sexta-feira, 4 de agosto de 2017

LC Barreto lança 'João, o Maestro', longa-metragem sobre a história de superação de João Carlos Martins, com direção de Mauro Lima

Alexandre Nero, Rodrigo Pandolfo e Davi Campolongo se revezam no papel do músico. Caco Ciocler, Alinne Moraes e Fernanda Nobre completam elenco

Sete semanas de filmagens. Esse foi o plano cumprido pela equipe da LC Barreto (de grandes sucessos nacionais como “Dona Flor e Seus Dois Maridos”, “O Que É Isso Companheiro?” e “Flores Raras”) para o longa-metragem “João, o Maestro” sobre a história de superação e paixão pela música de João Carlos Martins.  Com direção de Mauro Lima (de “Meu nome não é Johnny” e “Tim Maia”), o filme estreia em todo o país no dia 17 de agosto, com coprodução da Globo Filmes, RioFilme, Canal Brasil e distribuição da Sony.

Um dos maiores pianistas do mundo, o brasileiro João Carlos Martins foi um dos poucos músicos a gravar a obra completa de Bach. Nascido em São Paulo, em 1940, o artista começou a estudar piano aos oito anos de idade e iniciou a carreira profissional aos treze. Estreou no Carnegie Hall, em Nova Iorque, aos 20 anos e todas as suas apresentações tiveram ingressos esgotados. Por conta de diversos problemas de saúde foi obrigado a deixar de lado a carreira de pianista, definitivamente, em 2002. É com inspiração nessa história que Mauro Lima escreveu o roteiro e dirigiu o projeto. “O filme foca na compulsão e na paixão do João Carlos pela música, pelo piano, e no quanto ele lutou para superar todas as dificuldades que teve pelo caminho”, comenta Mauro Lima. Produtora do longa, Paula Barreto destaca a capacidade de João Carlos se reinventar. “O que mais me impressiona no João é como ele transforma uma tragédia em força para superação”, diz a produtora.

“Receber uma homenagem como essa, ainda vivo, é uma das maiores emoções da vida”, comenta João Carlos Martins. Detalhes pouco conhecidos da vida do maestro como o primeiro concerto internacional, a relação com as mulheres, a compulsão e o perfeccionismo em relação à música serão retratadas no filme. “Eu confiei plenamente no Mauro para contar a minha história. Só compareci ao set para acompanhar as cenas que envolviam a música”, diz o maestro.

O filme traz Alexandre Nero, Rodrigo Pandolfo e Davi Campolongo como João Carlos Martins em fases distintas da vida. “Eu não acreditei quando fui escolhido para esse papel. O João na juventude era um monstro. A técnica que ele tinha no piano era impressionante!”, comenta Rodrigo Pandolfo, que faz o músico na juventude. Alexandre Nero interpreta um João Carlos mais maduro. “As pessoas aqui no Brasil não conhecem a história do João. É um prazer imenso poder contar isso. O João é um brasileiro que todo mundo precisa conhecer”, diz Alexandre Nero.

Fernanda Nobre é Sandra, personagem que representa as primeiras mulheres de João Carlos Martins e Alinne Moraes é Carmen, atual esposa do músico. Caco Ciocler também integra o elenco e será José Kliass, o professor de piano de João Carlos Martins. Cerca de 100 profissionais atuaram na produção do filme que tem patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro, GOL Linhas Aéreas, Drogaria Araújo, SESI, Fiesp, Aché, Basf, BB DTVM, Unilever, Petrobras e Sete Brasil.



Ficha técnica:
Direção e Roteiro – Mauro Lima
Produção de elenco – Marcela Altberg
Produção – Paula Barreto e Rômulo Marinho Jr
Produtor associado – Carlos Diegues
Direção de Produção – Fernanda Polastri
Coordenação de Produção – Paula Batalha
Fotografia – Paulo Vainer
Diretor de Arte – Claudio Amaral Peixoto
Figurino – Tica Bertani
Montagem – Bruno Lasevicius, AMC e Julia Pechman
Técnico de Som – George Saldanha
Música original – Todas as execuções em cena são gravações originais de João Carlos Martins
Produção: LC Barreto
Coprodução: Globo Filmes, RioFilme e Canal Brasil
Distribuição: Sony

Elenco:
Alexandre Nero – João (adulto)
Rodrigo Pandolfo – João (jovem)
Alinne Moraes  Carmem
Caco Ciocler - Kliass
Fernanda Nobre - Sandra
Davi Campolongo – João (criança)
Catherine Sansone - Marina
Caio Laranjeira – José Eduardo (criança)
Matheus Guerra – Ives (criança)
Rafael Trombeta – Persio
Rennan Rodrigues – José Paulo (criança)
Joca Andreazza – Presidente Fiesp
Edu Guimarães – vendedor loja de piano
Junior Lopes – porteiro
Eder Giaretta – dublê (João jovem)
Giulio Lopes – José Martins
Ondina Clais – Alay
Giovana Gasparini – Secretária Kliass
Benjamin Herchcovitch – médico anos 40
Marcelo Laham – âncora de TV
Alice Assef – Professora Ainda
Domingos Antonio – policial


Fonte: Andrea Pessôa/ MNiemeyer Assessoria de Comunicação.

SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)