sábado, 27 de maio de 2017

TV Brasil exibe documentários inéditos do Programa CPLP Audiovisual a partir de segunda (29)


Sessão inicia com o filme angolano "Do outro lado do mundo" e traz o brasileiro "Por parte de pai" na semana seguinte

Depois de lançar em maio as quatro tramas de ficção da linha FICTV do Programa CPLP Audiovisual, a TV Brasil apresenta a partir desta segunda (29), às 23h, os nove documentários inéditos da linha DOCTV II. A iniciativa busca apresentar uma visão contemporânea dos países de língua portuguesa no mundo.

O programa também visa estimular a produção audiovisual entre os povos da Comunidade Países de Língua Portuguesa (CPLP) e difundir esses conteúdos internacionalmente pelas televisões públicas da Rede CPLP Audiovisual.

Os filmes programados para a sessão atual vem de Angola, "Do outro lado do mundo" (29/5); Brasil, "Por parte de pai" (5/6); Cabo Verde, "Canhão de boca" (12/6); Guiné-Bissau, "Paraíso ameaçado" (19/6); Guiné Equatorial, "Origens" (26/6); Moçambique, "Djambo" (3/7); Portugal, "A casa" (10/7); São Tomé e Príncipe, "Motxi de Ôbo" (17/7); e Timor-Leste, "A criança roubada" (24/7).

TV Brasil apresenta esses documentários semanalmente às segundas, sempre às 23h. Os documentários serão exibidos simultaneamente nas emissoras públicas dos nove países que formam a Rede.

A sessão voltara para as produções documentais estreia nesta semana com o projeto angolano "Do outro lado do mundo", filme dirigido por Rui Sérgio Afonso que aborda as relações humanas contemporâneas derivadas do intercâmbio entre a nação africana e a China.

cena do documentário brasileiro "Por Parte de Pai"
A produção brasileira nessa edição do concurso é o documentário "Por parte de pai", programado para o dia 5 de junho, também às 23h. No filme da produtora Doctela, a diretora Guiomar Ramos revê a trajetória de seu pai Vitor Ramos para entender o significado de morrer de emoção. Ele foi um ardoroso militante político português e desde jovem se engajou na luta contra a ditadura no país europeu.




Sinopse do filme angolano "Do outro lado do mundo"

Cena do documentário "Do outro lado do mundo"
O documentário "Do outro lado do mundo", com direção de Rui Sérgio Afonso, reflete sobre as relações humanas contemporâneas derivadas do intercâmbio entre Angola e China. A produção destaca especificamente as motivações pessoais de dois casais de realidades, nacionalidades e vivências diferentes na busca da felicidade e de melhores condições de vida.

Com 52 minutos, o documentário retrata histórias de amor de duas mulheres de culturas distintas. Uma delas é Paulina, uma angolana que conhece Johnny, um cidadão chinês que foi para a África construir uma estrada e deixa a amada com dois filhos.

A outra é Sofia que chega a Angola com o seu marido Inácio, ex-bolseiro na China, deixando no seu país o filho de ambos. Inserida numa cultura diferente, com um nome 'adaptado' para se mais fácil de pronunciar, 'Sofia' procura entender se a mudança não a separou de si própria.

As duas mulheres partilham a coragem e ousadia para mudar o seu destino e quebrar barreiras culturais em prol da felicidade. O primeiro passo foi dado. O futuro é desconhecido.

Paulina, Johnny, Inácio e Sofia falam de um jeito particular de amar, através de línguas e costumes muitas vezes contrastantes. O documentário "Do outro lado do mundo" aborda a ausência, aquela sentida por alguém que se vai, e a que se pode sentir quando se chega ao que ainda é desconhecido.


Confira a programação completa de filmes da linha DOCTV II do Programa CPLP Audiovisual na TV Brasil

"Do outro lado do mundo"
País: Angola
Direção: Rui Sérgio Afonso
Data: 29/5 (segunda-feira), às 23h

"Por parte de pai"
País: Brasil
Direção: Guiomar Ramos
Data: 5/6 (segunda-feira), às 23h

"Canhão de boca"
País: Cabo Verde
Direção: Ângelo Danilo Ferreira Monteiro Lopes
Data: 12/6 (segunda-feira), às 23h

"Paraíso ameaçado"
País: Guiné-Bissau
Direção: Domingos Sanca
Data: 19/6 (segunda-feira), às 23h

"Origens"
País: Guiné Equatorial
Direção: Pedro Mba Ndong Nseng
Data: 26/6 (segunda-feira), às 23h

"Djambo"
País: Moçambique
Direção: Chico Carneiro
Data: 3/7 (segunda-feira), às 23h

"A casa"
País: Portugal
Direção: Rui Simões
Data: 10/7 (segunda-feira), às 23h

"Motxi de Ôbo"
País: São Tomé e Príncipe
Direção: Ramusel Graça
Data: 17/7 (segunda-feira), às 23h

"A criança roubada"
País: Timor-Leste
Direção: Lourdes Pires

Data: 24/7 (segunda-feira), às 23h

Fonte: Fernando Chaves
Coordenador de Comunicação

Gerência de Comunicação
Empresa Brasil de Comunicação | TV Brasil | Rádios Nacional e MEC 

SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)