sexta-feira, 4 de novembro de 2016

PELO SEGUNDO ANO CONSECUTIVO MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA EM SÃO PAULO APRESENTA SELEÇÃO NO RIO


Com patrocínio da Petrobras, pelo segundo ano consecutivo a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo chega também ao Rio de Janeiro. Durante uma semana, de 10 a 16 de novembro, serão exibidos 14 títulos, que fizeram parte da programação da 40ª edição do evento. Os filmes serão exibidos em duas sessões diárias, às 19h e 21h30, no Espaço Itaú de Cinema, em Botafogo. 
Homenageado com o Prêmio Leon Cakoff e retrospectiva de 12 títulos, o autor da arte do pôster da 40ª. edição da Mostra, o italiano Marco Bellocchio, terá três títulos na seleção do evento no Rio: Belos Sonhos, Sangue do Meu Sangue e De Punhos Cerrados. O diretor esteve em São Paulo para receber a homenagem e ministrar uma masterclass.
Os demais títulos selecionados o Rio de Janeiro são: 
·         GREATER THINGS, de Vahid Hakimzadeh
·         EU, OLGA HEPNAROVÁ, de Petr Kazda, Tomás Weinreb
·         HEARTSTONE, de Gudmundur Arnar Gudmundsson
·         BELOS SONHOS, de Marco Bellocchio
·         O APARTAMENTO, de Asghar Farhadi
·         A GAROTA DESCONHECIDA, de Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne
·         GIRL ASLEEP, de Rosemary Myers
·         13 MINUTOS, de Oliver Hirschbiegel
·         O ÍDOLO, de Hany Abu-Assad
·         QUANDO O DIA CHEGAR, de Jesper W. Nielsen
·         MIMOSAS, de Oliver Laxe
·         MARGUERITE AND JULIEN, de Valérie Donzelli
·         DE PUNHOS CERRADOS, de Marco Bellocchio
·         SANGUE DO MEU SANGUE, de Marco Bellocchio

PROGRAMAÇÃO - Local: Rio Espaço Itaú de Cinema Botafogo | Praia de Botafogo, 316. www.itaucinemas.com.br


10/11, QUINTA-FEIRA
19h00
GREATER THINGS, de Vahid Hakimzadeh
Reino Unido, Japão |2015 │ cor │ 66 min. │ Ficção.
SINOPSE – Quatro personagens diferentes que vivem em Londres e Tóquio se unem pela solidão compartilhada durante um verão no Japão. | VAHID HAKIMZADEH – Nasceu em Londres, Inglaterra, em 1981. Graduou-se em antropologia pela Universidade de Harvard e roteiro pela London Film School. Greater Things (2015) é seu primeiro longa-metragem.

21h30
EU, OLGA HEPNAROVÁ, de Petr Kazda, Tomás Weinreb
República Tcheca, Polônia, Eslováquia, França │ 2016 │ pb │ 105 min. │ Ficção.
SINOPSE – Olga Hepnarová era uma jovem, lésbica e solitária, de uma família emocionalmente distante, e que não conseguiu desempenhar o papel que a sociedade desejava dela. Seu comportamento paranoico e sua incapacidade de se conectar a outras pessoas levaram-na ao limite quando ela tinha apenas 22 anos de idade. | TOMÁS WEINREB – Petr Kazda Nasceram na antiga Tchecoslováquia e se formaram na Escola Independente de Cinema, em Písek, e na Escola de Cinema da Academia de Artes (FAMU), em documentário e roteiro, respectivamente. Colaboraram em diversos curtas-metragens e documentários durante a faculdade. Eu, Olga Hepnarová é a estreia de ambos na direção de longas-metragens.

11/11, SEXTA-FEIRA
19h00
HEARTSTONE, de Gudmundur Arnar Gudmundsson
Islândia, Dinamarca | 2016 cor 129 min. | Ficção
SINOPSE – Em uma remota vila de pescadores na Islândia, os adolescentes Thor e Christian têm um verão turbulento. Enquanto um tenta ganhar o coração de uma garota, o outro descobre novos sentimentos pelo melhor amigo. Quando a estação termina e a natureza hostil da Islândia reassume seu lugar, chega o momento deles enfrentarem a vida adulta. | GUDMUNDUR ARNAR GUDMUNDSSON - Nasceu na Islândia em 1982. Formou-se na Academia de Arte Islandesa e estudou roteiro na Dinamarca. Dirigiu os curtas Jeffrey & Beth (2009), Whale Valley (2013), que recebeu menção especial no Festival de Cannes, e Ártún (2014). Heartstone, seu primeiro longa-metragem, foi desenvolvido e escrito durante a residência no programa Cannes Cinéfondation.

