sábado, 12 de agosto de 2017

‘O FILME DA MINHA VIDA’, DE SELTON MELLO, É 10ª BILHETERIA DO ANO


Em cartaz há uma semana, “O FILME DA MINHA VIDA”, de Selton Mello, é a décima bilheteria do ano entre os filmes brasileiros. Ambientado no sul do Brasil, na década de 60, o filme mostra o processo de amadurecimento do jovem Tony Terranova (Johnny Massaro), sua relação estreita com a mãe, a ausência do pai – o francês Nicolas (Vincent Cassel), seus anseios, dilemas e amores.

“Quando a gente faz um filme, espera que o maior número de pessoas tenha acesso a ele. É esse olhar, o do público, que termina uma obra. Estou muito feliz com a enorme repercussão, é lindo esta onda de afeto”, diz Selton.


Baseado no livro “Um Pai de Cinema”, de Antonio Skármeta, autor chileno de “O Carteiro e o Poeta”, tem roteiro adaptado por Selton e Marcelo Vindicatto, mesma dupla dos outros filmes dirigidos por Selton Mello. “O FILME DA MINHA VIDA” é uma produção de Vania Catani, da Bananeira Filmes, e tem distribuição da Vitrine Filmes.

O elenco traz Vincent Cassel, Selton Mello, Johnny Massaro, Bruna Linzmeyer, Rolando Boldrin, Ondina Clais, Beatriz Arantes, João Prates, Erika Januza, Martha Nowill e Antonio Skármeta, em participação especial.



SINOPSE 

Serras Gaúchas, 1963. O jovem Tony Terranova precisa lidar com a ausência do pai, que foi embora sem avisar à família e, desde então, não deu mais notícias ao filho. Tony é professor de francês num colégio da cidade, convive com os conflitos dos alunos no início da adolescência e vive o desabrochar do amor.

Apaixonado por livros e pelos filmes que vê no cinema da cidade grande, Tony faz do amor, da poesia e do cinema suas grandes razões de viver. Até que a verdade sobre seu pai começa a vir à tona e o obriga a tomar as rédeas de sua vida.


SOBRE O DIRETOR

Um dos atores mais aclamados de sua geração no Brasil, Selton Mello tem se firmado como um cineasta original, de inquietações pessoais, dono de um estilo que valoriza o trabalho de seus colegas atores.

Em seu primeiro longa, o drama Feliz Natal (2008), Selton não atuava, deixando o papel principal nas mãos de Leonardo Medeiros. A seguir, porém, ele estrelou seu segundo longa, a comédia O Palhaço (2011), que conseguiu o raro feito de obter a unanimidade da crítica e ser um grande sucesso de público: atraiu aos cinemas 1,5 milhão de espectadores e foi o quinto filme brasileiro mais visto do ano. O Palhaço também foi o filme escolhido para representar o Brasil no Oscar 2012.

Na TV, Selton também teve outro grande trabalho como diretor: a série Sessão de Terapia (2012-2014), que teve três temporadas no canal pago GNT.

Como ator, seu extenso currículo inclui 28 longas. Entre seus personagens memoráveis, estão o Chicó de O Auto da Compadecida (2000), de Guel Arraes; o André de Lavoura Arcaica (2001), de Luiz Fernando Carvalho; o Leléu de Lisbela e o Prisioneiro (2003), também de Arraes; o Lourenço de O Cheiro do Ralo (2006), de Heitor Dhalia, no qual foi produtor associado; o João Estrella de Meu nome não é Johnny (2008), de Mauro Lima; o brasileiro morto injustamente pela polícia londrina de Jean Charles (2009), de Henrique Goldman; o Pedro de A Mulher Invisível (2011), de Cláudio Torres; e a Morte em Meu amigo hindu (2015), último filme de Hector Babenco.

Em O Filme da Minha Vida, seu terceiro longa, Selton aceitou o convite do escritor chileno Antonio Skármeta para levar às telas seu romance Um Pai de Cinema, naquele que se tornou seu filme mais pessoal.


ELENCO

Johnny Massaro - Tony Terranova
Vincent Cassel – Nicolas Terranova 
Bruna Linzmeyer – Luna Madeira 
Selton Mello - Paco 
Ondina Clais – Sofia Terranova 
Bia Arantes – Petra Madeira
Martha Nowill - Camélia
Erika Januza - Tita
Miwa Yanagizawa - Brigite

Participações especiais: Rolando Boldrin e Antonio Skármeta 
Apresentando: João Pedro Prates e Gabriel Reginato


FICHA TÉCNICA

Roteiro: Marcelo Vindicatto e Selton Mello 
Fotografia e câmera: Walter Carvalho, ABC
Produtora: Vania Catani 
Produção executiva: Leonardo Edde e Vania Catani 
Direção de arte: Claudio Amaral Peixoto 
Figurino: Kika Lopes
Caracterização: Marlene Moura e Uirandê Holanda
Direção de produção: Clara Machado 
1ª assistente de direção: Kity Féo
Produtora de elenco: Simone Buttelli
Som direto: George Saldanha
Montagem: Márcio Hashimoto 
Trilha sonora: Plínio Profeta
Desenho de som: Bernardo Uzeda
Mixagem: Armando Torres Jr.
Produção de finalização: Juca Díaz
Produção: BANANEIRA FILMES
Coprodução: MGM/ORION, GLOBO FILMES, MONDOCANE FILMES, URCA FILMES
Produtor associado: CARLOS DIEGUES
Distribuição: VITRINE FILMES
Investimento: BNDES e BB DTVM
Patrocínio: BADESUL, BANRISUL, VILMA, CORSAN, BRASIL KIRIN/SEC RJ, RIO FILME
Apoio: Ancine/FSA/BRDE
Apoio cultural: Spa do Vinho, CiaRio, Film Comission Garibaldi, Garibaldi Espumante, Giordani Turismo e Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves

FONTE: Paula C. Ferraz/ Sinny Assessoria e Comunicação

SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)