sexta-feira, 9 de junho de 2017

Confira a programação de filmes da TV BRASIL (10 a 18 de Junho)

Entre as atrações da semana, destaque para o filme de animação "Garoto Cósmico", de Alê Abreu.

___________________________________________________

Sábado, 10 de junho
Festival Mazzaropi – “O Lamparina”
16h
Em "O Lamparina", Amácio Mazzaropi interpreta Bernardino Jabá, pacato homem do campo que acaba se disfarçando de cangaceiro para não se defrontar com o bando de Zé Candieiro.

Incrementando a farsa, ele faz com que sua família inteira finja ser parte de seu bando. E todos vão parar no acampamento dos verdadeiros cangaceiros, onde o “destemido” Lamparina vai ter que mostrar que é um cabra valente de verdade.

Com figurinos marcantes e direção de Glauco Mirko Laurelli, o longa tem no elenco, além de Mazzaropi, Geny Prado e Emiliano Queiroz.

Ficha técnica:
Ano: 1964. Gênero: comédia. Duração: 91 min. Direção: Glauco Mirko Laurelli, com Amácio Mazzaropi, Geny Prado, Manoel Vieira, Astrogildo Filho, Zilda Cardoso, Ana Maria Guimarães, Emiliano Queiroz, Carlos Garcia, Francisco de Souza, Rosemary Wong, Carla Diniz, Rafael Gallardo Tina, Agostinho Toledo, João Batista de Souza, David Cardoso, Francisco di Franco. Classificação Indicativa: Livre.
Serviço:
Festival Mazzaropi – "O Lamparina"
Sábado, 10 de junho, às 16h, na TV Brasil.


-------------------------------------------------------------------------------
Sábado, 10 de junho
Por Parte de Pai”
23h
O documentário “Por Parte de Pai” narra a história de Vítor Ramos, jornalista, ensaísta, crítico e professor que se exilou no Brasil em 1955. Dirigido por sua filha, Guiomar Ramos, o documentário inédito visita os lugares em que o jornalista morou, incluindo a casa onde este passou sua infância, na pequena vila portuguesa de Ervedal da Beira.

Com farto material de arquivo, a diretora conta a trajetória de Vítor até sua morte, causada por aneurisma cerebral em abril de 1974, dias depois de seu aniversário, que coincidiu com a Revolução dos Cravos. O falecimento repentino acaba com sua chance de voltar a Portugal após mais de 20 anos no exílio.

Cenas raras de Lisboa nos anos 40 e 50 se misturam à leitura de cartas trocadas entre Vítor e seus amigos e familiares, retratando a militância precoce no Partido Comunista Português e no MUD Juvenil, organização política de oposição ao regime salazarista. Cartas e áudios gravados por Vítor Ramos em fitas cassete e enviadas à família no período em que lecionava na Universidade de Davis, na Califórnia, são parte do documentário.

O filme reúne colegas da época, como o sociólogo, literato e professor universitário brasileiro Antonio Candido de Mello e Souza; o professor da USP Erwin Rosenthal; o jornalista e escritor português Miguel Urbano; e o pintor, artista gráfico e fotógrafo luso-brasileiro Fernando Lemos.

O funeral de Vítor Ramos mobilizou estudantes da escola de Filosofia e Ciências Humanas da USP, a FFLCH, onde ele lecionava, que transformaram a festa de comemoração da vitória contra o fascismo em uma verdadeira homenagem ao professor falecido.
Ficha Técnica:
Inédito. 52 minutos. Documentário. Direção: Guiomar Ramos.
Serviço:
Por Parte de Pai”
Sábado, 10 de junho, às 23h, na TV Brasil.





-------------------------------------------------------------------------------
Domingo, 11 de junho
Garoto Cósmico”
16h30
O longa “Garoto Cósmico” é uma colorida aventura musical em que três crianças do futuro descobrem os segredos de um circo perdido no espaço.
No filme, o ator Raul Cortez  fez seu último trabalho ao dublar o personagem Giramundos. O artista faleceu em julho de 2006. Além de Raul Cortez, participam da animação vários atores e cantores brasileiros, como Arnaldo Antunes, Vanessa da Mata, Wellington Nogueira e Belchior, ao interpretar as vozes dos personagens.

Cósmico, Luna e Maninho são crianças de um mundo futurista em que as vidas são totalmente programadas. Certa noite, buscando mais pontos para obterem um bônus na escola, os três perdem-se no espaço e descobrem um universo infinito, esquecido num pequeno circo.

