quarta-feira, 30 de agosto de 2017

JULIA MURAT TEM DOIS FILMES NO 50a FESTIVAL DE BRASÍLIA


Diretora premiada por seu Histórias que só existem quando lembradas, Julia Murat apresenta no 50o FESTIVAL DE BRASÍLIA dois novos longas, um deles, a ficçãoPENDULAR, recebeu o prêmio FIPRESCI, prêmio da Federação Internacional de Críticos de Cinema, no Festival de Berlim desse ano e o documentário OPERAÇÕES DE GARANTIA DA LEI E DA ORDEM, um filme que questiona o papel da mídia no trágico processo de criminalização e repressão de manifestações que ocorreram no país, a partir de junho de 2013.

PENDULAR junta várias formas e expressões de arte em sua narrativa, e mistura linguagens do cinema, da escultura e da dança. A primeira inspiração para o filme deu-se a partir da performance Rest Energy, de Marina Abramovic e seu marido Ulay, em 1980. Nesta encenação, ambos seguravam um arco tensionado somente pelo peso de seus corpos, apontando uma flecha para o coração de Abramovic, explorando a confiança e a vulnerabilidade inerentes às relações humanas. Com distribuição da Vitrine Filmes,PENDULAR estreia em circuito comercial no Brasil dia 21 de setembro.

Já o documentário OPERAÇÕES DE GARANTIA DA LEI E DA ORDEMO, faz uma articulação dos diferentes discursos midiáticos sobre os protestos de junho de 2013 a julho de 2014, o filme questiona o papel da mídia no trágico processo de criminalização e repressão de manifestações.


SINOPSE – PENDULAR

Um jovem casal se instala num galpão industrial abandonado. Uma faixa laranja, colada ao chão, divide a área em duas porções iguais: à direita, o ateliê de escultura dele; à esquerda, o estúdio de dança dela.

Pendular acontece neste cenário, onde arte, performances e intimidade se misturam; e onde os personagens perdem lentamente sua capacidade de distinguir entre seus projetos artísticos, seu passado e sua relação afetiva.


FICHA TÉCNICA:

Elenco: Raquel Karro, Rodrigo Bolzan, Neto Machado, Marcio Vito, Felipe Rocha, Renato Linhares, Larissa Siqueira, Carlos Eduardo Santos, Valeria Berreta, Martina Revollo

Diretora: Julia Murat
Roteiristas: Julia Murat, Matias Mariani
Produtoras: Julia Murat, Tatiana Leite
Co-produção: Juliette Lepoutre, Andrés Longares, Pierre Menahem, Júlia Murat, Felicitas Raffo, Julia Solomonoff, Canal Brasil e Telecine.
Diretora de fotografia: Soledad Rodrigues
Diretora de arte: Ana Paula Cardoso
Figurinista: Preta Marques
Editores: Lia Kulaukauskas, Marina Meliande
Som direto: Catriel Vildosola/ Desenho de som: Daniel Turin Fernando Henna
Compositores: Lucas Marcier, Fabiano Krieger 
Casting: Maria Clara Escobar
Coreografias: Flavia Meireles
Esculturas: Elisa Bracher, Marina Kosowski


SINOPSE - OPERAÇÕES DE GARANTIA DA LEI E DA ORDEMO

Documentário sobre a relação entre a representação e o representado, a narrativa e o fato, a imagem e o acontecimento a partir da relação entre a mídia e as manifestações que ocorreram no Brasil no período de junho de 2013 a julho de 2014. Como mídia, compreendemos todo e qualquer tipo de criação de imagem e de texto publicados em algum sistema de comunicação (TV, internet, rádio, material impresso e distribuído).


FICHA TECNICA

Direção: Julia Murat
Codireçâo: Miguel Ramos
Ediçâo: Nina Kopko
Produção: Esquina Filmes


SOBRE JULIA MURAT

Julia Murat, dirigiu os documentários "Dia dos Pais" e "Manual Anti Distúrbio" e os longas-metragens de ficção "Histórias que só existem quando lembradas” (exibido em mais de 100 festivais internacionais e nacionais, entre os quais Veneza e Toronto, e vencedor de 30 prêmios) e “Pendular" (Vencedor do FIPRESCI no Festival de Berlim 2017).

Atualmente trabalha na produção do documentário “Excelentíssimos", de Douglas Duarte, e no desenvolvimento do longa-metragem de ficção "Regra 34" e da série “Viaduto”.

Julia editou também filmes como "Olhar Estrangeiro", "Maré nossa história de amor" e "Os dias com ele".

Fonte: Paula C. Ferraz/ Vitrine Filmes




SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)