo Puccini
Libreto de Luigi Illica & Giuseppe Giacosa
Cantada em italiano
Duração: 2h14
Maestro Li Xincao
Diretor Enrico Castiglione
Figurino Sonia Cammarata
Orquestra e Coro do Festival de Ópera de Taormina
Distribuição no Brasil: Bonfilm

Elenco
Karen Gardeazabal, Georgy Vasiliev, Bing Bing Wang, Fabio Capitanucci, Francesco Baiocchi, Stanislav Chernenkov 

Sinopse
A história se passa nos subúrbios de Paris em 1830, onde o poeta Rodolfo e a pobre costureira Mimi vivem uma intensa paixão. O romance é acompanhando pelos amigos boêmios do jovem artista: o filósofo Colline, o músico Schaunard e o pintor, Marcello. A obra é um envolvente retrato da classe operária da época.

3 – OS CONTOS DE HOFFMANN
Ópera Nacional de Paris - 2016
Ópera fantastique em um prólogo, três atos e um epílogo de Jacques Offenbach
Libreto de Jules Barbier
Cantada em francês
Duração: 3h25 com 2 intervalos
Maestro Philippe Jordan
Figurino Michael Levine
Diretor Robert Carsen
Orquestra e Coro da Ópera Nacional de Paris
Distribuição no Brasil: Bonfilm
Elenco
Nadine Koutcher, Ramón Vargas, Ermonela Jaho,  Stéphanie d’Oustrac, Doris Soffel, Rodolphe Briand
Sinopse
Relato das decepções amorosas do poeta alemão Hoffmann, narrador e herói. Três épocas, três paixões, três mulheres : Olympia, Antonia e Giulietta : cada uma das histórias é contrariada pela intervenção destruidora de um único personagem maléfico.

4 – COSÌ FAN TUTTE
Ópera Nacional de Paris – 2017
Ópera buffa em dois atos de Wolfgang Amadeus Mozart
Libreto de Lorenzo Da Ponte
Cantada em italiano
Duração 3h40 com 1 intervalo
Maestro Philippe Jordan
Direção e Coreografia Anne Teresa De Keersmaeker
Orquestra e coro da Ópera Nacional de Paris
Distribuição no Brasil: Bonfilm
Elenco
Cantores(as)                   Bailarinos (as)
Jacquelyn Wagner           Cynthia Loemij Fiordiligi
Michèle Losier                 Samantha Van Wissen Dorabella
Frédéric Antoun              Julien Monty Ferrando
Philippe Sly                     Michaël Pomero Guglielmo
Paulo Szot                       Boštjan Antončič  Don Alfonso
Ginger Costa-Jackson       Marie Goudot Despina

Sinopse
Provocados por Don Alfonso, filósofo velho cínico que não acredita na perenidade do amor, dois jovens irmãos decidem testar a fidelidade das suas amantes. O amor vai infligir a eles uma lição amarga: aqueles que se imaginavam fênix e deusa vão descobrir ter corpos desejosos e a segurança será vencida pela fragilidade das paixões e da vaidade dos juramentos.

5 – DON CARLOS
Ópera Nacional de Paris -2017
Grand-opéra em cinco atos de Giuseppe Verdi
Libreto Joseph Méry e Camille Du Locle
Cantada em francês
Duração 4h50 com dois intervalos
Maestro Philippe Jordan
Diretor Krzysztof Warlikowski
Diretor coro José Luis Basso
Orquestra e coro da Ópera Nacional de Paris
Distribuição no Brasil: Bonfilm
Elenco
Jonas Kaufmann, Ildar Abdrazakov, Sonya Yoncheva, Elīna Garanča, Ludovic Tézier

Sinopse
O infante Don Carlos e Elisabeth de Valois, primeiro prometidos um ao outro, veem seu amor se tornar impossível após um novo projeto de casamento da jovem com Philippe II, o próprio pai do infante. Don Carlos, desesperado com essa nova aliança política se abre com seu amigo, o marquês de Posa. Mas Posa, para estupefação geral, toma partido de Philippe II. 


6 – A DONZELA DA NEVE
Ópera Nacional de Paris – 2016
Ópera em um prólogo e quatro atos de Nikolaï Rimski-Korsakov
Libreto Nikolaï Rimski-Korsakov
Cantada em russo
Duração : 3h25 com 1 intervalo
Maestro  Mikhail Tatarnikov
Direção  Dmitri Tcherniakov
Orquestra e coro da Ópera Nacional de Paris
Distribuição no Brasil: Bonfilm
Elenco
Aida Garifullina , Yuriy Mynenko, Martina Serafin, Ramón Vargas, Thomas Johannes Mayer, Ekaterina Semenchuk, Vladimir Ognovenko 
Sinopse
Em tempos imemoráveis, no fabuloso reino do Tsar Berendei, nasceu A Donzela da Neve, fruto dos amores da Fada Primavera e do Pai Geada. Protegida pelos pais da inveja do deus sol Yarilo, que prometeu aquecer o coração dela quando, ao se tornar adulta, se apaixonasse, A Donzela da Neve é entregue ao Espírito da Floresta.

