quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

FESTIVAL CELUCINE APRESENTA FINALISTAS E PREMIAÇÃO NESTA QUINTA (15)


NESTA QUINTA-FEIRA, 15, EXIBIÇÃO DOS FILMES FINALISTAS E PREMIAÇÃO DA 7ª EDIÇÃO DO FESTIVAL CELUCINE DE MICROMETRAGENS. EVENTO SERÁ REALIZADO NO OI FUTURO IPANEMA, COM ENTRADA GRATUITA 

Quase 400 filmes foram inscritos na 7ª edição do Festival Celucine de Mocrometragens na edição de 2016. Idealizado em 2008 pela Associação Revista do Cinema Brasileiro em parceria com a Oi/Oi Futuro, o festival já conta com mais de 1.500 filmes em seu acervo de participantes. Iniciativa tem o objetivo de incentivar a criação, produção e difusão de conteúdos audiovisuais e premiação dos ganhadores será realizada no dia 15 de dezembro, às 19 horas, no Oi Futuro Ipanema, com entrada gratuita.

Participaram do festival nesta edição 376 filmes, sendo: 27 filmes de animação, 262 de ficção e 87 filmes documentários de várias localidades do Brasil e países de língua portuguesa. Todos com tema livre com duração de trinta segundos até três minutos, gravados exclusivamente em plataformas digitais, como câmeras de celulares e câmeras digitais. “O festival foi pioneiro das plataformas digitais ao estimular o próprio usuário a ser o criador do próprio conteúdo, e ainda de incentivar esse criador a entrar no mercado audiovisual. Vários ganhadores de prêmios das edições anteriores hoje trabalham no mercado de cinema nacional como diretores e roteiristas”, conta o idealizador do festival Marco Altberg.

A apresentação dos filmes finalistas e premiação serão apresentados pelo diretor, ator, roteirista e artista plástico carioca, Ricardo Chreem. O vencedor de cada categoria receberá o prêmio de R$ 4.000,00 (quatro mil reais), após votação do júri oficial formado pela atriz Natália Lage, o ator e diretor Roberto Bomtempo e o cineasta e membro do Conselho Federal da BRAVI (Brasil Audiovisual Independente) Marco Altberg.

Além de revelar vários talentos, o festival já teve a participação de grandes nomes participando como jurados, como Sérgio Bloch, José Wilker, Selton Melo, a escritora e colunista CóraRonai, Dira Paes, o músico Paulinho Moska e o crítico de cinema Marcelo Janot. E ainda parcerias internacionais como o cineasta Mário Bastos, de Angola e David Rebordão, de Portugal.

Além dos prêmios oficiais de tema livre inscritos nas categorias acima, a Certisign, Patrocinadora Máster do Festival, que fez 20 anos em 2016 oferecerá um prêmio especial em cada categoria para quem fizer a melhor viagem para 20 anos atrás.

O Festival Celucine tem patrocínio máster da Certisign, patrocínio da RioFilme e Lei Rouanet e apoio do Oi/Oi Futuro, Canal Brasil e Twitter.

Finalistas
Categoria ficção:
  • #bolaprafrente, DE EVANDRO MANCHINI (RJ)
  • 8. DE SAMUEL MOREIRA (ITAJAI, SC)
  • Lata, de Leandro Martins
  • Tem Wifi?,de Coletivo (Triunfo-Pe)
  • CORRER É OLHAR E FLUTUAR, DE NIRA LIMA (RJ)
Categoria Documentário:
  • AQUELE 31 DE MARÇO, DE DANIEL MATA ROQUE
    · Erildo, de Douglas Guedes
    · Filhas da Síria, de William Gomes, Sthefany Fernanda, Juliana Passador e Igor Rechenberg
    · O silêncio de sua viagem, de Armando Lima
    · Não há nada escrito na testa além do amor, de João Lima
Categoria Animação:
  • Uma Mente Brilhante, de Rafael Jardim ( Rj)
    · Preserve, de Rodrigo De Azeredo (Rs)
    · Interrogatório, de Raul Fontoura (Rs)
    · A Bolha, de Rafael Rauedys
    · Katabasis, de Francisco Catão (Df)

Serviço:
Festival Celucine de Micrometragens
Realização: Associação Revista do Cinema Brasileiro
Premiação: 15 de dezembro
Horário: 19 horas
Local: Oi futuro Ipanema
Endereço: Rua Visconde de Pirajá, 54
Entrada gratuita




Fonte: Letícia; Ana Acioli / adois comunicação.

SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)