21h30
BELOS SONHOS, de Marco Bellocchio
Itália, França │ 2016 │ cor │ 134 min. │ Ficção
SINOPSE – A infância de Massimo, um garoto de nove anos, é abalada pela misteriosa morte de sua mãe, que ele se recusa a aceitar. Anos mais tarde, na década de 1990, Massimo, já adulto, tornasse um jornalista realizado. Mas após cobrir a guerra em Saravejo, ele começa a ter ataques de pânico. Enquanto se prepara para vender o apartamento dos pais, Massimo é forçado a reviver o seu passado traumático.


12/11, SÁBADO
19h00
O APARTAMENTO, de Asghar Farhadi
Irã, França | 2016 │ cor │ 125 min. │ Ficção
SINOPSE – Obrigados a sair do apartamento onde vivem por causa de obras no prédio vizinho, Emad e Rana se mudam para um novo flat no centro de Teerã. Um incidente ligado ao antigo morador vai mudar drasticamente a vida do jovem casal. Vencedor do Prêmio de Melhor Roteiro e Melhor Ator para Shahab Hosseini no Festival de Cannes. | ASGHAR FARHADI – Nasceu no Irã em 1972. Graduado em teatro pela Escola de Artes Dramáticas de Teerã e pós-graduado em direção de palco pela Universidade Tarbiat Modarres. Trabalhou na televisão e estreou no cinema profissional como corroteirista de Low Heights (2002). Dirigiu diversos longas, entre eles, Linda Cidade (2004, 28ª Mostra), À Procura de Elly (2009, 33ª Mostra), vencedor do Urso de Prata de Melhor Diretor no Festival de Berlim, e A Separação (2011), primeiro filme iraniano a ganhar um Oscar.

21h30
A GAROTA DESCONHECIDA, de Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne
França, Bélgica │ 2016 │ cor │ 113 min. │ Ficção
SINOPSE – Certa noite, após encerrar o expediente, Jenny, uma jovem médica, ouve a campainha tocar mas decide não atender. No dia seguinte, a polícia a informa de que uma mulher não identificada foi encontrada morta perto da clínica onde Jenny trabalha. | JEAN-PIERRE DARDENNE, LUC DARDENNE NASCERAM – na Bélgica. Jean-Pierre nasceu em 1951 na cidade de Engis, enquanto Luc nasceu em 1954 em Awirs. Os irmãos realizaram juntos inúmeros documentários entre os anos 1970 e 1980 antes de começarem a dirigir longas-metragens de ficção. Ganharam notoriedade com A Promessa (1996). Em 1999, assinaram a direção de Rosetta, longa vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes. Dirigiram ainda filmes como O Filho (2002, 26ª Mostra); A Criança (2005, 29ª Mostra), também ganhador da Palma de Ouro; um segmento do longa colaborativo Cada um com Seu Cinema (2007, 31ª Mostra); O Silêncio de Lorna (2008, 32ª Mostra); O Garoto da Bicicleta (2011), filme de abertura da 35ª Mostra e vencedor do Grande Prêmio do Júri em Cannes, e Dois Dias, Uma Noite (2014, 38ª Mostra).

13/11, DOMINGO
19h00
GIRL ASLEEP, de Rosemary Myers
2015 │ cor │ 77 min. │ Ficção | Austrália
SINOPSE – O mundo está se fechando em torno de Greta Driscoll. Às vésperas de fazer 15 anos, ela não consegue lidar com a ideia de abandonar sua infância, onde encontra todas as coisas que lhe dão conforto neste novo e incompreensível mundo. | ROSEMARY MYERS – É diretora artística da Windmill Theatre, uma companhia nacional de arte performática baseada em Adelaide, no sul da Austrália. Ela já dirigiu vários espetáculos premiados no país, incluindo adaptações de Pinóquio e O Mágico de Oz. Girl Asleep marca sua estreia na direção de longas-metragens.