7 – A FAVORITA
Ópera do Estado da Bavaria - 2016
Ópera em quatro atos de Gaetano Donizetti
Libreto de Alphonse Ryoyer, Gustav Vaëz e Eugène Scribe
Cantada em italiano
Duração 2h36
Maestro Karel Mark Chichon
Direção: Amélie Niermeyer
Figurino Kirsten Dephoff
Orquestra e coro da Ópera do Estado da Bavaria
Distribuição no Brasil: Bonfilm
Elenco
Elina Garanca, Matthew Polenzani  Mariusz Kwiecien, Mika Kares, Joshua Owen Mills, Elsa Benoit

Sinopse
Um triângulo amoroso envolvendo o Rei de Castela, Alfonso XI, sua amante Leonora e seu amante Fernando, a história se desenrola no contexto das invasões mouras na Espanha e as lutas de poder entre igreja e estado.
8 – MACBETH
Grande Teatro do Liceu de Barcelona – 2016
Ópera em quatro atos de Giuseppi Verdi
Duração:
Libreto de Francisco Maria Piave
Cantada em italiano
Duração 2h32
Maestro Giampaolo Bisanti
Diretor Christof Loy
Figurino Ursula Renzenbrink
Coro e orquestra do Grande Teatro do Liceu
Distribuição no Brasil: Bonfilm
Elenco
Ludovic Tézir, Vitalij Kowaljow, Martina Serafin    , Saimir Pirgu, Albert Casals, Anna Puche 
Sinopse
Bruxas prometem o poder a Macbeth. Sua esposa, devorada pela ambição, o incentiva a assassinar o velho soberano. Macbeth torna-se rei e é o início de uma corrida ao precipício feita de pesadelos e assassinatos. Os que entenderam isso fogem e se organizam para reconquistar o poder...

9 – O NAVIO FANTASMA
Teatro Real de Madri – 2017
Ópera romântica em três atos de Richard Wagner
Libreto de Richard Wagner
Cantada em alemão
Duração: 2h19
Maestro Pablo Heras-Casado
Diretor Alex Ollé (La Fura dels BA us)
Diretor coro Andrés Máspero
Figurino Josep Abril
Orquestra e coro Teatro Real de  Madri
Distribuição no Brasil: Bonfilm
Elenco
Samuel Youn, Kwangchul Youn, Ingela Brimberg, Nikolai Schukoff, Kai Rüütel
Sinopse
O capitão do Navio Fantasma é amaldiçoado a navegar para sempre até encontrar um amor fiel. Em uma emergência, atraca em um porto e conhece Senta. Senta rompe com seu noivo Erick e se entrega ao capitão jurando fidelidade. Erick tenta persuadi­la. O capitão vê a cena, entende que foi traído e parte de volta para o mar. Senta se joga no oceano tentando unir sua alma à dele. O Navio fantasma desvanece­se e ambos ascendem ao céu.

10 – RIGOLETTO
Grande Teatro do Liceu de Barcelona - 2017
Melodrama em três atos de Giuseppi Verdi
Libreto de Francesco Maria Piave
Cantada em italiano
Duração 2h33
Maestro Riccardo Frizza
Diretora Monique Wagemakers
Diretora do coro Conxita Garci
Orquestra Sinfônica e coro do Grande Teatro do Liceu
Elenco
Javier Camarena, Carlos Álvarez, Desirée Rancatore, Ante Jerkunica, Ketevan Kemoklidze, Gemma Coma-Alabert, Gianfranco Montresor, Mercedes Gancedo   

Sinopse
O Bobo da Corte do Duque de Mântua, Rigoletto, é odiado por todos, especialmente pelo Conde Ceprano, cuja esposa, o Duque deseja. Amaldiçoado pelo Conde Monterone, tem sua filha Gilda raptada e cortejada pelo Duque disfarçado. Em uma armadilha, Rigoletto contrata o assassinato da própria filha, pensando ser para o Duque e cai em desespero.

11– A FLAUTA MÁGICA
Teatro Alla Scala de Milão – 2016
Ópera em dois atos de Wolfgang Amadeus Mozart
Libreto Emmanuel Schikaneder
Cantada em alemão
Duração 2h53
Maestro Ádám Fischer
Figurino Anna Maria Heinreich
Diretor Peter Stein
Diretor DE coro Johannes Stecher
Coro, solistas e orquestra da Academia do Teatro Alla Scala
Distribuição no Brasil: Bonfilm
Elenco
Till Von Orlowsky, Martin Piskorski, Fatma Said, Yasmin Özkan, Martin Summer, Sascha Emanuel Kramer, Theresa Zisser 

Sinopse
A Rainha da Noite dá a missão ao príncipe Tamino de salvar sua filha Pamina, prisioneira de Sarastro, grande sacerdote de Isis e Osiris. Tamino deverá enfrentar muitas provações – manter o silêncio, atravessar a água e o fogo – antes de ser iniciado ao culto sagrado e encontrar Pamina.


PARCEIROS
Patrocínio Master
Sofitel Hotels & Resorts

Patrocínio
Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Lei de Incentivo à Cultura
EDF Norte Fluminense
Edenred e Ticket

Copatrocínio
BNP Paribas
Med Rio Check-up

Apoio Institucional
Embaixada da França no Brasil
Institut Français
Aliança Francesa Brasil
EAV- Parque Lage
Consulado da Alemanha no Rio de Janeiro
Instituto Italiano de Cultura

Apoio Cultural
Engie
Voltalia
Air France

Apoio de mídia
Adoro Cinema
Philos TV
Canal Curta
Radio MEC
TV Brasil
EBC

Apoio
Etc Filmes
Feeling Eventos
Spetacle
Boca de Trombone
Airstar
Magnífica
Casa Valduga
Chez France
L’Occitane
On Projeções
Mate Lelo Design

Promoção
Le Monde Diplomatique
Carta Capital
Piauí
Movimento.com
Revista Versatille
Filme B

Produção
Bonfilm

Realização
Ministério da Cultura – Governo Federal
Lei de Incentivo à Cultura

Fonte: Vanessa Teixeira/ Agência Febre.

SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)