Depois de muita brincadeira e de tantas novas experiências, o mundo da programação envia um representante especial para resgatá-los. A partir daí, é hora dos personagens escolherem seus próprios caminhos.

Ano: 2007. Gênero: animação infantil. Direção: Alê Abreu. Duração: 75 min. Classificação Indicativa: Livre. Reprise.
Serviço:
"Garoto Cósmico"
Domingo, 11 de junho, às 16h30, na TV Brasil.


-------------------------------------------------------------------------------
Segunda-feira, 12 de junho
Canhão de Boca”
23h
Na luta de libertação de Guiné-Bissau e Cabo Verde, o agrônomo e militante político Amílcar Cabral usava a expressão “Canhão de Boca” para se referir à Rádio Libertação, que julgava uma arma mais poderosa do que qualquer arsenal de guerra.

A partir da experiência cabo-verdiana e com um olhar sobre o mundo, o documentário “Canhão de Boca” simula um programa de rádio com Amélia Araújo, uma das vozes da Rádio Libertação que deu corpo aos programas de difusão dos ideais da luta entre 1964 e 1973; e Rosário da Luz, voz que incorpora a informação crítica como luta da desconstrução contemporânea em Cabo Verde. Suas lutas são próprias de cada tempo, mas são, na sua essência, lutas comuns.

O documentário elege o rádio, meio de comunicação e expressão vinculado à voz, como veículo da discussão contemporânea em torno da utopia da liberdade. A partir de eventuais confrontos, interessam as relações que o espectador reconstrua a partir do seu próprio pensamento.

Inédito. 45 min. Documentário. Realização: Ângelo Lopes. Classificação: 18 anos.
Serviço:
Canhão de Boca”
Segunda-feira, 12 de junho, às 23h, na TV Brasil.





-------------------------------------------------------------------------------
Quarta-feira, 14 de junho
Avanti Popolo”
23h
Após separar-se de sua esposa, André (André Gatti) volta a morar com seu pai (Carlos Reichenbach). O reencontro dos dois revela uma relação difícil e distante, em função do desaparecimento do outro filho, 30 anos antes, na época da ditadura militar brasileira.

O pai vive uma vida de espera e reclusão, amarrado afetivamente apenas a sua cachorra, Baleia. Ele passa o dia brincando com a cadela, que está mais concentrada nos acontecimentos da rua do que no seu dono.

Com a intenção de se aproximar do pai, André descobre uns velhos rolos de filme super-8 filmados pelo seu irmão antes de ele desaparecer. As antigas imagens em película aparecem ao longo do filme, alimentando o espectador com indícios da história familiar e da presença fantasmagórica do irmão ausente.

André projeta para o pai o último filme do irmão antes de desaparecer. Ainda que emocionante, a tentativa fracassa, pois o pai se recusa a rever o seu passado. “Eu não vejo mais nada, esta’ tudo cinza”, repete o pai para André.
Dirigido por Michael Wahrmann, o drama “Avanti Popolo” foi premiado em vários festivais de cinema no Brasil e no exterior. O longa conquistou o prêmio principal de Melhor Filme na Mostra CinemaXXI do Festival de Roma. Michael Wahrmann foi reconhecido como Melhor Diretor no prestigiado FICUNAM, no México. A produção também foi premiada no Festival de Lima.

Reprise. 72 min. Classificação Indicativa: 16 anos
Serviço:
Avanti Popolo”
Quarta-feira, 14 de junho, às 23h, na TV Brasil.





-------------------------------------------------------------------------------
Sábado, 17 de junho
Festival Mazzaropi – “O Puritano da Rua Augusta”
16h
Mazzaropi interpreta Punduroso, pai de família extremamente conservador que deixa os filhos loucos com sua mania de manter a moral e os bons costumes sempre em primeiro lugar.
Após sofrer um ataque do coração, tudo muda. Ele passa a se comportar como um jovem outra vez: muda o cabelo, as roupas e até o gosto pela música.

Ano: 1965. Gênero: comédia. Direção: Amácio Mazzaropi, com Amácio Mazzaropi, Marly Marley, Marina Freire, Elizabeth Hartmann, Edgard Franco.
Reprise. 102 min. Classificação Indicativa: Livre.
Serviço:
Festival Mazzaropi – “O Puritano da Rua Augusta”
Sábado, 17 de junho, às 16h, na TV Brasil.


Fonte: Ricardo Ribeiro/ TV BRASIL

SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)