21H30
13 MINUTOS, de Oliver Hirschbiegel
Alemanha | 2015 cor 114 min. | Ficção
SINOPSE – Foram apenas 13 minutos que impediram o carpinteiro Georg Elser de mudar o curso da história. No dia 8 de novembro de 1939, ele instalou uma bomba atrás do púlpito de Adolf Hitler em um pub em Munique. O Führer, no entanto, deixou o local antes do previsto e sobreviveu à tentativa de assassinato. Elser é preso e, durante seu confinamento, recorda os acontecimentos e os motivos que o levaram a planejar o atentado. | OLIVER HIRSCHBIEGEL – Nasceu na Alemanha em 1957. Estudou pintura e grafismo na Academia de Artes, em Hamburgo, onde também começou a trabalhar com vídeo e fotografia. Dirigiu vários filmes para a TV, a exemplo de Das Go! Projekt (1986), e longas-metragens como A Experiência (2001), A Queda! As Últimas Horas de Hitler (2004), Invasores (2007) e Rastros de Justiça (2009).

14/11, SEGUNDA-FEIRA
19h00
O ÍDOLO, de Hany Abu-Assad
Reino Unido, Palestina, Catar, Holanda, Emirados Árabes Unidos | 2015 cor 100 min. | Ficção
SINOPSE – Mohammed Assaf, um cantor de casamentos que vive em Gaza, tem um objetivo quase impossível: competir no programa Arab Idol. | HANY ABU-ASSAD Nasceu em Nazaré, Palestina, em 1961. Depois de estudar e trabalhar como engenheiro aeronáutico na Holanda, produziu o longa Toque de Recolher (1994, 18ª Mostra), de Rashid Masharawi. Dirigiu os filmes Rana’s Wedding (2002); Paradise Now (2005, 29ª Mostra), que venceu o Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro e concorreu ao Oscar; Entrega de Risco (2011) e Omar (2013, 37ª Mostra), premiado na seção Um Certo Olhar do Festival de Cannes.

21h30
QUANDO O DIA CHEGAR, de Jesper W. Nielsen
Dinamarca | 2016 cor 110 min. | Ficção
SINOPSE – Situado na efervescente década de 1960, o filme gira em torno de dois irmãos cuja infância é abruptamente atingida ao serem levados para um reformatório esquecido no tempo. Munidos apenas de sua imaginação e esperança, os garotos se lançam em uma batalha contra o diretor Heck e sua tirania. | Jesper W. Nielsen Nasceu na Dinamarca em 1962. Formou-se em edição na Escola Nacional de Cinema de seu país em 1986. Dirigiu os curtas infantis: The Bogey Man (1995), The Noodle Poop (1997) e Southern Comfort (1997). Também assinou a direção de longas-metragens como Okay (2002), The Man Behind the Door (2003) e Through a Glass, Darkly (2008).

15/11, TERÇA-FEIRA
19h00
MIMOSAS, de Oliver Laxe
Marrocos, Espanha, França, Catar │2016 │ cor │ 93 min. │ Ficção
SINOPSE – Uma caravana leva um xeque moribundo pela parte marroquina da cordilheira do Atlas. Seu último desejo é ser enterrado na cidade medieval de Sijilmasa, mas a morte não espera. Said e Ahmed dizem que conhecem o caminho e prometem levar o corpo do soberano ao destino. Em outro mundo, Shakib é escolhido para sua primeira missão: ajudar os viajantes a cumprir a palavra que deram. Vencedor da Semana da Crítica no Festival de Cannes. | OLIVER LAXE - Nasceu em Paris em 1982, em uma família de imigrantes espanhóis. Formou-se em cinema em Barcelona e mudou-se para Londres, onde filmou o curta Y las Chimeneas Decidieron Escapar (2006), em parceria com Enrique Aguilar. Vocês Todos São Capitães (2010, 34ª Mostra), seu primeiro longa-metragem, venceu o Prêmio da Crítica Internacional no Festival de Cannes. Mimosas é seu segundo longa.

