quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Últimos dias para se inscrever nos cursos de História do Cinema e Editais da Academia Internacional de Cinema (AIC)


Estão abertas até 17 de janeiro as inscrições para dois cursos de férias da sede carioca da Academia Internacional de Cinema, em Botafogo. As aulas de História do Cinema e Editais terão início em 18 e 23 de janeiro, respectivamente. O objetivo em comum é desenvolver o potencial criativo e as habilidades técnicas dos alunos, trabalhando a teoria e a prática, com disciplinas que compreendem todas as áreas do cinema.

Com aulas de 18 de janeiro a 2 de fevereiro, o curso História do Cinema tem como objetivo fazer um balanço estético do cinema, analisando linguagem, narrativa e mercado. As aulas serão ministradas por Rodrigo Fonseca e Marcelo Müller, jornalistas especializados em cinema, estudando as principais correntes cinematográficas. Além da história, o curso tem como objetivo treinar o olhar do aluno para entender os códigos, estética, linguagem e técnicas do cinema-arte. Por meio da contextualização histórica do cinema, suas principais correntes, aliado à análise de filmes e estudo dos grandes diretores, o aluno aprofunda sua capacidade de leitura fílmica.

Já no dia 23, com duração de cinco aulas, o curso de Editais é a novidade da AIC. Com coordenação e aulas de Joana Nin, visa fornecer um panorama dos principais editais, além de orientar na elaboração dos projetos, abordando temas como leitura crítica dos editais, noções de orçamento, análise de mercado e dos projetos de acordo com cada concurso, oferecendo conhecimento sobre a dinâmica e o perfil dos processos seletivos. As aulas irão abordar as linhas do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA – destinadas ao desenvolvimento de projetos e produções para cinema e televisão, sejam elas em regime de concurso ou de fluxo contínuo; a seleção pública de projetos cinematográficos do BNDES; outros processos seletivos em audiovisual e comparativo entre os diversos editais, com esclarecimento de questões finais dos alunos.

Sobre a Academia Internacional de Cinema
A Academia Internacional de Cinema (AIC) é uma escola de cinema com filiais em São Paulo e recentemente no Rio de Janeiro. Reconhecida por sua excelência demonstrada em mais de 2300 filmes produzidos pelos alunos em seus mais de dez anos de atividades, possui programas exclusivos e inovadores que combinam teoria sólida com prática intensiva. A AIC ensina aos alunos as habilidades necessárias para que atuem como profissionais criativos nas diversas áreas do cinema. O corpo docente é composto por professores experientes e cineastas de renome, com muitos trabalhos no mercado nacional e internacional. Com um programa de mais de 30 cursos que abrangem toda a cadeia produtiva do audiovisual – da ideia à distribuição, entre eles: cursos de formação livre, intensivos de férias, oficinas especializadas e o curso de 2 anos de Formação Profissional em Cinema – o Filmworks. Todos os anos a escola abriga uma série de eventos e palestras abertas ao público, bem como aulas especiais com cineastas, proporcionando uma série de discussões sobre cinema.

Serviço / Academia Internacional de Cinema
Endereço: Rua Martins Ferreira, 77 – Botafogo, Rio de Janeiro – RJ, próximo à Cobal do Humaitá.
Informações: 21 2537-8183; www.aicinema.com.br
Cursos de férias - últimos dias para se inscrever:
História do Cinema: De  18  de janeiro a 02 de fevereiro, segunda à quinta, das 19h30 às 22h30.(Inscrições abertas)
Editais: De 23 a 27 de janeiro, segunda à sexta, das 19h30 às 22h30. (Inscrições abertas)
OBS: Não haverá aula dia 20/01 (feriado).


Fonte: Júlia Moura/ Primeiro Plano Assessoria de Imprensa.

SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)