21h30
MARGUERITE AND JULIEN, de Valérie Donzelli
França | 2015 cor 105 min. | Ficção
SINOPSE – Julien e Marguerite de Ravalet, filho e filha do lorde de Tourlaville, se amam ternamente desde a infância. Quando crescem, a afeição se transforma em uma paixão voraz. Escandalizada pelo romance, a sociedade os persegue até que, incapazes de resistir ao que sentem um pelo outro, eles fogem. | VALÉRIE DONZELLi Nasceu na França em 1973. É atriz, roteirista e diretora. Já atuou em diversos filmes, incluindo Martha… Martha (2001, 25ª Mostra), Belleville Tokyo (2010, 35 a Mostra) e Longwave - Nas Ondas da Revolução (2013, 37 a Mostra). Dirigiu, entre outros, os longas La Reine des Pommes (2009), A Guerra Está Declarada (2011) e Main dans la Main (2012).

16/11, QUARTA-FEIRA
19h00
DE PUNHOS CERRADOS, de Marco Bellocchio
Itália | 1965 │ pb │ 105 min. │ Ficção.
SINOPSE – Uma mãe de quatro filhos que não consegue educá-los nem administrar a casa. Uma filha, aparentemente normal, que age de maneira infantil e possui um sentimento mórbido em relação ao irmão. Um filho atormentado por desejos conflitantes que toma medidas drásticas para livrar sua família disfuncional de seus tormentos.

21h30
SANGUE DO MEU SANGUE, de Marco Bellocchio
Itália, França, Suíça | 2015 cor 106 min. | Ficção.
SINOPSE – No século 17, Federico Mai, um jovem padre, é chamado até um convento na cidade de Bobbio. Seu irmão cometeu suicídio e não pode ser enterrado em terreno sagrado, a não ser que sua amante, a freira Benedetta, confesse seus pecados, e salve assim a alma do morto. Nos dias atuais, um homem deseja comprar o monastério onde Benedetta foi torturada. No entanto, ele encontra habitando o local um velho conde e uma mulher cujo marido desapareceu. Vencedor do Prêmio da Crítica do Festival de Veneza.

DIA / HORA
FILME
DIRETOR
DISTR.
10/10 – 19H
GREATER THINGS
Vahid Hakimzadeh
Supo Mungam
10/10 – 21H30
EU, OLGA HEPNAROVÁ
Petr Kazda, Tomás Weinreb
Supo Mungam
11/10 – 19H
HEARTSTONE
Gudmundur Arnar Gudmundsson
Mostra
11/10 – 21H30
BELOS SONHOS
Marco Bellocchio
Mares Filmes
12/10 – 19H
O APARTAMENTO
Asghar Farhadi
Pandora
12/10 – 21H30
A GAROTA DESCONHECIDA
Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne
California
13/10 – 19H
GIRL ASLEEP
Rosemary Myers
Pandora
13/10 – 21H30
13 MINUTOS
Oliver Hirschbiegel
Mares Filmes
14/10 – 19H
O ÍDOLO
Hany Abu-Assad
California
14/10 – 21H30
QUANDO O DIA CHEGAR
Jesper W. Nielsen
Califórnia
15/10 – 19H
MIMOSAS
Oliver Laxe
Pandora
15/10 – 21H30
MARGUERITE AND JULIEN
Valérie Donzelli
Mares Filmes
16/10 – 19H
DE PUNHOS CERRADOS
Marco Bellocchio
Fenix
16/10 – 21H30
SANGUE DO MEU SANGUE
Marco Bellocchio
Fenix




PATROCINADORES DA 40ª MOSTRA
Apresentam a 40ª MOSTRA o GOVERNO FEDERAL - MINISTÉRIO DA CULTURA, PETROBRAS, GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO e PREFEITURA DE SÃO PAULO. O evento conta com o copatrocínio do BNDES - BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL e do ITAÚ; apoio institucional do PROAC SP, SPCINE, SABESP a parceria do SESC e da CPFL ENERGIA; a colaboração do AUDITÓRIO IBIRAPUERA – SECRETARIA DO VERDE E DO MEIO AMBIENTE do INSTITUTO BACCARELLI e da IMPRENSA OFICIAL DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO; e a promoção da FOLHA DE S.PAULO, da GLOBO FILMES, da TV CULTURA, do TELECINE, do CANAL ARTE 1, da RÁDIO BANDEIRANTES e da RÁDIO BAND NEWS.

Fonte: Primeiro Plano Assessoria/ Marcela Salgueiro.


SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)